5 estratégias para empresas acolherem funcionários com filhos no retorno presencial

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Investimento na Primeira Infância pode partir das organizações por meio do apoio de seus empregados.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no País – mais de 70% da população tem pelo menos uma dose e quase 50% têm as duas doses – muitas empresas retornaram ao trabalho presencial ou híbrido. Porém, o tempo dedicado ao home office mudou a rotina de quem possui filhos, que agora estão sendo gradualmente retomadas.

Estratégias para empresas: investir na primeira infância

“As empresas podem investir na primeira infância apoiando famílias com crianças na idade de 0 a 6 anos no seu ambiente de trabalho. As ações são diversas e muitas delas sequer exigem um aporte financeiro, mas uma flexibilização ou adaptação que vai ajudar e motivar o funcionário”, diz Paula Crenn, gerente de projetos e voluntariado da United Way Brasil, organização que articula coletivamente com empresas e instituições para garantir oportunidades de desenvolvimento a crianças e jovens no País.

Para acolher o funcionário, a United Way Brasil indica do seu Guia de Primeira Infância para Empresas, 5 ações de boas práticas para o retorno presencial ao trabalho.

Estratégias para empresas: 1. Alocação de colaboradores

Por horário e região, de forma que facilite o reencontro com seus filhos, quando possível, dar prioridade para a conciliação do horário de entrada ou saída dos colaboradores e, quando existirem outras unidades, para a alocação por região, de modo que facilite o reencontro com seus filhos ou netos no retorno para casa em dias de trabalho presencial.

Estratégias para empresas: 2. Horários flexíveis para entrada e saída na empresa

A jornada flexível, que foi essencial no home office, pode permanecer para as colaboradoras e os colaboradores. Nesse modelo, a carga horária de trabalho segue a mesma estabelecida, porém com autonomia para cumpri-la no período que melhor se adequar a suas rotinas. Esta medida permite que cumpram o número de horas diárias, auto gerenciando sua jornada com entradas e saídas móveis, sem a rigidez de ter, por exemplo, que chegar às 8h e sair às 18h.

Estratégias para empresas: 3. Oferta de berçário/escola internamente

Instituição, própria ou terceirizada, disponibilizada pela empresa para atender à demanda educacional de crianças de 0 a 6 anos (ou parte dessa faixa etária). Possibilita que pais e mães possam manter um vínculo saudável com seus filhos, de forma compatível com a dedicação profissional durante o horário de trabalho.

Estratégias para empresas: 4. Disponibilizar Guia de escolas da região do entorno da empresa

Disponibilizar material, próprio ou já existente no mercado, que organize de maneira inteligente e eficaz informações sobre instituições de educação infantil e de ensino fundamental 1 no entorno da empresa, de modo a colaborar para a escolha de uma delas.

Estratégias para empresas: 5. Flexibilidade de horário em caso de necessidades pontuais

Conceder aos colaboradores a flexibilização pontual de horário de trabalho, em caso de necessidades específicas como acompanhamento de reunião ou evento escolar do filho, neto, sobrinho, etc.

Estratégias para empresas: Guia de Primeira Infância para Empresas

O Guia de Primeira Infância para Empresas é uma uma plataforma interativa com mais de 600 ações e políticas que podem ser postas em prática por organizações de todos os portes e foi criado para sensibilizar e mobilizar o mundo dos negócios para a importância do investimento na primeira infância.

O material é uma realização da United Way Brasil e seus parceiros Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Bernard van Leer e Fundação FEMSA, que entendem que a causa da primeira infância promove impactos transversais, porque qualifica a relação das empresas com a sociedade e cria um ambiente mais justo para as pessoas, e que traz também inúmeros retornos positivos para as organizações, pois melhora os processos de governança, aumenta a produtividade, reduz a rotatividade dos trabalhadores e traz novos talentos, além de fortalecer a reputação da empresa atraindo mais clientes. O tema está também entre as atuais pautas de ESG (Environmental, Social and Governance).

Estratégias para empresas: sobre a United Way Brasil

A United Way é uma das maiores organizações filantrópicas do mundo, fundada em 1887 nos Estados Unidos e presente em 41 países. Atua no Brasil desde 2001 para promover o pleno desenvolvimento e proteção das gerações futurasA United Way é uma das maiores organizações filantrópicas do mundo, fundada em 1887 nos Estados Unidos e presente em 41 países. Atua no Brasil desde 2001 para promover o pleno desenvolvimento e proteção das gerações futuras, com foco em dois momentos fundamentais da trajetória cidadã: a primeira infância e a juventude.

A organização reúne e articula empresários, pessoas, organizações e governos que atuam por meio de programas e projetos, unidos pela crença de que juntos é possível fazer mais.

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