Especialista dá dicas para turbinar Networking Virtual

networking virtual

Tantas consequências observadas mundo afora, a pandemia trouxe mudanças aparentemente irrevogáveis, assim como o networking virtual.

Uma delas, a tendência ao trabalho Home Office, começou como caminho emergencial e hoje já é visto como alternativa para economizar e agilizar processos em diferentes áreas de atuação.

De profissionais autônomos a grandes empresas, a verdade é que essa onda de trabalhar de casa traz uma outra questão importantíssima, que mexe com o mercado de uma forma geral.

E a pergunta que fica é: como construir (ou manter) uma rede de contatos para trocar experiências e informações num cenário cada vez mais virtual?

Networking Virtual: Para muitas pessoas, isso se torna quase impossível sem o contato físico

Os encontros em eventos, reuniões ou cafés. Mas a consultora de Marketing Pessoal, Cinthia Almeida, garante que é mais simples do que parece.

“As redes, independente de serem presenciais ou online, estão ao alcance de todos. Basta um pouco de disciplina e ir atrás de pessoas que possam acrescentar algo a sua carreira ou vida, e vice-versa.

Estar aberto para escutar o outro, para o aprendizado constante (lifelong learning), para compartilhar experiências e receber feedbacks são ótimos passos para ter um networking rico e ativo, independente do canal”, afirma.

Para quem ainda não tem muita intimidade com networking virtual, Cinthia explica que há diversas formas de realizá-lo adequadamente.

O primeiro passo é estabelecer um objetivo e pensar onde estão os contatos que busca, com quais pessoas gostaria de se conectar e como se aproximar delas.

Estude sobre elas e demonstre o que vocês podem ter em comum. Dessa maneira, será mais fácil criar oportunidades para iniciar um diálogo.

“Se a pessoa que você quer entrar em contato oferece algum produto ou serviço, compre algo dela. Se aproxime com o que poderá ajudá-la e aproveite também para se tornar expert ou conhecedor em algo novo”, completa a consultora.

Outra dica relevante é entrar em grupos de interesse comum nas redes sociais e assistir a lives, webinários e cursos. “Mas cuidado para não ser invasivo, para não pedir algo sem gerar a confiança do seu lado e mesmo em demonstrar uma imagem de pessoa que não é a que você gostaria de ser reconhecido.

O mundo online permite que qualquer um poste o que quiser e é só um recorte do que você e o outro são na vida offline”, alerta Cinthia.

Networking Virtual: Perdi meu emprego, e agora?

Se a recolocação profissional normalmente é um processo desafiador, com as mudanças no mercado de trabalho isso ficou ainda mais acentuado. Como se comportar, por exemplo, em uma entrevista virtual de emprego?

De acordo com Cinthia Almeida, consultora de Marketing Pessoal, as principais dificuldades estão relacionadas a não poder criar a empatia com um contato físico, já que alguns gestos, olhares e presença de marca pessoal são mais facilmente notados quando estamos frente a frente com o entrevistador.

Entretanto, existem algumas técnicas de marketing pessoal para o ambiente online que podem auxiliar e garantir um diferencial com relação aos outros candidatos:

– Vista-se adequadamente para uma entrevista, entendendo qual a cultura da empresa e dress code.

– Deixe a câmera com um distanciamento para que a outra pessoa consiga perceber e visualizar seus gestos e feições.- Tenha um cenário atrás do seu vídeo condizente com sua marca pessoal, mas que não dispute atenção com você.

– Tente, sempre que possível, fazer entrevista em um ambiente com áudio adequado e sem interrupções.

– Use um tom de voz alegre, animado e com pausas para mostrar motivação e prender a atenção de quem o ouve.

– Tenha um discurso preparado de quem é você, porque você quer a vaga e porque deveriam te contratar.

– Teste-se em frente a câmera e grave, se possível, para ensaiar. Se familiarize com gravações. Temos visto muitas empresas, inclusive, trocando os currículos por vídeos de candidatos.

– E o principal, mantenha a autenticidade e a essência da sua marca pessoal, tomando os devidos cuidados para não mostrar algo que não te represente.

Networking Virtual: Como empreender no universo online?

Para quem está buscado novos negócios ou clientes, o mais importante é não deixar de interagir. Participar de grupos de interesse em diferentes redes sociais, produzir conteúdo relevante e de autoria, que transforme a vida das pessoas por meio daquilo que se vende.

“No caso de produtos físicos, em que as pessoas só conseguem ver os reais benefícios quando manipulados, o desafio é maior. Mas ainda assim, nada que um bom vídeo demonstrativo não possa ajudar. Se possível, envie amostras para o seu potencial consumidor”, sugere Cinthia.

Para todos os outros casos, é possível focar em uma boa apresentação profissional, demonstrar conhecimento e segurança no que está oferecendo e estar disponível para tirar dúvidas. “Desempenhar um bom atendimento fará com que você crie bons e possivelmente duradouros relacionamentos, então, invista em uma ótima comunicação para que as pessoas saibam exatamente o que você faz”, finaliza.

Networking Virtual: Sobre Cinthia Almeida

Com formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas, e MBA em Marketing pela ESPM, Cinthia construiu uma sólida carreira na área de marketing de grandes empresas no Brasil.

Em seus mais de 15 anos de experiência, adquiriu bagagem suficiente para trilhar o próprio caminho como Consultora de Marketing Pessoal, colaborando com o sucesso de profissionais de diversas partes do mundo, por meio de encontros online ou presenciais.

Há 3 anos morando em Michigan, EUA, especializou-se em Personal Branding e Liderança Feminina, certificados obtidos em diferentes instituições de ensino norte-americanas.

Networking Virtual: Alguns temas para debate

– Marketing Pessoal, Marca Pessoal, Liderança e Propósito.

– Empreendedorismo feminino

– Igualdade de gênero nas empresas

– Empoderamento feminino

– Liderança feminina

– Maternidade e carreira

– Diversidade e inclusão

– Autoconhecimento

– Propósito

Networking Virtual: Produtos oferecidos

– Jornada Marketing Pessoal

– Raio X Marca Pessoal

– Projetos Taylor Made / Mentorias / Cursos / Palestras.

Leia também – Networking: A importância do bom relacionamento diante da pandemia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui