5 dicas para se sair bem em entrevistas por videoconferência em casa

Entrevistas por videoconferência

Startup de recrutamento e seleção JobConvo explica maneiras de como participar de entrevistas por videoconferência em casa e conseguir um novo emprego.

Nos últimos meses, participar de processos seletivos online e entrevistas por vídeo tornou-se comum. Porém, mesmo que a seleção aconteça em casa, de maneira remota, é fundamental estar preparado e checar que tudo corra de forma segura.

Pensando nisso e com o objetivo de orientar candidatos a terem uma boa performance durante a entrevista, Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo (http://www.jobconvo.com/pt-br/) – startup de recrutamento, seleção e admissão digital, por meio de inteligência artificial – dá cinco dicas de como se portar durante uma entrevista por vídeo.

Entrevistas por videoconferência: Conectividade e Ambiente

Antes de começar a entrevista, é importante testar a conexão de internet e a câmera do computador. Um dos principais problemas que acontece em entrevistas online são técnicos – desde o sinal da internet à câmera do computador do candidato apresentam falhas de sinal.

Procure um ambiente confortável, quieto e com boa iluminação e sinal de internet, que não desvie a sua concentração e nem a do entrevistador. Lugares com ruídos de barulhos tiram a atenção do recrutador e candidato, além de atrapalhar o andamento da conversa e entendimento do entrevistador sobre as respostas dadas.

Entrevistas por videoconferência: Pontualidade

Um dos erros mais comuns que acontece é em relação à pontualidade na entrevista e isso causa uma má impressão sobre o candidato. Ficar online, cinco minutos antes de iniciar a entrevista ajuda a se preparar para o bate-papo e evitar possíveis imprevistos.

Entrevistas por videoconferência: Conheça a empresa

Estudar sobre a empresa e elaborar perguntas para o recrutador, independente se a entrevista é online ou presencial, é fundamental e causa boa impressão.

Ao se candidatar para uma posição em uma empresa, pesquise sobre valores e cultura, mercado de atuação, concorrentes, etc.

Este é um momento importante para tirar dúvidas, porque o candidato também está avaliando se esse é a melhor empresa para trabalhar. Atitudes assim demonstram o interesse do candidato sobre a empresa e a vaga desejada.

Entrevistas por videoconferência: Objetividade e respeito ao recrutador

Ser claro e objetivo nas respostas, respeitar o tempo de fala do recrutador, sem interrompê-lo, para depois o candidato colocar seus pontos às perguntas realizadas é importante e causam boa impressão.

Entrevistas por videoconferência: Vestimenta

Mesmo que o processo acontece em casa, é importante nos arrumarmos para receber uma ligação online. É importante pensar como se estivesse indo para a empresa fazer a entrevista, como você iria vestir-se? Vista-se para impressionar!

Entrevistas por videoconferência: Sobre a JobConvo

Fundada em 2013 por Ronaldo Bahia, a JobConvo (http://www.jobconvo.com/pt-br/) nasceu com a missão de facilitar e otimizar o tempo do profissional de RH, otimizando 40% do tempo e dos custos, e democratizar os processos de seleção e admissão dos candidatos.

Desde a sua fundação a empresa participou do programa de aceleração de startups StartupChile e atingiu o break-even em 2016. A empresa atende empresas de grande porte como Adecco, Deloitte, HCOR, Petz, MVR.

Entrevistas por videoconferência: como se comportar?

Como se comportar em uma videoconferência? As empresas modificaram o jeito de trabalhar e adotaram o home office, as chamadas de vídeo ganhou ainda mais destaque com a pandemia.

Por conta disso, as reuniões e entrevistas online se tornaram cada vez mais constante e assim surge a dúvida, como se comportar na chamada de vídeo em casa?

Muita gente tem receio e medo de falar em frente às câmeras, para ajudar as pessoas que tem esse problema a idealizadora do Clube da Fala e fonoaudióloga, Laila Wajntraub, explica como devemos agir neste momento.

“Ao olharmos um vídeo que gravamos, é possível avaliar alguns vícios de linguagem e expressões não favoráveis” adianta Laila.

Leia a matéria completa AQUI.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui