Google search engine
InícioMercado de TrabalhoVagas temporárias: como o candidato deve se apresentar após as mudanças do...

Vagas temporárias: como o candidato deve se apresentar após as mudanças do mercado em reflexo da pandemia?

As dicas são de Rogerio Bragherolli, economista especialista em empregabilidade, que atua há mais de 35 anos com RH.

Após quase dois anos de pandemia, é possível ouvir que a economia “está melhorando”. Com a aproximação do último trimestre, e o comércio tendo retomado quase 100%, começa o período de caça às vagas temporárias.
De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), mais de 565 mil vagas de trabalho devem ser abertas no Brasil, um crescimento de 20% na geração de empregos provisórios entre outubro e dezembro no país, na comparação com o mesmo período do ano passado.
A pesquisa ainda estima que o setor da indústria lidere essa previsão de contratações, com 60% das oportunidades, seguido por serviços (25%) e comércio (15%). “Do ano passado pra cá, muita coisa mudou no mercado de trabalho. Competências como a flexibilidade, a proatividade e a boa comunicação passaram a ter mais relevância do que nunca”, ressalta Rogerio Bragherolli, economista especialista em empregabilidade.
E ressalta: “a tendência é de boas ofertas. E a expectativa é grande, afinal, são mais de 14 milhões de desempregados no Brasil”.

Bragherolli listou algumas orientações para ajudar os candidatos neste momento de oportunidades profissionais.

Mudanças do mercado: vagas na internet

Hoje, a maioria das vagas são encontradas através da internet, em portais específicos de empregos, grupos em redes sociais, e em canais de grandes centros de compras, que disponibilizam oportunidades e já oferecem o espaço para se candidatarem. Muitas das atividades devem ser na área de vendas, mas, com a expansão do e-commerce, é possível encontrar trabalho também na área de logística, armazenamento, empacotamento, entre outras atividades relacionadas.

Mudanças do mercado: network

É fundamental aumentar sua network. Demonstre para as pessoas que você está apto e preparado para novas oportunidades, quanto mais gente souber, melhor. Muitas conquistas de empregos, hoje, se dão por indicações.

Mudanças do mercado: qualificações

Em relação às qualificações, priorize informações relacionadas à flexibilidade profissional. Atualmente, é de suma importância o candidato apresentar disponibilidade para trabalho.

Mudanças do mercado: seu currículo

Apresente um currículo com, no máximo, duas folhas, com linguagem simples e leitura amigável, de forma que ele seja convidativo.

Mudanças do mercado: sobre Rogerio Bragherolli

Com know-how de 35 anos em cargos de liderança no mercado corporativo, Rogerio Bragherolli atuou nos últimos anos como diretor sênior e vice-presidente de RH em multinacionais e tornou-se uma notoriedade em estratégias relacionadas a employee experience, gestão de pessoas e carreiras. Em sua trajetória, contabiliza mais de 2 mil entrevistados dos mais diversos perfis e para diferentes cargos de atuação.

Como RH estratégico, Bragherolli desenvolveu trabalhos inovadores em design organizacional, planejamento da força de trabalho (WFP), inovação do modelo de trabalho (Workplace Innovation) e experiência do colaborador (EX). Liderou com êxito projetos de melhores empresas para se trabalhar e transformou o RH convencional de custo em RH estratégico gerador de valor.

Atualmente, o especialista em empregabilidade se dedica a duas metodologias criadas a partir de sua expertise e baseadas em estudos pelo Brasil e exterior. Uma delas, chamada Saindo da Média, visa auxiliar a empregabilidade desde o estudante na Universidade, pessoas que buscam por trabalho, recolocação profissional etc, até o executivo no mundo corporativo. E a segunda metodologia está relacionada à otimização do capital humano como diferencial competitivo nas organizações.

Bragherolli é formado em Engenharia Mecânica pela FEI, Economia pela FEA-USP, fez MBA em RH na FGV, especialização em Marketing na Insead – França. Além de ser professor de MBA e ter sido membro do Comitê Global de RH de uma das maiores multinacionais de serviços do mundo.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras