KPMG aponta estratégias prioritárias para o sucesso das empresas de telecomunicações

KPMG aponta 4 estratégias

KPMG aponta 4 estratégias que as empresas de telecomunicações devem priorizar para sobreviverem e crescerem na nova realidade.

O futuro das empresas de telecomunicações depende de estratégias assertivas considerando um cenário de novas tecnologias, incerteza regulatória e risco de recessão. São novos desafios aos modelos tradicionais de negócio, com intensificação das expectativas dos consumidores e um crescimento em escala sem precedentes da hipercompetitividade. O setor também está sendo impactado pela necessidade de contemplar a agenda ESG e uma pressão crescente de regulação, cenário que impactará diretamente o futuro dessas empresas. Essas são algumas das conclusões da publicação “Future of Telco”, conduzida pela KPMG com mais de 300 executivos líderes em organizações de telecomunicações de diversos países.

O conteúdo destacou ainda que, nesse cenário desafiador, não faltam oportunidades de crescimento. Para sobreviverem e crescerem nessa nova realidade, as empresas de telecomunicações devem priorizar 4 estratégias principais:

KPMG aponta 4 estratégias: confira

1- Duplicação da rede: é fundamental que as empresas de telecomunicações ampliem investimentos e abordagens em conectividade e infraestrutura de rede. O foco deve estar no fornecimento de conectividade em escala, velocidade e alta disponibilidade.

2- Foco no front-end digital: é um imperativo estratégico elas se concentrarem nas vendas e no front-end marketing, deixando a conectividade e a maioria dos serviços para outros players. O sucesso no front-end digital pode exigir um ecossistema significativo de parcerias e alianças, mais foco em inovação de produtos e experiência do cliente.

3- Melhoria dos serviços gerenciados: esse caminho é muito promissor, que consiste, basicamente, em subir na cadeia de valor, por meio da oferta de um conjunto completo de soluções aos clientes. A possibilidade de agregar valor é vasta. No business to business as empresas de telecomunicações já oferecem soluções como gerenciamento de serviços de segurança e de rede (NaaS). Para se manterem relevantes, precisam criar serviços, desenvolver ecossistemas cada vez melhores e apostar em estratégias baseadas em insights.

4- Fazer o salto telco-to-techco: o trocadilho significa algo como “evoluir da telecomunicação para a telecomunicação tecnológica”. Muitas empresas de telecomunicações estão tentando se reinventar como empresas de tecnologia. Só que isso não é simples e, para atingirem esse objetivo, além de muito planejamento estratégico, precisam investir mais em parcerias.

“Adicionalmente às quatro estratégias apontadas acima e de forma tranversal, diante da ampliação global das redes 5G, a conectividade por meio das APIS (Application Programming Interfaces) proporcionará grandes oportunidades para o desenvolvimento de novos modelos de negócios e formas de monetização da rede a partir do uso de dados. A personalização da jornada do consumidor e a conexão das marcas trarão melhorias para a experiência dos clientes em tempo real e de maneira realmente contextualizada com o uso de tecnologias como edge computing”, afirma Márcio Kanamaru, sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Sobre a KPMG – Twitter Site Linkedin Facebook

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.

PraCarreiras e a mentoria de carreira

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!