Google search engine
InícioMercado de TrabalhoContratações aumentam e plataforma registra mais de 180 mil novas candidaturas

Contratações aumentam e plataforma registra mais de 180 mil novas candidaturas

Flexibilização do trabalho faz disparar procura por novo emprego; especialistas dão dicas de como se preparar para o novo emprego mesmo durante a pandemia.

A flexibilização de alguns setores traz esperança para mais de 12 milhões de desempregados retornarem ao mercado de trabalho. Dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), apontam uma recuperação no mês de junho.

Foram 24% a mais em admissões do que em maio, o que totaliza cerca de 172.520 novas contratações. Esse movimento também foi registrado por uma plataforma de recrutamento digital.

De acordo com a Connekt, o período foi de pico em novas candidaturas. Só no mês de junho, o número foi de 93 mil. Em maio e abril eram 60 mil e 42 mil novos candidatos, respectivamente.

Julho seguiu a mesma tendência do período anterior e a plataforma recebeu cerca de 188.887 novas candidaturas, quase o dobro de junho.

Segundo Celson Hupfer, CEO da Connekt e doutor em psicologia social, a flexibilização da quarentena foi o principal motivo para o aumento do tráfego no site e também, de novas contratações.

“A flexibilização trouxe uma esperança maior para o mercado, empresas e consequentemente, para candidatos.

Flexibilização do trabalho: níveis de emprego e desemprego

Os níveis de emprego e desemprego ainda devem ficar instáveis ao longo de 2020, mas uma das principais dicas que dou para os candidatos é para que não desanimem na busca por um emprego e, mais do que isso, que se preparem para o retorno ao mercado”, avalia.

Guilherme Junqueira, fundador e CEO da Gama Academy, escola que capacita estudantes e profissionais para o mercado digital, afirma que a pandemia desestabilizou o mercado fazendo com que os candidatos se desanimassem na busca por um novo emprego, mas que por outro lado, as pessoas puderam se capacitar ainda mais.

“Com o aumento de cursos online, algumas pessoas mudaram o comportamento e passaram a estudar, ler e se dedicar mais a atividades intelectuais, atitude que deve permanecer mesmo depois da pandemia”, explica.

Para acompanhar o cenário atual, a Edtech mudou pela primeira vez o seu principal produto para o mundo virtual.

O curso Gama Experience acontece desde 2016 presencialmente e tem o objetivo de inovar o método de ensino e formar pessoas qualificadas e preparadas para encarar os desafios do mercado de trabalho.

É um programa de imersão com duração de cinco semanas que ajuda no desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades (técnicas e comportamentais) nas áreas de programação, design, marketing e vendas.

Neste período aconteceu um crescimento de 17% de novos alunos no Gama Experience 100% online.

Flexibilização do trabalho: dicas para retornar ao mercado de trabalho

Para auxiliar os candidatos a se recolocarem no mercado e realizarem o pitch (termo conhecido para apresentar sua empresa/produto com maior precisão ou até para se apresentar de forma efetiva durante uma entrevista de emprego) , os especialistas Celson Hupfer, da Connekt e Guilherme Junqueira, da Gama Academy separaram 6 dicas para candidatos.

Flexibilização do trabalho: Redes sociais

Um bom caminho para a busca de emprego são as redes sociais. Hoje em dia elas ultrapassaram a barreira do entretenimento e são vistas como facilitadoras no processo de recrutamento e durante pandemia também podem surgir cargos “relâmpagos” ou urgentes.

“O LinkedIn é um excelente local para fazer networking e estar por dentro das novidades do mercado e das suas empresas favoritas. O Facebook também pode ser positivo. Além da categoria para quem busca emprego, ele possui vários grupos direcionados a isso.

Portanto, o ideal é manter as redes sociais profissionais atualizadas com cursos de atualização e outras informações importantes para encontrar a vaga dos sonhos”, comenta Hupfer. Outra opção é acessar frequentemente sites de busca de empregos.

Eles são atualizados diariamente com as novas oportunidades e ainda é possível filtrar as vagas de acordo com seu desejo profissional

Flexibilização do trabalho: Vídeo

Os processos de recrutamento e seleção estão basicamente direcionados ao ambiente virtual por meio de reuniões por vídeo.

Para isso é importante que o candidato anote os principais pontos que quer abordar, avalie conexão com internet, se a câmera está de fato funcionando, tomar cuidado com alto falantes ligados, escolher a roupa adequada e até ter em mente que tudo o que a gente fala pode ficar gravado na internet e portanto, tomar cuidado com o discurso que se utiliza.

Flexibilização do trabalho: Skills do futuro

Esteja ciente das skills do futuro, ou seja, as competências que mais serão procuradas por grandes empresas.

Entre elas estão: capacidade de liderança, inteligência emocional, flexibilidade cognitiva, disponibilidade em ajudar o outro, gestão, criatividade, pensamento crítico e comunicação.

Flexibilização do trabalho: Seja objetivo

Tenha um interesse genuíno na conversa, procure ouvir bastante e com atenção o que o recrutador perguntar.

Não dê voltas, não conte a sua história desde quando era criança. O que o recrutador perguntar, diga! Não significa ser extremamente sucinto, mas sim, ir direto ao ponto.

Flexibilização do trabalho: Fale seus pontos fracos e fortes

Tenha de fato na ponta da língua as questões de autoconhecimento, que são coisas que você precisa desenvolver, tanto do aspecto técnico quanto comportamental.

Traga exemplos de experiências anteriores, boas e ruins, e apresente ao recrutador quando ele perguntar sobre esses pontos.

Flexibilização do trabalho: Esteja disposto a aprender

Mostre-se uma pessoa totalmente disposta a aprender mesmo sabendo de todas as coisas ou não. Demonstre entusiasmo com a oportunidade e que irá se dedicar ao máximo, independente das skills que já tem conhecimento.

Leia também – 5 dicas para se sair bem em entrevistas por videoconferência em casa.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras