A atualização de hard e softskills é necessária, veja como se preparar para os programas trainees e atender exigências da nova economia.
Com a alta de programas de contratação de jovens talentos, escola de negócios recomenda a atualização de hard e softskills.
Ao contrário do que se imaginava no início da pandemia, após os primeiros meses de quarentena e a reorganização estratégica e ágil das empresas, algumas indústrias voltaram a contratar.
Em 2020 houve um aumento significativo dos processos seletivos para trainee abertos até novembro, um crescimento de 36% se comparado a todo ano de 2019.
Segundo, Renato Arakaki, CEO e cofundador da BTC (Business Training Company), escola de negócios para futuros líderes, o que mudou muito com os impactos da transformação digital acelerada pela pandemia foi o perfil do profissional que as empresas estão procurando.
“Em qualquer momento da carreira é necessário nos mantermos atualizados em nossos mercados, o que difere hoje em dia é o ritmo dessas atualizações.
Compreender as novas ferramentas de comunicação, absorver os novos aplicativos, modelos de reports e direcionamentos, atuação em redes sociais, além de ajudar na objetiva execução dessas inovações na empresa é vital para o executivo da chamada nova economia”, explica.
Renato ainda listou algumas dicas para quem está se preparando ou vai começar a se preparar para os principais processos seletivos de trainee.
Como se preparar para os programas trainees: Dica 1.
• Melhorar a comunicação: gravando vídeos de apresentação pessoal.
Como se preparar para os programas trainees: Dica 2.
• Estudar a fundo as empresas: suas estratégias, seus produtos e até suas atividades e posicionamentos em redes sociais.
Como se preparar para os programas trainees: Dica 3.
• Preparar sua história: saber contar casos em sua trajetória, seja profissional ou pessoal, em que tenha desenvolvido alguma competência comportamental como negociação, comunicação, foco em resultados e trabalho em equipe.
Como se preparar para os programas trainees: Dica 4.
• Estudar sobre finanças: é fundamental ter boas noções de como calcular retorno, juros e também conhecer os principais demonstrativos contábeis para falar com segurança sobre receita, lucro, fluxo de caixa, ativos e passivos.
Como se preparar para os programas trainees: Dica 5.
• Desenvolver soft skills: comunicação, negociação e organização são algumas das competências avaliadas em processos seletivos que não são disciplinas desenvolvidas na graduação.
Ainda de acordo com Renato Arakaki, em 2020 a BTC formou mais de 6.000 alunos e muitos buscam vagas nos principais programas de trainee.
“Realizamos também uma pesquisa interna com os alunos e ex-alunos para identificarmos quais as principais mudanças que ocorreram em suas carreiras. Desse total, 62,2% se sentiu mais confiante no próprio trabalho; 29,7% recebeu mais oportunidades de emprego; 27% conquistou a vaga de emprego dos sonhos; 29,7% migrou para área de interesse dentro das empresas que já atuavam; 13,5% recebeu alguma promoção; e o salário de 22,3% aumentou”, finaliza Renato.
Como se preparar para os programas trainees: Sobre BTC
BTC – Business Training Company é uma escola de negócios que tem como missão desenvolver em seus alunos e clientes uma visão crítica e aprofundada de negócios para otimizar tomadas de decisão nas empresas e na carreira.
Fundada em 2009 por dois engenheiros, Renato Arakaki e Rodrigo Areco, executivos do mercado corporativo, que notaram uma falta de conteúdos de estratégia e finanças na graduação.
Como se preparar para os programas trainees: Outro ponto importante
Você sabe como se portar em uma entrevista de emprego?
Em uma época em que o desemprego está sempre a um passo, é sempre importante ficar preparado para eventuais entrevistas de emprego. Não só aos iniciantes na carreira profissional, saber como se portar em uma entrevista de emprego é crucial para todos os profissionais, independente da hierarquia.
Assim como para se portar em um jantar elegante algumas pessoas contratam consultorias que as preparem para aquele ambiente; saber gestos, falas e os comportamentos ideais em uma entrevista pode ser muito importante na hora da contratação.
Saiba mais na matéria completa AQUI.