Google search engine
InícioMercado de TrabalhoVagas de TI aumentam, saiba como aproveitar o mercado

Vagas de TI aumentam, saiba como aproveitar o mercado

Em meio à crise, as vagas de TI continuam aumentando no mercado de trabalho. É possível ver divulgações diárias de recrutamento de profissionais de TI, desenvolvedores, engenheiros, analistas de dados e demais áreas da tecnologia. Isso acontece, pois inúmeras empresas migraram para o digital para conseguir sobreviver e, as que já estavam presentes, expandiram sua atuação.

Uma matéria publicada na Época Negócios listou as 10 empresas que mais cresceram durante a pandemia do coronavírus. A maioria delas são voltadas para a área da tecnologia ou mercado digital, como Amazon, Microsoft, Apple, Tesla, Tencent e Facebook.

Ainda falando do crescimento do setor, um artigo do site Economias SC destacou que a área de tecnologia foi o único que ficou imune à crise com crescimento de 142% no resultado líquido.

Para entender como os profissionais podem aproveitar o momento para encontrar boas vagas de TI e conquistar uma recolocação profissional, conversamos com Fellipe Couto, CEO da Vulpi, plataforma de contratação de profissionais de TI, que também tem investido na atuação em educação preparando os RH para se especializarem como IT Recruiters.

Em meio a pandemia, as vagas de TI, aumentaram. É uma tendência?

“É uma realidade visto que diversas empresas precisaram inovar indo para o mundo digital para sobreviver a crise. E quanto mais as empresas forem para o mundo digital maior a necessidades por profissionais de TI.”, disse Fellipe Couto.

Para Fellipe, a pandemia fez com que as empresas se digitalizassem de maneira acelerada abrindo mais vagas de TI. “O isolamento social fez com que empresas priorizassem suas vendas online e modificasse os processos internos para se adequar a este ‘novo mundo'”, disse.

Quais as habilidades mais procuradas nos profissionais de TI?

“Desenvolvedores de software já estavam em alta, e agora esse se tornou ainda mais perceptível no mercado.”

Fellipe explica ainda que, dentro da área de TI, alguns cargos estão sendo cobiçados por empresas de diferentes localidades e segmentos, são eles:

  • Desenvolvedor Front-End
  • Desenvolvedor Back-End
  • Desenvolvedor Full-Stack

Como os profissionais de TI podem se manter atualizados?

Para Fellipe Couto, A melhor forma de se manter atualizado neste mercado que está em constante mudança é estar ao lado de outros profissionais de TI. “Comunidades de software e eventos de tecnologia são importantes neste contexto”, disse.

Além de se manterem atualizados na área de atuação, os profissionais de tecnologia também podem usar o LinkedIn a seu favor, fazendo networking com outros especialistas.

Qual a razão de empresas internacionais estarem cada vez mais buscando profissionais brasileiros?

“Devido a diferença cambial da nossa moeda em relação a moedas como Libra, Euro e Dólar, empresas de todo mundo têm buscado por desenvolvedores brasileiros. E essa busca se intensifica cada dia mais com o amadurecimento do trabalho remoto por parte dos profissionais brasileiros.”, explicou Fellipe Couto, CEO da Vulpi.

Qual a dica para os profissionais de TI que estão buscando recolocação?

“Mantenha suas redes sociais profissionais como GitHub, Linkedin e Stack Overflow sempre ativas e atualizadas, participe de forma ativa de comunidades de TI, além de se cadastrar na Vulpi (app.vulpi.com.br/dev). Essa dica não poderia faltar.”, disse ele.

Falando dos processos seletivos, com a crescente demanda por profissionais de TI, como os recrutadores podem se preparar para entrevistar estes candidatos e acertarem na contratação?

“É importante que os recrutadores entendam de tecnologia, marketing e vendas. Pois o processo seletivo para profissionais de TI requer conhecimentos como análise técnica de perfil, leitura de canais de distribuição e geração de rapport. Quanto mais qualificado é o recrutador ou recrutadora nestes assuntos, mais fácil fica fechar uma vaga de TI. Costumo falar com meus alunos e alunas do curso IT Recruiter VIP que contratar desenvolvedores é um ciência exata, pois assim como marketing e vendas, quanto mais você entende do processo e dos números que está por trás dele, melhor você fica e mais fácil fica de fazer processos complexos.”, concluiu Fellipe Couto, CEO da Vulpi.

E aí, gostou de saber mais sobre como está o mercado de trabalho e as vagas de tecnologia? Para conferir mais dicas sobre carreira e currículo, é só acompanhar o nosso site clicando aqui.

Camila Franca
Produtora e editora de conteúdo por paixão, vegetariana por opção, palhaça por vocação. Transformando o mundo com as palavras.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras