Carreira: destaque suas habilidades socioemocionais

destaque suas habilidades socioemocionais

Destaque suas habilidades socioemocionais e aprenda a  lidar com as próprias emoções, isso pode ser um diferencial profissional.

Quais os principais pontos a serem destacados para uma melhor visualização e avaliação do perfil do candidato? Essa é uma dúvida que costuma surgir na hora de elaborar o currículo.
Diversas incertezas vem à cabeça quando começamos a escrever sobre nossa trajetória profissional no ‘CV’. Além das qualificações técnicas, muita gente esquece que as habilidades socioemocionais também contam – e muito – para a construção de uma carreira de sucesso.

Entendendo essa necessidade, as novas diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluem elementos da inteligência emocional na grade escolar de todas as escolas do Brasil no ano passado.

Destaque suas habilidades socioemocionais: O intuito

O intuito de integrar e desenvolver essas habilidades ao BNCC é o de criar empatia entre os alunos, a fim de conscientizar os estudantes desde cedo sobre a importância de lidar melhor com as emoções.

Ao trabalhar essas habilidades e adquirir autoconhecimento, conseguimos visualizar mais facilmente aquilo que esperamos da vida profissional e traçar metas e objetivos para alcançar o sucesso, de acordo com nossa personalidade e dentro do nosso próprio ritmo. Portanto, saber se posicionar emocionalmente contribui para o crescimento pessoal de cada indivíduo, além de estruturar e fortalecer as suas bases. Vamos entender melhor quais são essas habilidades?

Uranio Bonoldi, especialista em carreira e professor de “Poder e Tomada de Decisão” no Executive MBA da Fundação Dom Cabral, ressalta a importância de cada uma delas.

Destaque suas habilidades socioemocionais: Autoconsciência

Envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento. “O desenvolvimento da autoconsciência está ligado a se conhecer melhor: saber quais são seus limites, entender o que estamos buscando e como podemos trabalhar nossos sonhos, esperanças e frustrações. Dentro do núcleo escolar, é fundamental essa conscientização para a construção de indivíduos independentes emocionalmente”, comenta Uranio.

Destaque suas habilidades socioemocionais: Autogestão

Relaciona-se ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas. “O valor da produtividade é inestimável, quem sabe administrar bem o seu tempo consegue tornar o dia mais produtivo, sem precisar se privar dos momentos de lazer. O bom administrador do tempo é aquele que consegue se livrar da procrastinação – algo que se trabalhado desde a fase escolar, pode ajudar o adulto no local de trabalho”, argumenta o especialista.

Destaque suas habilidades socioemocionais: Consciência social

Necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade. “Essa habilidade social envolve características do próprio indivíduo como valores éticos, que nos acompanham desde da infância, mas a prática delas também estimula ainda mais empatia pelo outro”, segundo o professor.

Destaque suas habilidades socioemocionais: Habilidades de relacionamento

Relacionam-se com as habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso. “Habilidade fundamental para o desenvolvimento social, nesse mundo tão digital onde as pessoas cada vez mais imersas no mundo virtual, que esquecem de curtir os momentos juntos e valorizar a troca de experiências”, enfatiza Uranio.

Destaque suas habilidades socioemocionais: Tomada de decisão responsável

Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade. “Conscientizar os jovens durante o processo formação sobre a autorresponsabilidade de cada um, é criar seres humanos capazes de saber diferenciar o certo e o errado diante de situações desafiadoras da vida profissional”, vale dizer saber diferenciar o que são verdadeiros valores do que é interesse, daquilo que é egoísta, finaliza Bonoldi.

Destaque suas habilidades socioemocionais: Sobre Uranio Bonoldi

Uranio Bonoldi é consultor em planejamento estratégico e governança corporativa, professor do Executive MBA da Fundação Dom Cabral, onde leciona sobre “Poder e Tomada de Decisão”, escritor e palestrante. Trabalhou por mais de 30 anos em cargos de alta gestão, dentre os quais, CEO da Fundação Butantan. Para mais informações, visite: ww.influenciaepoder.com.br.

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui