Google search engine
InícioComportamentalBig Brother Brasil: o que os programas de entretenimento podem ensinar sobre...

Big Brother Brasil: o que os programas de entretenimento podem ensinar sobre diversidade?

Para Carine Roos, CEO da consultoria Newa, o entretenimento ajuda a dar voz aos grupos minorizados, trazendo questões sociais para o debate público sobre diversidade no big brother Brasil.

Mesmo em um país diverso, ainda é um enorme desafio social fazer com que todas as pessoas sejam valorizadas, respeitadas e incluídas nos espaços de poder. Além disso, entender que existem formas diferentes de pensar, agir, sentir e viver, é importante para que cada pessoa consiga conhecer ou reconhecer a sua própria identidade. Neste sentido, o programa Big Brother Brasil tem sido um relevante espaço para discussão sobre diversidade.

Diversidade no big brother Brasil: espaço para grupos minorizados

“Ao longo de suas 22 edições, o programa trouxe participantes de grupos minorizados que eram invisibilizados pela sociedade, como pessoas negras, LGBTQIAP+, público 50+, entre outros”, explica Carine Roos, CEO e fundadora da Newa, consultoria especializada em Diversidade e Inclusão.

Além de expor preconceitos com grupos minorizados, o entretenimento também trouxe para dentro da casa dos telespectadores o debate sobre questões sociais que, antes, não tinham tanta força e tampouco visibilidade em produtos culturais de massa, como novelas e séries da TV aberta.

“Apesar do programa ainda não ter tido nenhum participante PcD ao longo de 22 anos, o BBB tem contribuído para provocar um debate que é urgente sobre diversidade e inclusão”, aponta a CEO.

Diversidade no big brother Brasil: caso Linn da Quebrada

Entre as pautas mais recentes levantadas pelo programa e que tem repercutido nas redes sociais é o caso da participante Linn da Quebrada, que por diversas vezes foi tratada como pronomes masculinos, mesmo deixando claro que se identifica como ela. Também houve uma discussão sobre a solidão da mulher negra, pautada pela tristeza da personagem Natália ao não ser escolhida romanticamente por um dos participantes, e o impulsionamento dos debates sobre gordofobia.

“O programa está mostrando que, cada vez mais, as pessoas precisam criar consciência sobre diversidade e inclusão, rompendo as barreiras do preconceito e do que antes era considerado tabu. No caso da participante Linn – que se identifica como travesti – ela mostra ao Brasil que um gênero vai muito além da binariedade”, aponta Carine.

Já no caso da participante Natália, a especialista afirma que este é um tópico que também merece atenção, afinal, é um tema que reflete na saúde emocional da participante e de mulheres ao redor do mundo.

Para Carine, quanto mais naturalizados se tornarem estes debates, de forma mais positiva estas questões entrarão nas casas e empregos das pessoas. “Traçando um paralelo com o universo corporativo, sabemos o quanto de diversidade e inclusão falta dentro de equipes e quadros de liderança. Ao ver a presença de pessoas diversas e conflitos diferentes em suas TVs em horário nobre, isso trabalha o inconsciente de quem contrata e lidera”, finaliza a CEO.

SOBRE A NEWA:

A Newa é uma empresa de impacto social que atua no desenvolvimento de organizações baseadas na construção do diálogo, na colaboração e no respeito. A startup valoriza as diferenças e age em prol da diversidade e do bem-estar genuíno. Desde a sua fundação, a Newa atua no desenvolvimento de lideranças compassivas, que atuem na construção de ambientes mais inclusivos e psicologicamente seguros a partir do florescimento humano. A empresa aposta em lideranças focadas no coletivo, na colaboração, na abundância e compaixão, valores que considera essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e com mais equidade.

PraCarreiras e a mentoria de carreira

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras. Ou chame nosso time agora mesmo.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras