Google search engine
InícioMercado de TrabalhoTendências do mercado de trabalho 2022: tecnologia, Saúde e Finanças em alta

Tendências do mercado de trabalho 2022: tecnologia, Saúde e Finanças em alta

Mesmo com os impactos na economia causados pela pandemia da Covid-19, o cenário para o mercado de trabalho é de otimismo, veja mais tendencias do mercado de trabalho 2022:

Os anos de 2020 e 2021 foram profundamente marcados pela pandemia da Covid-19, o que impactou diretamente o mercado de trabalho. Mesmo assim, o cenário ainda é de otimismo. Segundo Adriana Duarte Nadaes, coordenadora de cursos de pós-graduação da Unyleya, há inúmeras oportunidades surgindo em meio à crise econômica e sanitária, principalmente em áreas como tecnologia, saúde e finanças.

Tendências do mercado de trabalho 2022: áreas em alta

“As profissões que acredito que mais demandarão em 2022 e que também são fruto de pesquisas de grandes empresas, são: tecnologia da informação; marketing digital; logística e gestão da produção; profissionais da área da saúde física e mental; consultoria financeira e contábil e analista com experiência ao cliente. Em qualquer profissão, acredito que a tecnologia e a inovação serão as palavras-chave no mundo pós-pandemia. Afinal, a tecnologia é grande protagonista dos últimos tempos”, relata Adriana.

Para ela, a recuperação do mercado de trabalho deve ocorrer, mas não a curto prazo. “Infelizmente a pandemia da Covid-19 afetou profundamente a trajetória que era esperada para a economia brasileira ao longo de 2020 e de 2021. Ainda se persiste um elevado grau de incerteza quanto ao ritmo de disseminação do SARS-Cov-2 no país e à magnitude e extensão das medidas de isolamento social requeridas para atenuar seus impactos adversos na população. 2022 também é ano eleitoral, o que querendo ou não, impacta diretamente a economia do nosso país”.

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Robert Walters, especializada em recrutamento, as áreas de TI (tecnologia da informação), marketing digital, finanças e recursos humanos terão boas oportunidades em 2022. O home office virou realidade para muitas empresas, com fortalecimento do regime híbrido e uma estruturação melhor da gestão para essas modalidades.

Tendências do mercado de trabalho 2022: escassez de talentos

A dificuldade para encontrar profissionais qualificados é um tema que sempre aparece com destaque em diferentes pesquisas produzidas pela Robert Half, o que se repetiu no Guia Salarial 2022. Quase 70% dos executivos afirmaram que, no próximo ano, preveem que terão mais dificuldade de encontrar talentos no mercado.

Para quem pretende cursar uma graduação, a coordenadora da Unyleya aconselha: “O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos, especialmente por conta da pandemia e também da evolução tecnológica. Os futuros alunos de graduação devem pesquisar bastante antes de escolherem uma profissão, lembrando que todos esses profissionais devem estar adaptados à cultura e às ferramentas digitais que demandam inovação e criatividade para serem estratégicos aos negócios”.

Tendências do mercado de trabalho 2022: aumento de demanda por estudo

Já com relação aos cursos de pós-graduação e especialização, Adriana revela que houve um aumento na demanda. “Com certeza vale fazer uma pesquisa sobre as melhores instituições EAD, que é a grande tendência para os anos vindouros, e escolher o curso de forma a agregar valor de conhecimento profissional para ascensão ou mesmo uma mudança de carreira”, completa.

Frente ao novo cenário no mercado de trabalho, as Instituições de Ensino (IES) estão tendo que se adequarem à uma nova realidade. O atual contexto de pandemia da Covid-19 exigiu das IES uma adaptação do modelo de ensino de modo que os agentes envolvidos (professores, estudantes e funcionários) fossem protegidos da contaminação e da propagação do vírus. Neste processo, as instituições que não se atentarem para as novas tecnologias e inovações poderão encontrar mais dificuldades de se manter relevantes.

“Com a popularização da tecnologia digital, experimentamos uma relação sem precedentes entre quantidade, velocidade e métodos de criação e disseminação de informações que promovem novas formas de pensar, sentir, agir e viver juntos. Já é certo que vivemos um tempo de transformação digital. A velocidade do uso de tecnologias está influenciando o nosso modo de vida atual e a pandemia apenas intensificou o que já era previsto”, destaca a coordenadora.

Para finalizar, Adriana ressalta como a inovação na educação é essencial para a superação dos desafios que a sociedade deve enfrentar nos próximos anos. “O futuro, embora ainda incerto, não deixa de ser promissor, afinal a educação sempre foi e será a mola mestre de qualquer país que queira de fato crescer”.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras