Levantamento da YouGov: quase metade dos CEOs afirma que o mais importante é ter energia barata, sendo verde ou não.
Dados deste mês de abril divulgados pela YouGov, multinacional especialista em pesquisa on-line, mostram contradições no discurso de executivos brasileiros no que se refere à atenção com o meio ambiente. Apesar de termos um percentual estaticamente mais alto de CEOs e membros de diretoria das organizações afirmando estarem preocupados com as questões ambientais (61,5%, contra 41% da média brasileira), são eles mesmos que concordam, por exemplo, que produtos verdes são apenas uma forma de o governo gerar mais dinheiro.
Os dados apontam que os demais gestores C-Level, de nível sênior e médio, se consideram defensores do meio ambiente acima da média brasileira que trabalha em empresas. Estes executivos dizem apoiar tecnologias e sistemas que poderiam ajudar a reduzir o impacto negativo das atividades humanas no meio ambiente: 77% dos CEOs dizem que a energia verde é o futuro, e para quase 8 em cada 10 executivos em outras áreas C-Level, os veículos elétricos são a próxima etapa na indústria automotiva. Estas declarações, em primeira instância, parecem indicar um forte apoio às tendências pró-ambientais.
Segundo David Eastman, diretor-geral da YouGov na América Latina, o que chama a atenção nos dados são as contradições apontadas pelos executivos, sobre seus supostos compromissos com o meio ambiente. “Por exemplo, 40% dos CEOs no Brasil acreditam que os produtos verdes são apenas uma forma de o governo gerar mais dinheiro, um número substancialmente maior do que os 25,7% da média dos trabalhadores nas empresas. Também 55,3% dos outros executivos no nível C-Level acreditam que as pessoas se preocupam demais com o meio ambiente, um número também estatisticamente maior do que a média nacional de 43%”, analisa.
Levantamento da YouGov: inconsistência
As inconsistências não param por aí. Os dados mostram que: 58,7% dos CEOs do país dizem que todos deveriam dirigir menos para salvar o meio ambiente; dois terços estariam dispostos a pagar mais por energia sustentável; e seis em cada dez dizem que só compram produtos de marcas social e ambientalmente responsáveis. Ao mesmo tempo, eles são também o grupo que mais frequentemente afirma concordar em que não importa se a energia é verde ou não, desde que seja barata (48,9%, em comparação com o 37,9% da média).
Estes mesmos executivos também são os que mais frequentemente dizem que os produtos ecológicos são mais caros, que precisam de ajuda para reduzir o uso de plástico e que dá muito trabalho reciclar (68,5%, 57,9%, e 52,5%, respectivamente).
“Estas aparentes inconsistências podem refletir uma visão muito específica da realidade brasileira, o que os motiva a buscar iniciativas verdes, mas não a fazer tudo o que poderiam fazer. Por exemplo, 21,5% dos CEOs no Brasil dizem ter doado para causas de conservação e ambientais nos últimos três meses, o maior percentual na divisão para o nível gerencial”.
“Esta é a evidência do seu interesse pela proteção do ecossistema. Ao mesmo tempo, eles também são os que mais frequentemente (66,7%) concordam em que as grandes empresas estão realmente trabalhando para melhorar seus impactos no ecossistema, a maior porcentagem na análise. Ou seja, eles percebem que as companhias (incluindo presumivelmente aquelas para as quais trabalham) já estão fazendo um bom trabalho no cuidado com o meio ambiente e, portanto, têm uma visão mais neutra sobre a reciclagem, compra de energia sustentável e o uso de plásticos”, compartilha Eastman.
O diretor ressalta que nenhuma dessas declarações reflete necessariamente o comportamento desses gerentes como representantes e tomadores de decisão dentro das suas empresas. Os consultados pela YouGov respondem a partir da sua posição como indivíduos, e frequentemente consideram as suas respostas com relação às suas vidas privadas. Mas estas percepções pessoais podem estar afetando suas tomadas de decisão no ambiente empresarial, considerando que são os CEOs que mais frequentemente têm poder de decisão sobre questões ambientais dentro de suas respectivas empresas.
Metodologia
YouGov Profiles é baseado em dados coletados continuamente e pesquisas contínuas, em vez de um único questionário limitado. Os dados de perfis para o Brasil são nacionalmente representativos e ponderados por idade, gênero e região. Saiba mais sobre o Profiles.
Sobre a YouGov
A YouGov é uma multinacional de origem britânica, pioneira em pesquisa de mercado on-line e ferramentas que integram o planejamento e o monitoramento de dados, garantindo informações mais precisas e ágeis de serem acionadas por seus clientes. Presente em cerca de 70 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Ásia-Pacífico e África, a empresa possui uma das maiores redes de pesquisa do mundo. São mais de 22 milhões de membros registrados em seu painel.
Com dados acumulados ao longo de 20 anos de operação, a YouGov utiliza os chamados “dados vivos” – informações do consumidor continuamente atualizadas, precisas e acionáveis. A missão da empresa é oferecer uma visão incomparável sobre o que o mundo pensa, com soluções inovadoras que ajudam as marcas, proprietários de mídia e agências mais reconhecidas internacionalmente a planejar, ativar e acompanhar melhor suas atividades de marketing. Os dados da YouGov são regularmente referenciados pela imprensa global, sendo a segunda fonte de pesquisa de mercado mais citada no mundo.
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