Google search engine
InícioMercado de TrabalhoBrasileiras reavaliam carreiras na pandemia, aponta pesquisa da Pearson

Brasileiras reavaliam carreiras na pandemia, aponta pesquisa da Pearson

Em estudo realizado em seis país, maioria das mulheres afirmam estarem apostando em si mesmas para o futuro e planejam abrir o próprio negócio no próximo ano.

Maior empresa de aprendizagem do mundo, a Pearson acaba de divulgar os resultados da Global Learner Survey 2021 – Parte 3.
A pesquisa, que ouve populações de diversos países para identificar percepções e expectativas sobre a educação, está sendo realizada e publicada em vários capítulos temáticos ao longo do ano.
A terceira parte ouviu mulheres empregadas ou procurando emprego em seis países (Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Reino Unidos e México) para entender como o cenário de Covid-19 no mundo afetou a vida das mulheres tanto na carreira como na vida pessoal.

Carreiras na pandemia: no Brasil

No Brasil, 84% das respondentes afirmaram que estão usando a pandemia como uma oportunidade para reavaliar suas vidas, principalmente as carreiras. Esse número passa para 86% entre as brasileiras da chamada Geração Z (entre 14 e 24 anos), 84% para as Millenials (25 a 40 anos), 79% para as Geração X (40 a 60 anos) e 89% para as Baby Boomers (nascidas entre as décadas de 60 e 70).

Quando questionadas sobre o que pretendem fazer, mulheres de diversas gerações e países responderam que planejam tomar as medidas necessárias para iniciar seus negócios próprios no próximo ano. No Brasil elas também apresentaram essa percepção, com 30% entre as mulheres da Geração Z, 33% para as Millenials, 37% na Geração X e 41% para as Baby Boomers.

Carreiras na pandemia: um outro dado

Outro dado levantado pela Pearson foi o posicionamento em relação ao uso de máscaras nos escritórios físicos e ambientes educacionais. Cerca de 94% da base geral de entrevistadas brasileiras com e sem filhos concordam com o uso no meio corporativo. Já globalmente esse número é um pouco menor, mas significativo chegando a 85% que apoiam a utilização em seus locais de trabalho e 85% nas escolas.

Carreiras na pandemia: o estudo

A Pearson conduziu o estudo em parceria com a Morning Consult, empresa global de inteligência de dados sediada nos Estados Unidos. Ao todo, foram ouvidas mil mulheres a partir dos 18 anos, por meio de entrevistas online, entre os dias 17 de agosto e 5 de setembro. Os resultados são representativos da população com acesso à internet em cada país, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

“Mesmo com os desafios de saúde mental, viés de gênero e uma pandemia que as deixou ainda mais multitarefas e potencializou todas as diferenças que já havia no mercado, as mulheres seguem buscando melhores oportunidades de trabalho. Além de desenvolverem novas habilidades, principalmente as com foco em empreendedorismo e em liderança”, afirma Heloisa Avilez Guerato, Diretora Comercial da Pearson.

Carreiras na pandemia: outras descobertas desta edição da Global Learner Survey.

• Existe um impacto percebido desde o início da COVID-19 no México e no Brasil de acordo com mulheres de todas as gerações. No México, a confiança em suas carreiras entre as mulheres Baby Boomers está diminuindo (42%), além disso elas sentem também mudança nos salários (46%). Esse cenário vem sendo compartilhado também por China e Índia preocupadas com as consequências da pandemia, onde acreditam que o retrocesso econômico para as mulheres levará pelo menos 10 anos para ser recuperado.

• No Brasil (87%), China (70%) e México (79%), a maioria das mulheres acreditam têm menos oportunidades do que os homens no local de trabalho. Entre as mulheres da Geração X e também baby boomer que procuram trabalho em países como Brasil, China, Índia e México estão preocupadas com a idade e o gênero também serem uma barreira. Especialmente na Índia, elas ainda temem que sua raça e/ou etnia possa ser mais um empecilho.

• Habilidades de empreendedorismo estão entre as mais desejadas em mulheres da Geração X (31%) e Baby Boomer (29%) do Brasil. A pandemia aumentou o interesse global das mulheres em aprender novas habilidades, com 88% das que procuram trabalho buscando incrementar suas habilidades profissionais para se tornarem melhores candidatas a empregos.

• Mulheres no Brasil, Índia e México acreditam que a incerteza financeira resultante da pandemia as colocou em situação de violência doméstica. No Brasil, mais de 90% das mulheres ao longo das gerações acreditam que problemas financeiros colocaram as mulheres em situações de violência doméstica. Sobre a PearsonA aprendizagem é a força mais poderosa para mudar o mundo. Mais de 20 mil funcionários da Pearson levam nossos produtos e serviços a países ao redor de todo o planeta e trabalham por um mesmo propósito: ajudar todas as pessoas a atingirem seu potencial por meio do aprendizado. Fazemos isso oferecendo conteúdo digital e experiências de aprendizagem de alta qualidade, além de avaliações e certificações que ajudam as pessoas a desenvolverem suas habilidades e crescerem junto com o mundo ao seu redor. Nós somos a empresa líder em aprendizagem no mundo.

Carreiras na pandemia: Sobre a Pearson

A aprendizagem é a força mais poderosa para mudar o mundo. Mais de 20 mil funcionários da Pearson levam nossos produtos e serviços a países ao redor de todo o planeta e trabalham por um mesmo propósito: ajudar todas as pessoas a atingirem seu potencial por meio do aprendizado.

Fazemos isso oferecendo conteúdo digital e experiências de aprendizagem de alta qualidade, além de avaliações e certificações que ajudam as pessoas a desenvolverem suas habilidades e crescerem junto com o mundo ao seu redor. Nós somos a empresa líder em aprendizagem no mundo.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras