A quarentena acelerou a implementação do home office e o uso de ferramentas digitais, antes vistas com certo preconceito pelos Recursos Humanos, porém os desafios do trabalho remoto não param.
A pandemia causada pelo novo coronavírus acarretou medidas de isolamento social que afetou diretamente a produtividade e o ‘modus operandi’ de milhares de empresas.
Uma pesquisa da RD Station mostrou que 63,6% dos negócios brasileiros nem possuíam uma política de trabalho remoto antes da pandemia, e a principal justificativa era o distanciamento cultural que o home office poderia acarretar.
Após a proliferação do covid-19 e a determinação da quarentena em diversos países, o número de empresas que passaram a praticar o home office no Brasil saltou para 76%, segundo um estudo feito pela HC Consulting.
Os desafios do trabalho remoto: Para os negócios digitais
Mesmo para os negócios 100% digitais, contratações e onboarding à distância já eram um desafio. Agora em meio à quarentena, esses processos têm sido mais dificultosos, principalmente para as empresas com escritório físico.
Contratação, solicitação e remessa de documentos e ambientação dos colaboradores muitas vezes envolvem reuniões presenciais e existe a necessidade de contato direto entre as pessoas.
Com as medidas restritivas, empresários precisaram ajustar seus processos, mesmo sem ter uma visão clara de como o cenário econômico estará daqui a alguns meses.
Os desafios do trabalho remoto:O que conta o CEO da Bycoders
Segundo Vanildo Prates, CEO da Bycoders_ e engenheiro de software “atualmente, já contamos com softwares de assinatura eletrônica e documentos digitais, como a carteira de trabalho digital, que agilizam as demandas administrativas e dos recursos humanos, uma grande facilidade em tempos de trabalho remoto”.
Sem a necessidade do uso de papel, a digitalização de documentos já é uma realidade em vários países, inclusive no Brasil.
O levantamento feito pela HC Consulting também revelou que 85% dos empresários entrevistados acreditam que devem modificar a forma como seus negócios operam mesmo após a pandemia.
O engenheiro afirma que, “nesse sentido, a quarentena é uma oportunidade para as empresas quebrarem preconceitos e aderirem novos procedimentos e tecnologias”.
Os desafios do trabalho remoto: Desafio do Onboarding
A fase de onboarding é uma das mais importantes para as novas contratações na Bycoders_ e em outras empresas que pretendem passar pela transição tecnológica exigida atualmente. Por meio dela, os recém-chegados conhecem mais profundamente os processos e se integram aos valores da empresa.
É o momento em que os laços são oficializados, e perder este evento pode gerar o enfraquecimento da conexão com o colaborador desde o primeiro dia.
“Ainda é um grande desafio realizar esta etapa a distância, pois, muitas vezes, inclui participação ativa e visitas aos outros departamentos, bem como alguns momentos de descontração para que o novo colaborador conheça seus colegas de trabalho.
Slides e treinamentos online são uma opção, mas ainda não suprem um onboarding inspirador, que os farão vestir a camisa da empresa”, explica Vanildo.
Entretanto, caso seja bem feito, pode gerar resultados duradouros. O onboarding é um investimento de geração de valor e redução de custos, além de minimizar a rotatividade de funcionários.
Os desafios do trabalho remoto: Produtividade
Uma das grandes preocupações das empresas antes da pandemia com o modelo de trabalho remoto estava relacionada à produtividade.
A pesquisa da RD Station mostrou que, além da cultura (53,4%), e a impossibilidade de o home office ser implementado para todos (29,6%), a produtividade (13,8%) é a terceira questão que mais impedia as instituições de pensarem em políticas de trabalho à distância.
Todavia, já antes da pandemia, o mesmo levantamento mostrou que a produtividade dos funcionários que possuíam uma política de home office tinha bons resultados, chegando a representar 52% de desempenho em toda a operação.
Isso revela que a adoção deste regime de trabalho está mais associada ao preconceito ou desinformação do que à falta de comprometimento dos colaboradores.
Os desafios do trabalho remoto: As ferramentas digitais
No mais, existem diversas ferramentas digitais e métodos para mensurar as horas trabalhadas, como os pontos virtuais e plugins. “Na Bycoders_, possuímos e utilizamos estratégias e métricas ágeis para medir a produtividade do funcionário remotamente, como Throughput, Cumulative Flow, Lead Time, entre outros.
Estimular o ‘feedback’ mútuo através de formulários anônimos, é uma prática que possibilita uma visão melhor do desempenho dos colaboradores e se esses tiveram um acompanhamento satisfatório da gestão no período”, finaliza o CEO.
Leia também – Pesquisa destaca 5 principais vantagens do trabalho remoto.