Entenda as diferenças entre MBA e Especialização e saiba como escolher o curso certo para alavancar sua carreira

MBA x Especialização

Especialista do Centro Universitário Facens explica os diferentes tipos de pós-graduação MBA x Especialização.

Escolher o curso de graduação não é uma tarefa fácil para todos, mas costuma ser algo mais instintivo.

Mas, o que fazer quando é chegada a hora de decidir a especialização? Ou será que seria melhor fazer um MBA? O que não faltam nestes momentos de decisões são dúvidas! O Coordenador do curso de Especialização em Gestão de Projetos e Inovação do Centro Universitário Facens, Felipe Corrêa, ajuda a esclarecer e nortear os profissionais que estão neste dilema.

MBA x Especialização: entenda a diferença

Embora os dois tipos de pós-graduação sejam parecidos à primeira vista, eles são para profissionais com objetivos diferentes.

O MBA é um curso voltado para negócios e gestão. Ou seja, ideal para aqueles que se graduaram em cursos em uma área mais técnica e têm interesse em ingressar na área de gestão, que assumiram um cargo de liderança ou estão próximos disso.

“O ideal é que o candidato deste curso esteja no mercado de trabalho independente da área. Assim, conseguirá ter um melhor aproveitamento do conteúdo ofertado aplicando o conhecimento adquiridos em problemas reais da profissão”, esclarece Corrêa.

De acordo com o coordenador do curso de pós-graduação em Gestão de Projetos e Inovação, o curso de especialização, no entanto, tem mais o viés de direcionamento de carreira em uma área específica.

MBA x Especialização: para a pessoa recém-graduada

Ou seja, uma pessoa recém-graduada, que já sabe por qual área tem mais afinidade ou aquela para onde quer trilhar a vida profissional, pode escolher uma especialização visando aprofundar os conhecimentos, desenvolver habilidades necessárias pra atuar na área escolhida e assim ter um diferencial de mercado em relação a outros profissionais que não se especializaram.

A mesma premissa vale para profissionais mais experientes, que querem ampliar seus conhecimentos, se atualizar ou mudar a área de atuação.

Outro ponto sempre importante de lembrar é que tanto o MBA quanto a especialização buscam aplicar os conhecimentos adquiridos em cenários que simulam situações-problema encontradas pelos alunos no mercado de trabalho.

Isto é realizado durante o curso e ao seu final por meio de artigos, estudos e projetos que são avaliados por especialistas da área. Portanto, lembre-se que o mercado é bastante competitivo, que novas tecnologias, modelos, conhecimentos e processos surgem mais rapidamente hoje do que em anos anteriores e, por isso, é importante aprender constantemente.

MBA x Especialização: Como saber qual curso é o ideal para você?

De acordo com Corrêa, sempre que alguém pergunta qual curso deve optar, a pessoa deve se fazer três perguntas:

1 – Aonde você quer chegar e deseja trabalhar?

2 – Em que ponto da carreira você já está e que bagagem já carrega?

3 – O que ainda falta de conhecimento para você alcançar o objetivo da primeira pergunta?

“Ingressar num MBA ou especialização vai muito além do conhecimento ofertado em sala. O ambiente proporciona network, contato com outros profissionais do mercado e proximidade com professores que, normalmente, atuam na área específica que você almeja estar”, conclui o especialista.

MBA x Especialização: Sobre a Facens

Centro Universitário nota máxima (5) do MEC, sendo uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil.

Tem foco na formação de profissionais cidadãos e 90% de empregabilidade nos últimos anos, oferece 14 cursos de graduação, sendo nove de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), três de Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Banco de Dados e Gestão de TI) e um de Arquitetura e Urbanismo, além de opções de cursos de Pós-Graduação, MBAs e Especializações.

Referência também em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados, mais de 10 centros de inovação e diversas parcerias com empresas renomadas nacional e internacionalmente. http://www.facens.br/

Leia também – Recolocação depois dos 40: como conseguir?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui