Precisa de incentivo para começar bem o dia? Educadora física indica seis exercícios para iniciar sua rotina com mais disposição

Nada de preguiça! Afaste os móveis e se jogue na atividade física, pois manter ativo é essencial para ter uma vida saudável

Sentir o corpo mais rígido pela manhã é normal. Isso acontece porque, durante o sono ficamos muito tempo na mesma posição; essa falta de movimento tanto muscular como articular é responsável pela sensação de rigidez. Conforme nos movimentamos, a sensação vai desaparecendo gradativamente.

Uma excelente forma de reduzir esse desconforto e ainda começar o dia com mais disposição é incluir atividade física na rotina matinal para promover movimento articular e alongamento. Os exercícios devem ser realizados de forma dinâmica, e não é necessário investir muito tempo: 15 minutos diários são suficientes para obter benefícios.

Exercícios para começar o dia: Os benefícios que a prática pode proporcionar

  • Ajuda os músculos a recuperar seu comprimento normal e melhora a flexibilidade.
  • Promove nutrição, aumento da produção de líquido sinovial e diminui a viscosidade articular.
  • Garante a manutenção dos movimentos e amplitude articulares.
  • Facilita a circulação sanguínea.
  • Proporciona a liberação de serotonina e endorfina que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

“Para dar início à atividade, não é necessário espaço ou ter vários acessórios, o mais importante é começar, ter foco, força de vontade e seguir o plano de exercícios. Os movimentos podem ser realizados durante a jornada de trabalho.

Enquanto dormimos, ficamos por muitas horas na mesma posição; ao longo do dia, é possível sentir algum tipo de desconforto e quadros de dor, e isso pode até contribuir para uma má postura. Invista em exercícios e movimente-se”, orienta Stephanie Iara Heidorn, educadora física na Bodytech Company.

Stephanie preparou seis exercícios para começar o dia com o pé direito.

Exercícios para começar o dia: Exercício 1. Rotação de quadril deitado

1) Rotação de quadril deitado (posição inicial)
1) Rotação de quadril deitado (posição final)
1) Rotação de quadril deitado (posição final)

Deitado de abdômen para cima, com os joelhos flexionados e os pés afastados, deixe os joelhos caírem para a direita e na sequência para a esquerda. Empurre sempre cada uma das pernas em direção ao chão.

Exercícios para começar o dia: Exercício 2. Alongamento dinâmico de posterior de coxa

2) Alongamento dinâmico de posterior de coxa (posição inicial)
2) Alongamento dinâmico de posterior de coxa (posição final)

De barriga para cima, com uma perna estendida no chão e a outra flexionada no peito, segure a perna flexionada por trás do joelho e abrace esta perna, trazendo-a na direção do peito; na sequência, estenda o joelho o máximo que conseguir.

Repita a sequência por 10 vezes e depois troque de perna; se sentir necessidade, use uma faixa para facilitar o movimento.

Exercícios para começar o dia: Exercício 3. Rotação torácica

3) Rotação torácica (posição inicial)
3) Rotação torácica (posição final)

Deitado de lado, com uma perna estendida próxima ao chão e a outra flexionada, estenda os dois braços para o mesmo lado.

O braço que vai conduzir o movimento é o que está em cima, gire o peito para o chão, deixando o braço mais a frente que o outro; na sequência, apoie as costas no chão, rodando o tronco e levando o braço para o lado oposto. Repita o exercício por 10 vezes em cada lado.

Exercícios para começar o dia: Exercício 4. Gato-vaca

4) Gato-vaca (posição inicial)
4) Gato-vaca (posição final)
4) Gato-vaca (posição final)

Em posição de quatro, com os apoios (joelhos e mãos), puxe o ar olhando para frente, estendendo a sua coluna; solte o ar olhando para o abdômen, flexionando a coluna, como um gato arrepiado. Faça a sequência por 10 vezes.

Exercícios para começar o dia: Exercício 5. Alongamento dinâmico de flexores de quadril

5) Alongamento dinâmico de Flexores de Quadril (posição inicial)
5) Alongamento dinâmico de Flexores de Quadril (posição inicial)

De joelhos no chão, passe uma das pernas para frente, impulsione o seu quadril na mesma direção, contraia o glúteo, alongando a parte anterior do quadril e volte. Repita a sequência por 10 vezes.

Exercícios para começar o dia: Exercício 6. Criança e cobra

6) Criança e cobra (posição inicial)
6) Criança e cobra (posição final)

De joelhos, sente-se nos calcanhares, soltando o corpo para frente. Dessa posição, se deite de abdômen para baixo e suba o seu tronco estendendo a coluna e empurrando o quadril contra o chão. Faça cinco movimentos.

Leia também – 14 exercícios de alongamento para fazer no Home Office.

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