Área de Finanças: veja tudo aqui
A área de finanças exige preparo e muito estudo. Pois bem, essa profissão pode ser desempenhada por pessoas formadas em cursos técnicos e de graduação e que gostem das áreas de gestão, administração e negócios.
Por isso, a profissão nessa área exige conhecimento em matemática, análise de mercado, planilhas e tendências do mercado financeiro.
Portanto, o profissional que atua nessa área pode ter formação superior em economia, administração, contabilidade, processos gerenciais, gestão e demais áreas que lidam com as finanças de uma empresa ou negócio.
No entanto, esses profissionais estão em constante transformação. Isso porque, o mercado financeiros é volátil, dinâmico e gera muitas demandas.
Então, os profissionais que sonham em trabalhar nessa área devem conhecer matemática, legislação, projetos e mercado e para continuarem competitivos precisam estar em constante desenvolvimento.
Profissões na área de finanças
Muito bem, a área de finanças exige a presença de diferentes tipos de profissionais, principalmente, os das seguinte áreas:
– Analista de Mercado Financeiro;
– Economista;
– Auditor Financeiro;
– Financial Controller;
– Analista Contábil;
– Analista de RI;
– Gerente / Coordenador de Planejamento Estratégico;
– Gerente / Coordenador Fiscal;
– Analista de Custos;
– Analista de Controladoria.
Portanto, as possibilidades para trabalhar com finanças são imensas.
A gestão na área de finanças
Bem, o gestor formado e especializado em gestão na área de finananças apresenta técnicas, métodos, tecnologias e conceitos financeiros para analisar demonstrativos de contas e investimentos.
Assim, ele lida com dados contábeis, buscando otimizar os investimentos da empresa, desenvolve o gerenciamento e o controle de orçamento, assim como os custos de cada setor de produção e serviços. Além disso, ele atua no apoio para a tomada de decisão nas empresas e nos projetos.
A profissão em gestão na área financeira
A área financeira requer, muitas vezes, a presença de um profissional especializado em gestão financeira. É importante, pois, que ele atue no controle dos gastos e dos custos, para tornar a empresa mais sadia financeiramente e mais enxuta.
E, desde os anos 2000, o Brasil tem crescido na oferta de cursos na área de finanças. Com isso, os formandos conquistaram o direito de obter o registro no Conselho Regional de Administração.
Então, dentre as principais competências di profissional da área financeira podemos destacar:
- Responsabilidade social e ética;
- Visão estratégica;
- Visão global e sistêmica das organizações;
- Raciocínio lógico, crítico e analítico;
- Liderança e capacidade de trabalhar em equipe;
- Pensamento coletivo e individual;
- Boa comunicação oral e escrita;
- Iniciativa e empreendedorismo;
- Capacidade de avaliar riscos e tomar decisões;
- Flexibilidade e adaptabilidade às mudanças organizacionais, tecnológicas e de mercado;
- Organização e planejamento.
Em resumo
Assim, a carreira na área de finanças é necessária para a administração e controle das receitas da empresa. Considerando que o profissional da área, além de ter amplo domínio sobre números, também precisa ter conhecimento interdisciplinar em mercados, marketing, posicionamento de produtos, qualidade de serviços entre outros aspectos.
Portanto, a profissão exige conhecimento em diferentes áreas para determinar os cálculos certos para cada tipo de negócio, projeto e empresa.
Então, o profissional dessa área precisa buscar formação e estar sempre se atualizando para crescer num mercado cada vez mais competitivo.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Então, compartilha com seus amigos em dúvida sobre qual área escolher!