Excel como diferencial para profissionais multidisciplinares

excel na empresa

 Excel como diferencial para profissionais multidisciplinares, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Daniel Delgado.

Estamos em um momento de profundas mudanças no mercado de trabalho, e o excel na empresa é fundamental.

A pandemia do COVID-19 transformou a forma como os profissionais e as empresas se relacionam. E, com um mundo muito mais digital, as habilidades precisam ser restauradas, ampliadas e aperfeiçoadas.

Neste contexto, profissionais multidisciplinares são considerados um diferencial, uma vez que, saber literalmente “se virar” sozinho passou a ser mais do que uma habilidade, e sim, uma necessidade.

Excel na empresa: Migrando para o home office

Você que migrou para o home office, quantas vezes nos últimos meses ficou esperando o departamento de TI arrumar seu computador, ficou sem acesso à rede, ou ainda, ficou esperando alguém te ajudar a criar um relatório, exportar dado de um sistema ou ajuda com uma simples fórmula no Excel?

O que estamos vivenciando é o aumento da demanda do departamento de TI, ocasionando uma fila enorme de atendimento.

Consequentemente, aqueles que conseguem se virar sozinhos, principalmente no que diz respeito à análise de dados, de relatórios, elaboração de controles e capacidade de conectar todas essas informações sem depender de ninguém, criando seus próprios controles, tornam-se profissionais de destaque.

Excel na empresa: Estudo feito pelo SENAI 

Serviço Nacional de Aprendizagem – traz uma projeção do comportamento da economia pós-coronavírus e prevê que em até cinco anos surjam novos tipos de profissões para responder, não só à maior necessidade de internet ultrarrápida (5G), mas também a cada vez mais comum prática do home office.

Ou seja, a criação de cargos relacionados à tecnologia, aos dados, às análises só tende a crescer nos próximos anos.

É claro que existem grandes vantagens em ter a liberdade para trabalhar em home office, porém é fundamental manter a atenção para determinações que anteriormente não tinham a mesma relevância.

É preciso ter capacidade de planejar, entender métricas, automatizar ações, melhorar a performance e saber lidar com diversas ferramentas, entre elas – quase uma unanimidade – está o Excel.

Excel na empresa: O Excel facilita o trabalho em praticamente todas as funções

E as novas versões da ferramenta contam com atualizações que facilitam seu uso e as famosas fórmulas deixam de ser protagonistas. Há várias maneiras de utilizar o Excel para fazer análises inteligentes e completas.

Muitas pessoas conhecem apenas as versões antigas do Excel, que precisavam de muito conhecimento técnico para geração de relatórios e ofereciam poucos recursos se comparado ao que se pode fazer hoje. As novas possibilidades surpreendem, assim como os resultados alcançados.

Nessa nova versão, é possível fazer conexões de dados, incorporar informações de fora do programa e se transformar em especialista na organização e no tratamento dos elementos dentro da ferramenta.

Exibir os próprios dados sem depender de ninguém, organizando a própria apresentação, otimiza tempo e traz insights valiosos para enriquecer o conteúdo.

No Excel é possível, por exemplo, conectar dados de diversos sistemas, conectar dados com a web, agrupar dados de forma inteligente e apresentá-los de forma coesa, com os melhores gráficos para cada situação, principalmente, sem depender de ninguém de TI.

Saber trabalhar com o Excel, significa ser bom em lidar com dados, com tecnologia. E claro, saber usar a ferramenta com inteligência faz a diferença na carreira de qualquer profissional.

Excel na empresa: Sobre Daniel Delgado

*Daniel Delgado é CEO da Doutores do Excel.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui conhecimentos avançados em Excel, PowerQuery, Power Pivot e Power BI. É responsável pelo desenvolvimento e coordenação de mais de 60 projetos em Excel.

Também é autor dos cursos “Excel para o mercado de trabalho do Básico ao Avançado”​ e “Excel para Especialistas”. Além disso, é professor de Excel em empresas de médio e grande porte.

Leia também – Não consegue entrevistas? Descubra se é você ou seu CV.