Home Office: 70% ainda não conseguem equilibrar vida pessoal e profissional

Home office

Segunda onda: Pesquisa Banco Original e 4CO sobre home office na quarentena aponta que paulistas estão buscando maneiras para se adaptar à nova rotina.

• O levantamento, aponta que 79% dos entrevistados ajustaram várias vezes a maneira como organizam as atividades ao longo desse período, o que representa um aumento de 6 pontos percentuais em relação a primeira onda

• Os dados revelam ainda uma queda de 8 pontos percentuais entre os trabalhadores que estão conseguindo equilibrar bem o tempo profissional e o pessoal. Número foi de 78% para 70%

Depois de mais de 100 dias de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, como os paulistas estão lidando com a experiência de trabalho remoto forçado? O Original – primeiro banco brasileiro a permitir abertura de conta 100% digital.

Home office: nova onda de pesquisa

Encomendou uma nova onda da pesquisa sobre home office durante o período de quarentena para entender como os moradores do estado estão se sentindo e obteve informações reveladoras como uma maior dificuldade em equilibrar as tarefas profissionais e pessoais.

O estudo, foi realizado pela consultoria 4CO, ouviu 606 moradores de São Paulo.

Home office: primeira onda da pesquisa

Na primeira onda, realizada no início da quarentena, os resultados apontavam que 70% dos entrevistados que migraram para o trabalho remoto consideravam que a produtividade estava igual ou maior que antes do isolamento social.

E, apesar de os índices do segundo recorte terem se mantido estáveis em muitos níveis, principalmente na questão da produtividade, que segue nos 70% na segunda onda, os respondentes apontam que precisaram promover mais mudanças no dia a dia: 70% afirmam ainda que tem conseguido se organizar melhor entre trabalho e vida pessoal, mas com necessidade de diversas adaptações na rotina (79%) e revelam que precisaram buscar informações sobre o tema na internet (58%).

No primeiro pulso, 73% dos respondentes afirmaram que passaram por diversas adaptações e a busca por informações correspondia a 51% das respostas. Em termos de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, 78% dos paulistas conseguia ter uma distinção, mostrando uma queda de 8 pontos do indicador.

Home office: o que o diretor da Consultoria 4CO conta

“Percebemos que, conforme o isolamento social avança, aumenta a necessidade de adaptação da rotina das pessoas. Podemos enxergar essa realidade nos dados coletados. Percebemos também como a facilidade ao acesso das informações influencia o momento atual.” avalia Bruno Carramenha, diretor da consultoria 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional.

Fonte: Pesquisa Original e 4CO sobre Trabalho Remoto na Quarentena (1 a 22 de maio de 2020)

Home office: o isolamento tem afetado cada vez mais

Além disso, 60% ainda acham a experiência muito cansativa em virtude do contexto – em abril eram 57% -, e 46% afirmam que o isolamento tem afetado a experiência com o trabalho remoto, frente a 41% na primeira fase.

“Na análise geral percebemos que há uma indicação de que o trabalhador tem precisado adaptar mais sua dinâmica de trabalho no modelo remoto e vem encontrando na internet uma fonte de informação”, complementa Bruno Carramenha

“O home office durante o isolamento virou um tema para todas as empresas. No Original, buscamos entender o impacto desse momento para adequar um modelo mais satisfatório. Os insights são interessantes tanto para entender melhor nosso cliente, centro das nossas estratégias, quanto o público interno”, destaca Luis Aniceto, superintendente executivo de Estratégia, Pessoas e Design Organizacional do Banco Original.

Home office: sobre a pesquisa Banco Original/4CO “Trabalho remoto e isolamento social”

A pesquisa Banco Original/4CO “Trabalho remoto e isolamento social – Pulso 2” é uma realização da consultoria 4CO entre os dias 1º e 22 de maio, com uma amostra de 606 entrevistas em parceria com o Banco Original.

Realizada de forma online, a pesquisa envolveu trabalhadores acima de 21 anos de empresas instaladas no Estado de São Paulo que precisaram passar a praticar o home office em decorrência do isolamento social. O primeiro pulso da pesquisa foi realizado entre 08 e 15 de abril, com uma amostra de 695 entrevistas

Home office: sobre o Banco Original

O Banco Original é um uma instituição financeira brasileira privada com mais de 3,5 milhões de clientes e foi o primeiro banco no Brasil que permitiu a abertura de conta corrente 100% por meio de dispositivos móveis.

Tem atuação nos segmentos varejo (pessoa física e empreendedores), empresas (pequenas, médias e grandes empresas), fintechs (por meio da unidade de Bank as a Service) e carteiras digitais (por meio da sua controlada PicPay).

O aplicativo Banco Original é o mais completo entre os digitais e está disponível tanto para iOS como também para Android e permite a solicitação de abertura de conta e sua plena movimentação (pagamentos, transferências, empréstimos, investimentos, entre outros).

Home office: sobre a 4CO

A 4CO é uma consultoria de Comunicação e a Cultura Organizacional que auxilia organizações em processos de transformação, com atuação em projetos para empresas como Coca-Cola FEMSA, GPA, Grupo São Martinho, Banco Itaú, Seguros Unimed, Danone, Pirelli, Saint-Gobain e diversas outras.

Sua trajetória de publicação de pesquisas proprietárias sobre o mercado de trabalho começou em 2015, com o estudo “WhatsApp, Trabalho e Comunicação”.

Foi seguida por “Diversidade no Contexto das Empresas Brasileiras”, de 2017, que jogou luz sobre o tema da diversidade no universo corporativo, e, mais recentemente, a consultoria lançou a pesquisa “Trabalho e Sofrimento Psíquico”, publicada em livro em 2019. Todas as pesquisas estão disponíveis em http://www.4co.com.br .

Leia também sobre a pesquisa onde conta que 86% das empresas aderiram ao modelo home office de trabalho.