Amanco, uma das maiores fabricantes mundiais de tubos e conexões, tem destinado esforços à contratação de pessoas refugiadas.
Com o intuito de construir um ambiente de trabalho mais inclusivo e plural, a Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, uma das maiores fabricantes mundiais de tubos e conexões, tem destinado esforços ao desenvolvimento do Projeto Além das Fronteiras, dedicado à inclusão e contratação de pessoas refugiadas e imigrantes em situação de vulnerabilidade social.
A companhia integra o Fórum Empresas com Refugiados, destinado a organizações interessadas na inclusão de refugiados na sociedade brasileira, que conta com a parceria da ACNUR, agência de Refugiados da ONU.
Contratação de pessoas refugiadas: compreensão e aprimoramento
O projeto está ativo dentro da companhia há mais de um ano e, nos primeiros meses, atingiu rapidamente a contratação de 10 pessoas refugiadas. “Esse período inicial foi crucial para a consolidação interna da iniciativa e para compreendermos os aprimoramentos que deveriam ser feitos para melhorar a experiência dos contratados e a funcionalidade do Além das Fronteiras”, comenta Gláucia Faria, Gerente de Sustentabilidade para a América Latina da Wavin.
Do final de 2021 até o término do primeiro semestre de 2022, a Amanco Wavin realizou mais 12 contratações. Atualmente, 23 colaboradores imigrantes integram a empresa, inserindo-se no mercado de trabalho e enfrentando as barreiras culturais com a ajuda do Além das Fronteiras. “Hoje a iniciativa está mais madura. Entendemos, cada vez mais, como a inclusão deve ser conduzida no ambiente de trabalho, zelando por um processo de mão dupla que garante trocas enriquecedoras para todos”, ressalta a executiva.
Contratação de pessoas refugiadas: acompanhamento psicológico e aprendizado
“Este é meu primeiro emprego formal no Brasil e o acolhimento da Wavin faz toda a diferença”, diz Oroima Cuevas, venezuelana que trabalha na fábrica de Sumaré-SP há um ano. “As aulas de Português têm nos ajudado muito com a adaptação e torna o ambiente muito mais tranquilo para nós, estrangeiros”, completa. As aulas são fornecidas pela Missão Paz, instituição filantrópica que apoia e acolhe refugiados e imigrantes. Fora isso, por meio de sua parceria com a Troca, negócio de impacto social que visa transformar empresas e pessoas, a companhia ainda oferece um acompanhamento voltado para o desenvolvimento, profissional e pessoal, dos colaboradores.
Gláucia ainda destaca que o projeto tem se expandido para lugares não previstos, mas extremamente benéficos. No último mês, a companhia recebeu um convite para integrar o evento internacional organizado pela Cashew Gardens Community Council (CGCC), Mediators Beyond Borders International (MBBI) e Habitat for Humanity and the Trinidad — importantes instituições com propósitos humanitários –, com o intuito de trocarem experiências e conversarem sobre a importância da inclusão e do acolhimento de imigrantes.
Merari Elena, venezuelana e operadora de produção na unidade fabril de Joinville da Amanco Wavin, deixou seu país de origem com o intuito de ter melhores condições financeiras e proporcionar melhor qualidade de vida para seus pais. Hoje integra o time Amanco Wavin. “O que mais gosto no meu trabalho é a área de injeção industrial. Dentro da empresa, tive a oportunidade de conhecer todos os processos e entender os parâmetros de qualidade para os produtos. Além do respaldo profissional, o Além das Fronteiras me ajuda nos desafios enfrentados durante a minha jornada de adaptação cultural”, comenta Merari.
Sobre a Amanco Wavin
A Amanco Wavin é uma das marcas comerciais da Wavin, a primeira empresa do mundo a criar tubulação de pressão de PVC, em 1955, em Zwolle, na Holanda. Hoje, a Wavin está presente em mais de 40 países e é líder na fabricação e no fornecimento de tubulações plásticas. Com mais de 12.000 funcionários em mais de 40 países, a Wavin faz parte da Orbia, uma comunidade de empresas unidas por um propósito comum: melhorar a vida ao redor do mundo. Listada na Bolsa Mexicana de Valores (BMV), a Orbia encerrou o ano de 2020 com receita anual consolidada de US$ 6,4 bilhões de dólares.
Lançada em 2006 no Brasil, a Amanco Wavin tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, fabricando produtos inovadores e com alto padrão de qualidade. A marca atua nos mercados predial, industrial, infraestrutura e agronegócio.
PraCarreiras e a mentoria de carreira
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!