Cansaço e estresse prolongado podem desencadear a Síndrome do Burnout; veja como prevenir

Síndrome do Burnout

Velocidade das tecnologias e o novo ritmo frenético de viver vêm desencadeando cada vez mais casos de Síndrome do Burnout; especialista explica como é possível manter o equilíbrio.

Sabe aquele cansaço excessivo depois de um dia de trabalho, acompanhado de um estresse prolongado que custa a passar (e às vezes não passa)? Eles podem significar muito mais do que os reflexos de um dia cheio.

Talvez, você esteja sofrendo com a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional.

Síndrome do Burnout: Quando foi descoberta?

Descoberta na década de 70 – período foi marcado por diversos acontecimentos conturbados como a guerra do Vietnã, as taxas crescentes de divórcio, um mercado que não respeitava a saúde física e mental dos funcionários e a crise econômica vinculada ao petróleo – esta síndrome é muito comum no Brasil, atualmente.

Segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA-BR), 70% dos brasileiros sofrem as consequências do estresse. Destes, 30% são vítimas do burnout.

“Esta síndrome tem como principais características a exaustão emocional, despersonalização (ou cinismo) e baixa realização pessoal”, afirma Bruno Haidar, cofundador da OrienteMe, plataforma de terapia online.

Segundo Haidar, ficou mais difícil acompanhar a velocidade das tecnologias, das informações e o ritmo frenético de se viver, o que vem desencadeando cada vez mais casos de esgotamento.

Síndrome do Burnout: O avanço da tecnologia

Para ele, embora a tecnologia tenha avançado, o mundo corporativo permanece com raízes em décadas passadas, nas quais as pessoas precisam se submeter ao sistema para serem bem vistas.

“É preciso, por exemplo, que você carregue o celular da empresa para onde for e responda mensagens a qualquer hora, mesmo nos momentos que deveriam ser de folga.”, explica Bruno.

Ele lembra que a tecnologia uniu pessoas e melhorou a qualidade de vida dos seres humanos, mas também os mantêm pressionados diariamente.

Normalmente, o burnout acomete principalmente os workaholics (pessoas viciadas em trabalho), entretanto algumas profissões são mais propensas a desencadear o distúrbio, como profissionais da saúde, jornalistas, advogados, professores, policiais, carcereiros, oficiais de justiça, assistentes sociais, atendentes de telemarketing, bancários e executivos.

No caso de algumas mulheres, a jornada dupla de trabalho – no emprego, em casa e com filhos – as tornam ainda mais vulneráveis.

Síndrome do Burnout: Sobre a psicóloga

Renata Tavolaro, psicóloga da OrienteMe explica que há meios de se prevenir a Síndrome do Burnout. “É preciso buscar momentos de descontração e relaxamento, cuidando para que a mente não esteja em alerta o tempo todo”, conta Renata.

A prática de exercícios físicos regulares é fundamental para isso, sobretudo porque elas previnem tensões musculares ocasionadas pelo burnout, que muitas vezes chegam até mesmo a prejudicar a locomoção. “Além disso, atividade física é também um autocuidado, importante para a autoestima”.

A alimentação balanceada também é muito importante, uma vez que ajuda a repor as energias. E outro ponto essencial é valorizar os momentos de lazer com a família e os amigos.

“Isso é fundamental para descansar a mente e o corpo, o que contribui para a prevenção do problema”. Sendo assim, tire férias, descanse e aproveite a folga como quiser – de celular corporativo desligado e sem olhar e-mails.

Síndrome do Burnout: Pessoas perfeccionistas

A psicóloga alerta ainda que as pessoas perfeccionistas que tendem a se cobrar mais acabam sendo mais suscetíveis a desenvolver a síndrome. Por isso, o ideal é não se cobrar tanto e entender que todos cometem erros.

“Devemos aprender com eles e não nos tornarmos suas vítimas”, ensina ela. Uma boa dica também é priorizar as tarefas, evitando a sobrecarga. Faça uma coisa de cada vez, sempre finalizando o que começou e evitando, assim, ansiedade.

Por último, Renata recomenda que se cultive relacionamentos saudáveis no trabalho – o que não significa contato íntimo com as pessoas, mas sim gentileza, cooperação e empatia. “Isso pode ser feito em todos os ambientes. A vida fica muito melhor quando buscamos nos relacionar com respeito e cordialidade”, conclui ela.

Síndrome do Burnout: Sobre a Orienteme

A OrienteMe é uma plataforma inovadora de Saúde Emocional que mapeia o grau de risco da população da sua empresa, realiza o atendimento aos colaboradores de forma personalizada com psicólogos licenciados e disponibiliza o painel corporativo em tempo real para as empresas acompanharem a evolução da saúde mental de seus colaboradores.

É a única plataforma no Brasil que oferece atendimento psicológico ilimitado (disponível no app e site). Incubados na eretz.bio (do Hospital Albert Einstein), vencedores do prêmio Creator Awards da WeWork em 2018 e atende a maior seguradora do Brasil e a maior empresa de telemedicina americana. Para saber mais, acesse: http://orienteme.com.br/.

Leia também – Como combater a Síndrome da Falsa Esperança.

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