Empregos na pandemia: como se preparar?

Empregos na pandemia

Empregos na pandemia são uma realidade? Esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Urnaio Bonoldi*.

Se você estava planejando reavaliar sua carreira este ano ou se seu trabalho tornou-se repentinamente instável por causa do coronavírus , você provavelmente está se perguntando – é possível encontrar um novo emprego agora?

A pandemia do coronavírus não só teve um impacto significativo na economia global, mas também na oferta de emprego. Causou volatilidade no mercado de ações e impactou várias indústrias. Algumas pequenas empresas foram forçadas a fechar temporariamente, enquanto as grandes foram afetadas p ela tensão de perder negócios e uma cadeia de suprimentos interrompida.

Outras responderam à crise com demissões, licenças, redução ou eliminação de horas e horas extras e implementação de congelamentos de contratação. Porém, algumas empresas estão contratando ativamente e publicando novos empregos diariamente. No momento, há muita incerteza sobre qual será o impacto nacional e global na contratação, mas há maneiras de permanecer positivo e proativo na procura de emprego durante esse período tumultuado.

Empregos na pandemia: seja realista

Considere o quão urgente é sua busca: se você puder suspender sua pesquisa de emprego, talvez seja melhor esperar um pouco. Se você atualmente trabalha, pense em como tornar seu trabalho mais agradável. Mas, se você não está empregado e precisa pagar as contas, não pense no seu próximo emprego como o emprego perfeito. Pode ser de curto prazo. Embora muitos setores continuem sendo afetados pela pandemia do COVID-19, outros ainda estão contratando. Encontre a melhor oportunidade para você.

Empregos na pandemia: foco no netwworking

Faça networking on line: Os eventos estarão cancelados por um tempo, portanto, você precisará encontrar uma nova estratégia de networking. Procure profissionais que você admira on-line e marque presença em eventos virtuais. Procure grupos profissionais para participar no Facebook e LinkedIn . Ambas as plataformas oferecem uma ampla gama de opções com grupos para todas as profissões. Participe da conversa, poste e comente e fique visível. Não deixe de manter a conversa profissional, publicando artigos relevantes e discutindo tó picos que permitem demonstrar sua experiência.

Empregos na pandemia: desenvolva seu perfil

Aperfeiçoe suas habilidades: Agora é o momento perfeito para melhorar suas qualificações. Analise as descrições de vagas listando cada habilidade e experiência necessárias. Em seguida, considere se você tem es sa habilidade exata, ou se não a usa há alguns anos. Assim, use essas informações para determinar o que você precisa fazer para se tornar um candidato ainda melhor quando o mercado de trabalho voltar a crescer.

Empregos na pandemia: prepare-se para o online

Pratique entrevistas por telefone e por vídeo: Agora que muitas pessoas estão trabalhando remotamente, entrevistas de emprego estão sendo feitas por telefone e vídeo. Pode ser mais desafiador ter uma entrevista dessa maneira, porque é mais difícil interpretar a reação de alguém e ter uma conversa que flui naturalmente. Apresente-se profissionalmente e considere sua roupa e o cenário de fundo. Não se distraia, ouça com atenção e faça uma pausa quando responder – dê ao ouvinte espaço. Pratique com alguém que você conhece e confia ou grave a si mesmo e a valie seu desempenho para torná-lo melhor.

Empregos na pandemia: atualize-se

Reúna informações da empresa: A crise do COVID-19 pode fornecer uma visão única da cultura da empresa. Observe como a liderança de empresas nas quais você deseja trabalhar, lida com essa crise e trata seus funcio nários através das mídias sociais e observando qualquer cobertura da mídia.

Por exemplo, a empresa está permitindo que os funcionários trabalhem em casa? Eles demitiram funcionários? Estão trabalhando de forma mista e dando toda segurança aos seus colabora dores dentro da empresa? Quando você tiver a chance de ser entrevistado, poderá demonstrar que entende as preocupações que a liderança tem e as ameaças que a empresa enfrenta nesta pandemia. Você pode mencionar o que leu e ouviu e usar seu conhecimento par a sugerir como poderia ajudar a empresa a atingir seus objetivos caso fosse contratado(a).

Não coloque expectativas tão altas para si mesmo. É essencial, em momentos como esses, ser realista, mantendo o otimismo e bom humor. Lembre-se: crises provocam mov imentos que sempre geram alguma oportunidade, mantenha os pés no chão e fique atento a elas!

Sobre o autor

Uranio Bonoldi Uranio Bonoldi atua como executivo e também como professor para turmas de MBA na Fundação Dom Cabral, é palestrante e escritor. Possui longa experiência executiva em cargos de alta gestão, especialista em tomada de decisão, carreira e negócios. Na Fundação Dom Cabral ministra aulas para executivos sobre poder e tomada de decisão. http://www.uraniobonoldi.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui