Google search engine
InícioNotíciasHeadhunter dá dicas importantes para planejar a carreira da forma certa

Headhunter dá dicas importantes para planejar a carreira da forma certa

Headhunter dá dicas importantes para planejar a carreira da forma certa, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Maria Eduarda Silveira, CEO da Bold HR, explica como se preparar para o novo mercado de trabalho em 2022.

Finalmente estamos vendo sinais de que a pandemia está chegando ao fim.

Isso aliado ao fato de que 2022 se aproxima, abre uma oportunidade de planejar os próximos passos da carreira. A tendência é que o modelo híbrido ganhe ainda mais força, com a retomada da presença física nos escritórios.

Porém, no caso do padrão 100% digital, a dinâmica empresarial pode não ser a mesma impactando, por exemplo, no engajamento e na troca de experiências entre as equipes. Independentemente disso, uma das chaves para o sucesso nessa transição é aproveitar para antecipar aquela mudança de carreira “guardada na gaveta” dos sonhos.

A headhunter Maria Eduarda Silveira, CEO da Bold HR, listou pontos importantes que devem ser avaliados para quem deseja dar um upgrade na carreira no próximo ano.

Planejar a carreira da forma certa: minhas expectativas

“Quando sabemos onde queremos chegar, temos mais força para trilhar o caminho ideal. Por isso, você deve se perguntar: o que eu quero exatamente? O que é indispensável para a minha vida e carreira? Qual o perfil de empresa que mais me interessa trabalhar? Em qual cultura organizacional eu me encaixo melhor? Com esse pensamento estruturado é mais provável que você encontre o que procura”, explica a especialista.

Planejar a carreira da forma certa: meus entregáveis

Depois de fazer uma imersão e analisar o que você realmente quer para a sua carreira é a hora de analisar o que você tem a oferecer. “Neste momento é importante ser muito honesto consigo e analisar o que, em você, é relevante para as empresas onde gostaria de trabalhar? Não adianta insistir, por exemplo, em querer um posto de gestão se você tem dificuldade em desenvolver ações muito estratégicas e delegar tarefas. Porém, se seu desejo é se tornar um líder, aproveite  o momento para focar na sua atualização profissional e no aprimoramento das soft skills”, acrescenta Maria Eduarda.

Além disso, antes de sair distribuindo currículos, também é muito importante entender quais estão sendo as prioridades para as empresas. “Analisar o momento do mercado e entender o perfil de profissional que as empresas estão buscando faz todo sentido. Sem um bom planejamento, a chance de cairmos no piloto automático é muito grande”, acrescenta

Por isso, é importante saber como se posicionar dentro do contexto, compreendendo melhor o que você quer para sua vida, conhecer o mercado de atuação e desenvolver habilidades que levem ao encontro do que deseja. Essa clareza é imprescindível para o sucesso.

Planejar a carreira da forma certa: minhas possibilidades

Sair da zona de conforto e se abrir a novas possibilidades é um exercício interessante a ser feito. “As pessoas têm dificuldades de procurar algo diferente daquilo que já fazem muito bem, a chamada “zona de conforto”. Acontece que boa parte das novas profissões surgiram de indivíduos que, antes, estavam em outros mercados ou funções”, explica a headhunter

Por isso, é fundamental se perguntar: em quais áreas posso ser útil? Quais estão sendo mais promissoras? Vale a pena buscar uma profissão diferente? quais habilidades eu preciso aprimorar nesse sentido? Quanto tempo vou gastar com essa recapacitação? quanto vou gastar? Eu estou disposto a isso?

Planejar a carreira da forma certa: Benchmarking e Networking

Ouvir colegas mais experientes na carreira é uma boa forma de entender se o caminho será bom para você. Para isso, porém, é preciso cuidar das relações desde cedo. “O networking é uma premissa dos bons profissionais e envolve não apenas trabalhar sua marca pessoal nas mídias sociais, mas manter um relacionamento de qualidade, com conexão forte e periódico com as pessoas”, afirma Maria Eduarda.

Segundo a especialista em carreira, esses são os principais pontos que devem ser levados em consideração para quem quer melhorar o desempenho profissional no próximo ano e planejar a carreira da maneira certa. “Durante a prática de recrutamento, temos visto esses pontos como base para pessoas que têm bons desempenhos nos processos. Para estar nesse seleto grupo, a hora de se organizar e planejar é agora. Vá em frente e boa sorte”, finaliza.

Planejar a carreira da forma certa: sobre a Bold RH

A Bold RH é uma HR Tech focada em inteligência de dados para contratações de impacto para as áreas de Legal, Tax, Compliance, Relações Governamentais, Finanças e Recursos Humanos. Fundada em 2020, por Maria Eduarda Silveira, ex-Robert Half, a HR Tech surgiu com o propósito de modernizar a área de RH, automatizando os processos de seleção e recrutamento. Mais informações: https://boldhr.com.br/.

Leia também – Transformação Cultural e seu papel no desenvolvimento das empresas.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras