Employer Branding Brasil e Dialog mostram a importância de construir uma marca forte entre os colaboradores para atrair e reter talentos.
Com o passar do tempo, trabalhar o Employer Branding dentro e fora das organizações tem sido uma estratégia que vem se destacando no mundo corporativo. Para quem não sabe, o Employer Branding é o processo de construção de imagem da marca que visa fortalecer a empresa no mercado e atrair cada vez mais profissionais qualificados para as oportunidades de trabalho. Porém, embora atrair seja importante, muitas empresas têm percebido que reter os talentos que já possuem é fundamental!
Nesse sentido, a Comunicação Interna deve ser uma grande aliada nessa jornada – que para muitas organizações no país está só começando. Para entender melhor essa realidade e descobrir como as empresas brasileiras trabalham o Employer Branding, a Employer Branding Brasil e a Dialog, startup que lidera o setor de CI no Brasil, desenvolveram em 2022 uma pesquisa cujo objetivo é identificar o nível de maturidade da marca empregadora nas empresas.
A pesquisa, que contou com a participação de 324 pessoas e foi realizada de forma 100% on-line, trouxe diversas questões que conduziram as respostas para um dos quatro níveis de maturidade pré-definidos: exploração, desenvolvimento, avançado e maestria. Ao final do diagnóstico, todos os profissionais participantes receberam dicas sobre como aprimorar as estratégias a fim de amadurecer a marca empregadora.
“Uma pesquisa como essa oferece recursos para todo profissional de RH rever a experiência do colaborador e melhorar as práticas de engajamento, afinal, esse é um dos maiores desafios das empresas hoje em dia, como comprovam consultorias globais. Em média, apenas 20% das pessoas estão engajadas com o trabalho. Isso é alarmante, pois traz prejuízo para os dois lados dessa relação: empresas e colaboradores. Os negócios sofrem com alta rotatividade e baixa produtividade, o que impacta diretamente na saúde financeira e na qualidade do produto/serviço. Para mudar isso, os colaboradores precisam vivenciar experiências positivas e se sentir envolvidos pela cultura corporativa”, explica Eder Gonçalves, Gerente de Growth na Dialog.
Employer Branding Brasil e Dialog: pesquisa
De acordo com a pesquisa, em 53% dos casos o Employer Branding é liderado por alguém de RH ou Marketing. Porém, em muitas empresas essa estratégia sequer começou a ser desenvolvida. Outro indicador mostra que quase 30% dos respondentes disseram que a empresa não tem nenhum setor olhando para o Employer Branding. Esse dado traduz a importância de trabalhar a marca empregadora com o apoio com Comunicação Interna dentro das organizações.
O setor de Comunicação Interna como impulsionador do Employer Branding
Tão importante quanto atrair profissionais qualificados é reter os talentos que a empresa já tem. Nesse sentido, as estratégias de Employer Branding também precisam ecoar internamente.
“Há um foco nas estratégias de Employer Branding na aquisição de talentos, mas é preciso reter esses bons profissionais depois que foram contratados. Do contrário, haverá um desequilíbrio na empresa – metaforicamente falando, a situação seria um “balde furado”. Essa retenção passa pela Comunicação Interna com a criação de um ambiente que sustente a cultura corporativa, motivo inicial para a atração do talento. A comunicação deve transmitir e, principalmente, tangibilizar no dia a dia os valores da organização, reforçando o senso de pertencimento entre as pessoas. Isso, sem dúvidas, é uma injeção de ânimo para o engajamento dos colaboradores”, comenta Eder.
De acordo com a pesquisa, mais de 40% das pessoas reconhecem que, por mais que não seja uma prioridade das companhias, é necessário envolver os colaboradores na construção e disseminação do Employer Branding.
“O envolvimento dos colaboradores na construção da marca empregadora é fundamental, porque eles conhecem o dia a dia da empresa como ninguém e podem ajudar a organização a se destacar no mercado. Além de apontar pontos de melhoria, esses profissionais podem ser o melhor cartão de visita da empresa. Afinal, quando eles estão satisfeitos, engajados e motivados em suas posições, a imagem da empresa se torna mais atrativa a outros talentos”, explica o Gerente de Growth da Dialog.
Sobre a Dialog
A Dialog é a startup líder em Comunicação Interna no Brasil que oferece uma plataforma multicanal (mobile e desktop) de Comunicação Interna e RH para empresas. Ela deu uma guinada estratégica em meio à pandemia, crescendo 200% em 2021, e visa alcançar 1 milhão de colaboradores conectados em 2023. Além disso, a Dialog já atraiu clientes como Via Varejo, ArcelorMittal, PepsiCo, Saint-Gobain, Carrefour, BRF, Livelo, SBT e Klabin.
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