Google search engine
InícioMercado de TrabalhoEstudo aponta distância e comportamento como fatores decisivos na hora da contratação

Estudo aponta distância e comportamento como fatores decisivos na hora da contratação

Levantamento do aplicativo Trampolim identificou critérios de quem contrata para vagas operacionais em pequenos comércios.

O tempo que um colaborador leva para chegar ao trabalho é um dos pontos decisivos na hora de contratar alguém. Um levantamento com pequenos comércios realizado pelo Trampolim , aplicativo de compartilhamento colaborativo de vagas, identificou que a distância e o comportamento são os fatores que têm maior influência na contratação de um profissional para cargos operacionais, seguido de antecedentes criminais, experiências anteriores e tempo de permanência.

Hora da contratação: na maioria dos casos

“Em muitos casos, o candidato pode ser bom e se encaixar no perfil da vaga, mas o fato de levar horas para se deslocar até a empresa faz com que ele não avance no processo seletivo. Além disso, a longa distância está relacionada à rotatividade em uma organização, já que muitas vezes o candidato passa a considerar trocar de emprego por conta do desgaste na locomoção”, explica o gerente de produtos da startup, Bruno Rizzato.

Em São Paulo, maior metrópole da América Latina, 70% das pessoas gastam mais de uma hora no deslocamento ao trabalho, segundo dados publicados pela empresa Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec). Diante disso, Bruno Rizzato lembra que o recurso de geolocalização dentro do Trampolim aproxima os profissionais de vagas perto de casa. “O aplicativo pode mostrar as oportunidades de emprego em placas que estão disponíveis na região em que o usuário mora, em locais que ele normalmente não está acostumado a passar na frente. Isso evita custos de deslocamento e aumenta a vantagem competitiva”.

Hora da contratação: fator de peso

Outro fator de peso na hora da contratação é o comportamento, apontou a pesquisa. A postura ao se candidatar para uma vaga, seja de forma presencial ou digital, vale como critério para definir se uma pessoa será contratada ou desclassificada no processo. Para aqueles que procuram ingressar no mercado de trabalho e causar uma boa impressão no recrutador, Bruno ressalta a importância de ter uma boa comunicação e demonstrar interesse na vaga.

Hora da contratação: candidatura física

“Na candidatura física, antes de tudo, é importante deixar o currículo com a pessoa responsável pela captação, se apresentar de forma breve e se colocar à disposição. Já via redes sociais, recomendo escolher bem a foto de perfil para que não haja constrangimentos e confusões, evitar mensagens fora do horário comercial e o uso de linguagem e emojis inapropriados. Em ambos os casos, se comunicar de forma assertiva e estar disposto e interessado na vaga, são a chave para conquistar o emprego desejado”, finaliza.

Hora da contratação: sobre o App Trampolim

O Trampolim é o primeiro aplicativo colaborativo de empregos, no qual os próprios usuários compartilham vagas e oportunidades de emprego de pequenos estabelecimentos, lojas de bairro e serviços que normalmente são divulgadas na vitrine/porta dos estabelecimentos e não são publicadas em sites tradicionais de emprego.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras