56,3% dos diretores afirmam que não conseguem conciliar lazer e trabalho; Uranio Bonoldi mostra um caminho para encontrar o equilíbrio.
De acordo com levantamento realizado pela startup de pesquisas Pulse com 84 empresas e mais de 7 mil profissionais, os diretores executivos estão se sentindo mais sobrecarregados, estressados e com dificuldade para equilibrar lazer e trabalho: 56,3% destacaram que a carga de trabalho está alta – no caso dos não gestores, esse nível despenca para 25,6%. “O líder sabe que quanto mais cresce na carreira, maior são as responsabilidades e demandas, ou seja, as pressões não diminuirão, mas cabe a ele agir para que o caminho seja mais equilibrado e menos estressante”, explica Uranio Bonoldi, consultor em planejamento estratégico e governança corporativa.
Cargos de gestão: Busca pelo equilíbrio
Mas a busca pelo equilíbrio entre trabalho e descanso, empresa e família, dedicação e relaxamento não é das mais simples. Uma parte fundamental dessa busca é saber quando descansar.
Com as tecnologias que existem hoje, acaba sendo cada vez mais difícil sair do trabalho – smartphones, tablets e notebooks acabam fazendo com que o gestor fique em constante estado de prontidão, sempre alerta para responder demandas – “por isso, é importante delimitar um horário para se desligar, nem que seja por apenas quatro ou três horas.
O tempo para a higiene mental, para cuidar de si próprio, fazer algo que não seja relacionado ao trabalho deve entrar na rotina”, comenta o especialista.
Cargos de gestão: Repensar as coisas
Além da hora para não pensar em trabalho, repassar aquilo que outros profissionais podem fazer em seu lugar, ajuda a suavizar a pressão. “Delegar funções é imprescindível para manter uma boa saúde mental, afinal, ninguém dá conta de tudo sozinho.
Daí a importância também de treinar os colaboradores, de incentivá-los, ter uma boa relação com a equipe para que ela possa estar na sua retaguarda de maneira assertiva”. Exercícios físicos regulares e sessões de conversa com os funcionários também ajudam a dissipar a sobrecarga – “dar e receber feedbacks incentiva a participação na empresa e motiva os colaboradores, o que mais uma vez, desafoga a correria do gestor no dia a dia”.
Cargos de gestão: Um outro ponto
Outro ponto que ajuda a pensarmos em equilibrar nosso dia a dia é o que Uranio chama de 8, 8, 8. Ou seja, “procure destinar 8 horas ao trabalho, 8 horas ao lazer, – que inclui leituras, exercícios físicos, estar com a família e 8 horas de sono. Claro, dependendo do cargo, esta relação pode mudar, por exemplo, 11, 6 e 7, respectivamente. Sem problema, mas o importante é saber que precisamos e devemos ter a disciplina de equilibrar nossas atividades diárias ou semanais”.
Gerenciar o tempo e ter disciplina para dar prioridade ao que é mais importante e evitar procrastinações também faz com que o estresse seja reduzido. “Fuja das reuniões improdutivas, crie uma escala e coloque pesos para as principais questões a serem resolvidas, estabelecendo metas que você e a equipe são capazes de alcançar, – dessa maneira, você respeita os limites do seu corpo e da sua mente”, finaliza Uranio.
Cargos de gestão: Sobre Uranio Bonoldi
Uranio Bonoldi é consultor em planejamento estratégico e governança corporativa, professor do Executive MBA da Fundação Dom Cabral, onde leciona sobre “Poder e Tomada de Decisão”, escritor e palestrante. Trabalha por mais de 30 anos em cargos de alta gestão, dentre os quais, CEO da Fundação Butantan.
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