Como ser mais produtivo no trabalho Home Office

como ser mais produtivo
Busy female worker talking over phone, consulting client, solving company problems, giving help and assisting while writing down important information. Call center operator

O avanço do coronavírus tem exigido um novo ritmo nas jornadas de trabalho para conter a doença. Em nota, o Ministério Público do Trabalho destacou a importância das empresas para administrar crises na saúde pública e uma das medidas mais seguras agora é adotar o home office. Se esse é seu caso, vamos discutir hoje sobre como ser mais produtivo no trabalho home office.

Como ser mais produtivo trabalhando em casa: seja organizado

Ter flexibilidade não significa não ter horários estabelecidos. Uma das dicas mais importantes para manter a produtividade em casa é manter a organização.

Faça uma lista de atividades do seu dia, com tudo o que você precisa fazer e entregar. Distribua as tarefas em horas e não esqueça de incluir uns minutos de descanso e a pausa para o almoço.

Divida tarefas complexas e simples de acordo com o seu nível de produtividade. Algumas pessoas trabalham melhor no período da manhã, outras no final do dia. O home office permite essa flexibilização.

E, apesar de poder acordar um pouco mais tarde no home office, não deixe de cumprir os horários de trabalho como em um dia normal.

Uma outra forma de organização importante é a do ambiente de trabalho. Arrume um espaço na sua casa em que você possa se sentar de maneira confortável, em um ambiente limpo e bem iluminado.

Como ser mais produtivo trabalhando em casa: evite distrações

Sabemos que é tentador ligar a televisão em casa, mas evite fazer isso se estiver trabalhando. Uma das chaves sobre como ser mais produtivo no trabalho é justamente evitar tudo que pode chamar a sua atenção e tirar o seu foco. Por isso, procure trabalhar em um ambiente silencioso.

O celular, nesses casos, pode ser um dos principais vilões da sua gestão do tempo. Deixe o celular no silencioso e determine uns horários para checar as redes sociais, preferencialmente em suas pausas de descanso.

Como ser mais produtivo trabalhando em casa: nada de pijamas

Você não precisa colocar uma roupa formal de trabalho, mas é importante que você tire o pijama. O simples fato de tirar o pijama e vestir uma roupa para trabalhar induz seu cérebro a uma nova situação mesmo que você não mude de ambiente. Portanto, tire o pijama para sentir que está começando o seu trabalho.

Além disso, nunca se sabe quando poderá surgir uma reunião por vídeo conferência e, por isso, é importante estar preparado.

Como ser mais produtivo: respeite as pausas

Parece contraditório, mais uma das formas de ser mais produtivo é justamente parar de trabalhar. As pausas no meio do expediente ajudam a relaxar o cérebro, o que contribui para diminuição do estresse e aumento da concentração. Com muitas horas sem descanso, nossa mente começa a enfrentar dificuldades para manter o foco.

E se você está trabalhando em home office, a lista de atividades para as pausas é bem maior. Você pode fazer uma caminhada, uma meditação ou até cochilar por alguns minutos. Poucos minutos são suficientes para retomar as atividades com mais criatividade e motivação.

Você quer aprender a gerir melhor o seu tempo?

Aprender como ser mais produtivo ajuda muito no desenvolvimento profissional e crescimento na carreira. Essa é uma habilidade valorizada no mercado, que pode ser um diferencial na hora da sua promoção de cargo, por exemplo.

Mas mesmo sendo uma habilidade comportamental visada pelas empresas, não adianta colocar no seu currículo ou perfil do LinkedIn que você é produtivo ou tem uma boa gestão do tempo.

Como já explicamos aqui muitas vezes, o que precisamos é comprovar essa habilidade e não simplesmente dizer que tem. E, uma das formas de fazer isso é ter um curso de Gestão do Tempo no seu currículo. Nós montamos um curso especial sobre o tema com um palestrante especialista em técnicas sobre gestão do tempo. O curso tem certificado e pode ser incluído no currículo e no seu LinkedIn. Veja mais aqui!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui