Segundo um levantamento realizado pela Employer, os estados que mais estão com vagas de emprego temporário em aberto são São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
O trabalho temporário é uma modalidade de contratação eficiente e ágil, que vêm auxiliando cada vez mais as empresas a suprirem as demandas do mercado.
Essa modalidade passou a ser a principal alternativa para vários setores em diversos estados do Brasil que estão em busca de força de trabalho com contratação flexível.
Vagas de emprego temporário: O levantamento
Segundo um levantamento realizado pela Employer, uma das maiores empresas de RH do país, os estados que mais estão com vagas temporárias em aberto são São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Para Vânia Montenegro, diretora de serviços da Employer RH, o dado reforça, principalmente, o quanto o trabalho temporário cresceu em 2020 e no primeiro trimestre de 2021.
“A contratação temporária tem sido essencial, pois ela proporciona que as empresas atendam às demandas emergenciais durante a crise da Covid-19, ganhando folego para a retomada ao mercado”.
Vagas de emprego temporário: A indústria é o principal setor
O estudo apontou também que a indústria é o principal setor que está contratando temporários.
“Essa modalidade vem tendo um aumento com a pandemia, pois está ligada com alguns cenários que estão presentes nas empresas: a emergência, pois é uma forma eficaz de contratação para não perder as demandas urgentes do mercado; a flexibilidade, porque o contrato pode durar enquanto houver a existência de demanda transitória de serviços, podendo ser encerrado no término da demanda, limitado a até 270 dias.
E a incerteza, afinal não sabemos quando o cenário econômico se estabilizará”, explica a diretora de serviços de RH.
Vagas de emprego temporário: Direitos do trabalhador temporário
Vale ressaltar que no contrato de trabalho temporário, o trabalhador tem anotação em Carteira de Trabalho Digital e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais.
Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
De acordo com a legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento durante a vigência do seu contrato.
“Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, como auxílio-doença, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios”, diz a diretora.
Vagas de emprego temporário: Sobre a Employer
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil.
A empresa que tem origem em Curitiba/PR atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.
Leia também – Quanto ganha um freelancer da área de tecnologia?.
Já participa do nosso grupo do Telegram?
Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho.
No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc.
A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho.
Para participar, basta clicar nesse link.
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!