Conciliar home office com os filhos em casa é o maior desafio das trabalhadoras mães durante a pandemia, indica pesquisa da Robert Half

Conciliar home office

38% dos participantes apontaram que o maior desafio é conciliar o home office com os filhos.

No próximo domingo (09), será celebrado o Dia das Mães e as trabalhadoras que também são mães constituem um dos grupos que mais tem sentido os duros impactos da quarentena.

Diante deste cenário, o home office com filhos desponta como o ponto mais crítico para 38% dos entrevistados em um levantamento realizado pela Robert Half, com o intuito de compreender qual a percepção dos profissionais a respeito dos desafios enfrentados por essas trabalhadoras, além das melhores práticas, por parte das empresas, para demonstrar apoio às profissionais.

Conciliar home office: A decisão de ter filhos

“A decisão de ter filhos não deveria ser motivo de preocupação profissional. Por outro lado, não podemos negar que conciliar o trabalho e as demandas dos filhos, especialmente no período de isolamento social e quarentena, é ainda mais desafiador”, comenta Carolina Cabral, Gerente Sênior de Recrutamento da Robert Half.

Ainda em relação aos desafios, após o home office com filhos, os respondentes (26%) indicaram o cuidado com a saúde mental como ponto de atenção, 18% apontaram a falta de tempo para cuidar de si e outros 18% escolheram a falta de empatia dos gestores.

Em relação à atuação das empresas, mais da metade (54%) dos respondentes disseram que a melhor forma de demonstração de apoio às trabalhadoras que são mães é com a realização de jornadas de trabalho flexíveis.

Conciliar home office: O relatório

Em linha com o relatório Demanda por Talentos no Cenário Atual, que já havia indicado que para 65% dos profissionais brasileiros a melhor saída para aliviar o peso da jornada de trabalho é o modelo flexível. Em seguida, “empatia, empatia, empatia” aparece como melhor forma de cuidado para 38% dos participantes.

“Não há dúvidas de que as empresas estão se atentando mais às questões associadas à desigualdade de gênero, que ainda predomina no mercado de trabalho.

No entanto, para além da simples abertura de vagas, é preciso adotar estratégias de retenção e desenvolvimento de carreira para as profissionais que já estão dentro das empresas.

Conciliar home office: Um caminho interessante

Para isso, um caminho interessante é oferecer benefícios que ajudam a mulher a se adaptar melhor ao novo momento da vida, como as jornadas de trabalho flexíveis.

O foco aqui é garantir que as demandas continuem sendo entregues com excelência, mas de uma forma que seja mais empática e confortável para a mulher que também é mãe”, completa a executiva.

As pesquisas foram realizadas pelo perfil oficial da Robert Half no Linkedin entre os dias 23 e 30 de abril de 2021. Ao todo, 2.379 profissionais participaram da sondagem.

Conciliar home office: Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão.

Ao todo são mais de 300 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2021, a Robert Half foi novamente considerada pela Fortune uma das empresas mais admiradas do mundo.

A Robert Half integra também o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg, graças ao seu compromisso em promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.

Leia também – Os desafios do trabalho remoto para as empresas em meio à pandemia.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.