Como conseguir emprego sem experiência?

conseguir emprego sem experiência

Você acabou de ingressar no mercado de trabalho ou ainda está na faculdade e esta na dúvida de como conseguir emprego sem experiência profissional. Como conseguir um emprego assim?

Fato, cada vez mais os empregadores e as empresas têm buscado profissionais já capacitados, logo de cara. Mas você não precisa desanimar.

Conversamos com Marcelo Henrique Carvalho, sócio-diretor da consultoria de recrutamento ARTTURO, para saber como agir quando você não tem o que colocar no seu currículo além da sua formação acadêmica.

1. Afinal, como conseguir emprego sem experiência?

 

A melhor forma de você se preparar para as futuras experiências profissionais é, justamente, cuidando dos seus estudos. Além da faculdade ou do curso técnico, vale a pena buscar se aprofundar. “As especializações (Pós-Graduação) são bem vindas nesta etapa da carreira e o inglês é um diferencial. A leitura e os estudos devem ser acentuados nesse momento”, explica Marcelo. Segundo ele, esse é um grande diferencial e algo que as empresas valorizam muito na hora de contratar um profissional novo.

 

2. Como conseguir emprego sem experiência: estágio

 

Aqui, vale a insistência e, principalmente, a persistência. Marcelo recomenda buscar empresas que não peçam por esse tipo de currículo (acredite, elas existem), e insistir nas vagas. É importante lembrar que o estágio é a oportunidade para profissionais começarem a praticar a profissão e desenvolverem experiência. Portanto, mostre o seu interesse e desejo de aprender.

 

3. Como conseguir emprego sem experiência: currículo

Crédito foto: Tirachard Kumtanom / Pexels

 

“Profissionais estreantes no mercado de trabalho devem enfatizar sua formação acadêmica e especializações em sua área. A realização de cursos e participação em eventos também demonstram interesse e proatividade do profissional. O nível avançado do inglês e espanhol são grandes diferenciais para ingressar no mercado. A citação de livros e estudos também agregam na apresentação do currículo”, explica o diretor. Existem muitos outros tópicos no seu currículo que podem ser destacados além das experiências profissionais. Conseguir um emprego sem experiência não é mais uma desculpa.

 

4. Como me apresentar para um recrutador, considerando o currículo de novato?  

 

As palavras-chaves aqui são: maturidade e interesse. Elas são demonstradas através da sua trajetória acadêmica, os seus estudos e envolvimento em cursos e palestras nas áreas que gostaria de trabalhar. Ah, vale lembrar que o trabalho voluntário, apesar de não remunerado, é um fator de destaque em qualquer currículo e que demonstra muito do seu caráter para o futuro empregador.

 

5. Afinal, como conseguir um emprego sem experiência?

 

Aqui, vale a pena a pesquisa de campo – ou seja, networking! Conheça pessoas da sua área, busque entender como elas trabalham, acompanhe de perto um dia da sua rotina e se interesse por saber como ela funciona. Por mais que os estudos sejam total de sua responsabilidade, a parte prática só é adquirida, claro, na prática. Mas enquanto você não consegue um trabalho formal ou uma oportunidade de estágio, pode buscar entender o máximo que puder sobre como a sua profissão funciona no dia a dia, desenvolvendo relacionamentos com pessoas que já têm essa experiência.

“A maturidade profissional pode ser desenvolvida através de relacionamentos com outros profissionais de mercado e os melhores locais para esta aprendizagem são em cursos, eventos, palestras e leituras. É notório para um recrutador distinguir candidatos, que enfrentam a mesma dificuldade no mercado de trabalho, entre aqueles que ‘aguardam’ por oportunidades e candidatos que se ‘preparam e buscam’ uma oportunidade”, diz Marcelo.

 

 

6. Não tenho dinheiro para investir nos estudos, e agora como conseguir um emprego?

 

Calma, por mais que o direito a estudos considerados “de qualidade” sejam caros no Brasil, você pode encontrar outros meios de se especializar e adquirir mais conhecimento na área que você gostaria de atuar. Portanto, você pode, por exemplo:

  • Estudar em bibliotecas públicas;
  • Participar de eventos gratuitos;
  • Aprender o máximo que puder na própria internet;
  • Buscar cursos gratuitos (Universidades Federais e Estaduais oferecem opções, inclusive de língua inglesa).

Conquiste um emprego mesmo sem experiência

Em resumo: se você ainda não tem experiência profissional, o momento é de estudos. Aprofunde-se o máximo que puder na sua área e seja curioso! Converse com pessoas, busque entender como esses profissionais já conceituados trabalham, e procure entender como você pode ser útil.

Para isso, observe o mercado, busque se relacionar com outras pessoas do ramo e fique atento! Conseguir um emprego sem experiência é um desafio, mas com essas dicas você vai conseguir. Assim, quando você menos esperar, vai encontrar a oportunidade perfeita para colocar a sua teoria na prática.