Gestão estratégica: qual é o perfil do novo líder em tempos atuais?

gestão estratégica

Marcos Scaldelai, especialista em empreendedorismo e liderança, aponta as características essenciais que os líderes devem ter para motivar equipes e obter sucesso nos negócios.

A transformação digital está cada vez mais inserida no mundo atual, seja na vida pessoal como também nas relações de trabalho. Com a automatização de sistemas, a informatização de serviços e a capacitação tecnológica de equipes que se fizeram presentes necessariamente neste período de pandemia, muitas empresas vivenciaram de perto a importância de ter um líder preparado para superar quaisquer adversidades.

Esta modernização e adaptabilidade ao “novo normal” também potencializou questionamentos sobre a funcionalidade dos modelos de lideranças tradicionais que já não fazem mais parte do cenário empresarial da atualidade.

Gestão estratégica: No modelo antigo

Em muitos modelos antigos, o papel de um “chefe” era o de mandar e não dar espaço para ouvir sugestões e nem críticas por parte de seus colaboradores e, em muitos casos, de seus clientes também. A equipe apenas cumpria a função de receber ordens e executar o que lhe era pedido, sem autonomia para contribuir com ideias em prol do desenvolvimento dos negócios.
Contudo, esta gestão de trabalho já está obsoleta e quem está à frente do comando de uma empresa precisa mais do nunca estar aberto ao compartilhamento, entendimento, comprometimento e a realização do trabalho em equipe.

Para Marcos Scaldelai, especialista em comportamento de empreendedorismo e liderança, o líder moderno é aquele que engaja a sua equipe e inspira a todos com atitudes aplicadas na prática diária e que preza o coletivo.

Gestão estratégica: Ser líder nos tempos atuais

“Ser líder nos dias atuais exige muito mais do que ter competências técnicas. É preciso ir além de outras habilidades como ser uma pessoa conectada, generalista, minimalista, renovadora, capacitadora, conciliadora, com foco na solução, amar desafios, ter fome de produtividade, e, acima de tudo, ser humanizada”, revela o especialista.

A gestão estratégica dentro de uma empresa se faz como uma ferramenta capaz de promover a ordem, o desenvolvimento e o bem-estar de todos os envolvidos. A base central é conquistar uma relação amistosa em que cada colaborador tenha consciência de seu papel dentro da equipe e, com isso, dê o seu melhor com o objetivo de conquistar resultados satisfatórios em todos os aspectos.

Gestão estratégica: Os desafios dos líderes

Scaldelai reforça que um dos grandes desafios dos líderes é entender no próprio dia a dia o perfil de cada colaborador. “Uma equipe para trazer os melhores resultados para os negócios precisa ser mista. É necessário que, além de entender o perfil de cada profissional, o líder esteja também aberto para aprender com seus colaboradores, pois só assim conseguirá extrair o que há de melhor em cada um e converter isso em sucesso para todas as partes”, finaliza.

Gestão estratégica: Sobre Marcos Scaldelai

Marcos Henrique Scaldelai é empresário, palestrante e autor de livros. Formado em Propaganda & Marketing pela ESPM e com MBA em Gestão de Negócios na USP, passou com destaque por grandes companhias, como Nielsen, General Mills, Bertin e Bombril, onde foi presidente aos 36 anos.
Atualmente é presidente do maior Grupo de Líderes Empresariais do Noroeste Paulista, com mais de 123 empresas filiadas que, juntas, faturam mais de R﹩ 28 bilhões.
Criou a SCALDELAI Projetos de Crescimento, onde atua como gerador de Oportunidades em Marketing e Vendas para Pequenas e Médias empresas. É palestrante, especialista em atitudes de liderança e empreendedorismo.

É autor dos best-sellers Você pode mais! 99,9% não é 100% (Ed. Gente); Vendedor Falcão (Ed. Planeta do Brasil); Indispensável, Imbatível e Invencível (Ed.Gente) e o mais recente Líder Pronto Para Tudo (Ed. Gente).

Para mais informações sobre Marcos Scaldelai:
Leia também –

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

Acesse nosso LinkedIn.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui