Google search engine
InícioNotíciasNão seja uma desenvolvedora web que só sabe escrever código

Não seja uma desenvolvedora web que só sabe escrever código

Não seja uma desenvolvedora que só sabe escrever código, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Bruna Pereira*

Quando converso com amigos e familiares sobre o meu emprego, é sempre difícil explicar de maneira concisa o que faz uma desenvolvedora web.

Geralmente, explico como é o desenvolvimento de uma aplicação web/mobile, bem alto nível. A verdade é que depois de alguns anos trabalhando como desenvolvedora de software, a parte mais fácil do trabalho é escrever código, e talvez seja por isso que no momento que eu tenho que explicar para pessoas leigas, é isso que geralmente abordo.

Depois de aprender sobre diferentes paradigmas de programação, linguagens e frameworks, meu cérebro já está acostumado a aprender novas tecnologias. Mas, além disso, estas são duas outras áreas que considero fundamentais que desenvolvedoras de software saibam para que sejam bem-sucedidas no seu trabalho: negócio e processos.

Em negócios, geralmente a etapa que antecede o desenvolvimento de software em si é realizada por um gerente de produto ou analista de negócios. É neste momento que se define as prioridades, cadência de entrega e funcionalidades na aplicação. Aqui vão algumas maneiras que vocês podem contribuir para essa etapa:

Desenvolvedora web: Ajudar na análise

Se existe alguém responsável por fazer esse trabalho, isso não significa que desenvolvedores não devam estar a par e contribuir para esse trabalho. Um dos maiores benefícios do ágil e da organização de times pequenos é que todo mundo consegue ter contexto de ponta-a-ponta do que está acontecendo.

Desenvolvedora web: Conhecer as datas e a priorização

Nem sempre temos datas únicas para a entrega de cada funcionalidade, então ao menos saber a priorização para ser capaz de responder a stakeholders, clientes internos ou pessoas interessadas no avanço do projeto é muito importante.

Desenvolvedora web: Entender a necessidade do cliente final

O papel da PM é também trazer para o time a necessidade do cliente final, mas às vezes essa informação se perde. O importante é que essa uma preocupação recorrente antes de iniciar o desenvolvimento de uma funcionalidade. Faça o possível para que isso se torne um hábito antes de começar a discutir sobre como criar a solução.

Na etapa de processos, não basta só saber quais são as cerimônias do scrum. É importante entender o fluxo do processo de desenvolvimento de ponta-a-ponta, desde uma ideia que nasce na cabeça de alguém até a produção. Desafie o status quo, advogue por melhorias nos processos de entrega de software.

O livro Lean Software Development: An agile Toolkit descreve os sete princípios do desenvolvimento de software lean. Listo alguns que são uma ótima base para entender e aprimorar os processos de desenvolvimento ágil da sua equipe:

Desenvolvedora web:  Ajudar a facilitar cerimônias (daily, retro, showcase)

Se essa tarefa é feita só por uma pessoa do time, ajude a facilitar e também a criar esse costume na equipe, para que não só você mas todos também façam.

Desenvolvedora web: Conhecer o board

Conheça as funcionalidades que estão priorizadas e também como elas foram divididas. Pessoas desenvolvedoras são as únicas que conseguiriam prever a demora de um desenvolvimento, por exemplo. Então, saiba quais são os gargalos e ajude a finalizar mais tarefas.

Desenvolvedora web: Entender as métricas

Seja qual for o tipo de métrica utilizada para previsibilidades da entrega, é essencial que as pessoas desenvolvedoras saibam como elas são medidas e qual o resultado desejado. Assim, é possível gerar o senso de urgência necessário no time.

Com algumas mudanças de atitude, é possível gerar um impacto muito relevante para o produto que você está desenvolvendo e para o negócio como um todo. Me arrisco a dizer que essas habilidades são o que difere uma pessoa desenvolvedora sênior no mercado, para além das habilidades técnicas. Então se é isso que você está procurando, aposte nessas dicas.

Desenvolvedora web: Sobre Bruna Pereira

* Bruna Pereira é Software Developer na Creditas.

Aproveitando o tema acima leia também Todo desenvolvedor tem um pouco de vendedor.

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Matérias mais lidas

Fale com o PraCarreiras