LinkedIn orienta recém-formados e revela ainda que profissionais com MBA têm mais chances de chegar a cargos de liderança.
Em um cenário em que cada vez mais profissionais estão conquistando seus diplomas e ingressando no mercado de trabalho para iniciarem suas carreiras, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, publica o Guia Para Recém-formados 2023, com o objetivo de apoiar e orientar os iniciantes em seus primeiros passos profissionais. O levantamento trouxe as áreas e indústrias com maior crescimento nas contratações entre recém-formados, além das competências mais citadas nas descrições de vagas de nível iniciante e intermediário.
O mercado de trabalho está passando por uma série de mudanças e para os recém-formados isso não seria diferente, pois iniciar a carreira em uma realidade pós-pandêmica, de incertezas econômicas e novos modelos de atuação entrando em vigor, é um grande desafio. Em janeiro de 2023, a taxa de contratação do LinkedIn no Brasil, que leva em conta o número de usuários da plataforma que atualizaram seus perfis com novos empregos, caiu 15,8% em relação ao ano anterior para os profissionais com um diploma de bacharel e 23,6% para quem tem um MBA. A taxa geral de contratação no Brasil (ou seja, sem considerar a formação dos profissionais) caiu 15% no período.
“Apesar de não serem positivos, esses números não devem desencorajar os jovens profissionais, pois existem caminhos que podem auxiliar seu sucesso nessa fase inicial. Considerando que os recém-formados podem não ter uma bagagem de experiência muito grande, vemos, por exemplo, uma forte tendência de contratações sendo feitas com base em habilidades, que idealmente devem mesclar o lado técnico e comportamental (soft e hard skills), trazendo atributos que podem ser o destaque que esses profissionais vão precisar nos processos seletivos. Portanto, é muito importante que se concentrem no desenvolvimento de habilidades e, principalmente, estejam dispostos a aprender e se adaptar constantemente”, afirma Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil.
No caso de quem deseja obter uma visão mais aprofundada do mundo corporativo e desenvolver novas competências, o MBA (sigla para Master in Business Administration) pode ser uma boa alternativa. Dados do LinkedIn, que analisaram os movimentos de carreira de quem concluiu um MBA e daqueles que têm como formação mais recente um bacharelado, mostram que:
- Pessoas com um MBA têm maior probabilidade de chegar a um cargo de diretor(a) ou vice-presidente do que aqueles que têm apenas um bacharelado – e isso foi observado em todos os setores.
- Aqueles que concluíram o MBA em 2008 tiveram 70% mais probabilidades de chegar ao cargo de diretor em 10 anos e 106% mais probabilidades de chegar ao cargo de vice-presidente no mesmo período, em comparação com os bacharéis.
- Mais brasileiros estão investindo nesse tipo de pós-graduação: em 2018, cerca de 54 mil haviam concluído um MBA; em 2022, o número mais do que dobrou, saltando para mais de 123 mil.
- Os profissionais estão demorando um pouco mais para começar um MBA: aqueles que se formaram em 2018 tinham, em média, 5,2 anos de experiência profissional antes de ingressar no curso. Os formados em 2022 começaram o curso após 6,5 anos no mercado.
As áreas em alta para recém-formados
Uma ótima forma de começar nessa busca por um emprego é se manter atualizado sobre as áreas mais aquecidas do mercado. Funções ligadas à educação, à área jurídica e a serviços sociais e comunitários foram as que mais cresceram em contratações entre os recém-formados com um diploma de bacharel, segundo dados do LinkedIn – que levam em conta o primeiro cargo exercido pelos usuários após a graduação e comparam a porcentagem de contratações em 2021 e em 2022.
As contratações cresceram 24,7% na área da educação, com profissionais ocupando principalmente vagas como professor e coordenador educacional. Na área jurídica, o crescimento de contratações foi de 22,2%, especialmente de advogados e assistentes jurídicos. Analistas fiscais e analistas ambientais foram as principais contratações na área de serviços sociais e comunitários, que teve crescimento de 15,6%.
As indústrias mais aquecidas
Outra dica importante para quem está procurando por uma oportunidade é se manter atento aos setores que mais contratam atualmente. Entre os bacharéis, a indústria de petróleo, gás e mineração domina – e Raízen, Vale e CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) foram as maiores empregadoras destes setores. Para aqueles com MBA, o setor de agricultura, pecuária e silvicultura é o de mais destaque – aqui, Syngenta, Corteva Agriscience e AgroGalaxy foram as líderes em contratações no período analisado.
Competências mais buscadas
Para se destacar no universo corporativo e vencer a competitividade do mercado, é necessário desenvolver habilidades e competências que vão além do diploma – e algumas delas são altamente valorizadas por empresas de quase todos os setores. Além disso, é fundamental que os profissionais que estão em busca do primeiro emprego destaquem essas competências nos processos seletivos e em seus perfis do LinkedIn.
O time de dados do LinkedIn analisou as competências mais citadas nos anúncios de vagas publicados no LinkedIn entre 1º de janeiro de 2022 e 13 de março de 2023. Para as vagas de nível de entrada, “habilidades analíticas” foram citadas em quase 57 mil anúncios. O termo era mais comum em vagas de analista financeiro, contador, analista de marketing, assistente administrativo e vendedor. “Microsoft Excel” aparece em segundo lugar, citado por mais de 50 mil vagas. “Administração de benefícios”, “transmissão de propriedades” e “análise de dados” vêm em seguida.
Para os cargos de senioridade média, “engenharia” aparece em primeiro lugar, citada por mais de 100 mil vagas – a maioria ligada a tecnologia e programação. “Habilidades analíticas”, “automação”, “Java” e “desenvolvimento de produtos” aparecem entre as competências mais citadas.
Formação gratuita no LinkedIn
Para ajudar ainda mais no desenvolvimento profissional dos recém-formados e daquelas pessoas que não têm formação, auxiliando-os a adquirir as habilidades necessárias para conquistarem suas primeiras oportunidades no mercado, a plataforma está oferecendo os seguintes cursos no LinkedIn Learning, disponíveis gratuitamente até dia 23 de junho de 2023: Excel 2021: Formação Básica, Como Desenvolver sua Imagem Profissional, Networking profissional para iniciantes na carreira, Como Escrever um Ótimo Currículo.
Metodologia
Em nossas análises, os profissionais com bacharelado são usuários que têm um diploma de graduação como sua formação mais recente. Os profissionais com MBA são os usuários que têm um MBA como sua formação mais recente – foram excluídos os usuários que fizeram cursos de MBA, mas não se matricularam em um programa completo.
A taxa de contratação do LinkedIn representa o número de usuários que adicionaram um novo empregador ao perfil no mesmo mês em que iniciaram a nova função, dividido pelo total de usuários do LinkedIn no país em questão.
As competências, por sua vez, foram classificadas com base no número total de anúncios de vagas publicados no LinkedIn entre 1º de janeiro de 2022 e 13 de março de 2023. As áreas com crescimento mais rápido, foram classificadas com base no primeiro cargo exercido pelos usuários após a graduação, e compara a porcentagem de contratações de recém-formados para a mesma área em 2021 e em 2022.
Já as indústrias com crescimento mais rápido foram classificadas com base nas empresas listadas sob o primeiro cargo exercido pelos usuários após a graduação em comparação com a porcentagem de contratações para a mesma indústria entre 2021 e 2022. Por fim, a média de anos de experiência profissional que uma pessoa com MBA tem antes de iniciar o programa é calculada com base em um ano específico da conclusão do curso.
Sobre o LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 930 milhões de usuários, sendo deles 65 milhões de brasileiros. Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho.
PraCarreiras e a mentoria de carreira
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