Google search engine
InícioNotíciasOs 07 livros que serviram de aprendizado durante minha jornada como CMO

Os 07 livros que serviram de aprendizado durante minha jornada como CMO

Os 07 livros que serviram de aprendizado durante minha jornada como CMO, esse é o tema do artigo de hoje escrito por Marcelo Trevisani – Chief Marketing Officer (CMO).

Acredito piamente que o caminho em busca de conhecimento nos transforma e nos inspira a sermos sempre melhor.

E nessa minha jornada, me deparei com inúmeros livros que, pouco a pouco, transformaram o meu olhar e minhas referências, construindo o profissional e a pessoa que sou hoje.

Entre eles, destaco neste artigo 07 títulos que trazem cases que alcançaram significativos impactos de negócios a partir de métodos ágeis e que me ensinaram importantes insights sobre temas tão relevantes como inovação e liderança. São eles:

Livros de aprendizado: 1. Managing for Learning: Using the A3 management process to solve problems, gain agreement, mentor and lead, 2008, John Shook

O autor John Shook apresenta um mentor que desafia seu aprendiz a muito além do que resolver um problema, entender a sua origem para que ele não volte a acontecer.

Com suas orientações – e baseados nos diferentes pontos de vista apresentados por ambos – constroem juntos uma abordagem A3 para resolver a questão e mostra como o método ajuda a promover a melhoria contínua dos processos e a desenhar o planejamento estratégico das companhias.

Atualmente, essa ferramenta tem papel fundamental na transformação digital, pois ajuda a construir e sustentar um formato de trabalho colaborativo com entrega ágil e foco no consumidor, promovendo a mudança do mindset da organização em relação aos problemas e auxiliando na implementação de uma operação verdadeiramente digital, capaz de gerar resultados positivos para o negócio.

Livros de aprendizado: 2.The Lean Turnaround: How Business Leaders Use Lean Principles to Create Value and Transform Their Company, 2012, Art Byrne.

O autor Art Byrne, com 30 anos de experiência em Lean (filosofia de gestão com capacidade de transformar profundamente empresas de qualquer setor da economia) apresenta histórias e exemplos reais de empresas que utilizaram os princípios Lean para gestão de seus negócios e transformação das organizações.

Para aplicar o Lean, as organizações tradicionais devem abandonar antigos modelos e usar novos métodos e tecnologias a seu favor. Com o avanço rápido do digital no mundo dos negócios, é urgente que as empresas tenham times capazes de pensar e desenvolver ofertas de alto valor para os clientes e que gerem impactos positivos para o negócio de forma rápida e contínua.

Livros de aprendizado: 3. The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2011, Eric Ries

Neste primeiro livro, o empreendedor e fundador do movimento Lean Startup, Eric Ries, utiliza seu fracasso como exemplo para apresentar uma nova abordagem empresarial de sucesso usando o Lean combinado com ideias de marketing, tecnologia e gestão para criar a inovação contínua e a construção de negócios rápidos e enxutos.

Livros de aprendizado: 4. The Startup Way: How Modern Companies Use Entrepreneurial Management to Transform Culture and Drive Long-Term Growth, 2017, Eric Ries.

Na sequência de sua obra de esclarecimento do Lean, Eric Ries apresenta um manual para as empresas se transformarem e crescerem inspiradas nas estratégias de startups. Imprescindível para quem quer entender essa nova realidade.

As startups são empresas que já nascem digitais e focam as suas operações em ter flexibilidade e agilidade para descobrir e atender continuamente as reais necessidades e desejos dos clientes.

Nesta nova era, o importante é colocar o poder nas mãos dos clientes, não mais focar no produto. No centro destas operações, de acordo com Ries, está a máxima “pense grande, comece pequeno e, depois, gere escala”.

Para resolver as dores dos clientes é preciso gerar estratégias baseadas em hipóteses de como gerar valor e construir esse produto dentro do looping: measure > data > learn > ideas > build > product, ou seja, mensurar> dados> aprender> ideias> construir> produto

Livros de aprendizado: 5. UnLearning: Let Go of Past Success to Achieve Extraordinary Results, 2018, Barry O’Reilly.

Com uma escrita leve que intercala histórias bem-humoradas e cases reais, Barry O’Reilly ensina os três passos para conseguir resultados extraordinários: desaprender, reaprender e quebrar novos hábitos.

O livro tem um interessante link com o Lean, já que a metodologia tem como princípio fundamental a busca pela melhoria contínua, a quebra de velhos paradigmas e a absorção do novo.

Ou seja, a obra mostra que é necessário incorporar o mindset de aprendizado contínuo, modificar práticas do dia a dia para, então, absorver novos modelos que permitam descobrir maneiras inovadoras de entregar valor para o consumidor e gerar impactos reais para o negócio.

Livros de aprendizado: 6. Blitzscaling: The Lightning-Fast Path to Building Massively Valuable Companies, 2018, Reid Hoffman, Chris Yeh.

A partir desta leitura, pude me aprofundar no blitzscaling, ou seja, o conceito criado por Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, para se referir a um processo pelo qual passam empresas que desejam alcançar escala global em pouco tempo.

Na obra, Reid Hoffman e Chris Yeh formataram o conceito que reúne um conjunto de técnicas para crescer com a velocidade que os novos tempos exigem. Basicamente o livro aborda a tática de guerra alemã, “blitzkrieg” ou guerra-relâmpago, usada para destruir seus inimigos com ataques rápidos e inesperados.

No mundo digital, agir rápido é essencial para não espaço para que a concorrência cresça. Na China, por exemplo, o mindset da maioria dos executivos é “estamos em guerra”, como os autores sugerem.

A velocidade é a palavra e ordem dos novos tempos e deve ser aplicada em todos os níveis da organização, principalmente no que tange a apresentar novos produtos e testá-los com os consumidores.

Livros de aprendizado: 7. Measure what matters: How Google, Bono, and the Gates Foundation Rock the World with OKRs, 2018, John Doerr

John Doerr, famoso capitalista de risco, utiliza o exemplo das gigantes do mercado para ensinar como ser um profissional melhor para a sua empresa. Ótimo para visualizar os conceitos de Objectives and Key Results (OKRs), que ele criou em 1999, o método adotado pelo Google desde o início de suas operações e, cada vez mais, se faz presente nas organizações.

Sua aplicação vai de encontro a necessidade de agilidade e transformações rápidas que o ambiente digital pede. Planejamentos anuais?

Isto não é mais efetivo na era da vulnerabilidade e as OKRs sugerem exatamente o contrário deste modelo tradicional de operação: planejar por períodos curtos de, preferencialmente, três meses, com 5 objetivos qualitativos (essas KPIs devem ser mais aspiracionais, ousadas e devem compor o objetivo máximo que a empresa está mirando em longo prazo).

Para cada um desses objetivos, é importante definir 4 a 5 resultados chaves, que são quantitativos e devem ser mensuráveis. Para começar, a empresa deve reunir o seu time, estabelecer um horizonte trimestral e, à luz de seus objetivos como área e corporativos, realizar uma reflexão e discussão conjunta para definir os passos que devem ser dados e as metas a serem atingidas.

Esses livros, estou certo, vão te ajudar a ter mais insumos, mais opções de ferramentas para vencer os desafios de sua jornada como líder e agentes na construção do sucesso da sua empresa. Porém, devo dizer que mais do que simplesmente absorver a teoria, será necessário aplicar os aprendizados na prática, portanto, mãos à obra!

Livros de aprendizado: Marcelo Trevisani 

Com mais de 20 anos de experiência como profissional nas áreas de Digital Marketing, Transformação Digital, Inovação, Chief Marketing Officer, é considerado um dos nomes mais relevantes da área.

Participou de grandes cases de Marketing Digital do Brasil para empresas como Tecnisa, BRF, Itaú, Coca-Cola, Nestlé e Vivo, além de ter sido finalista e vencedor em prêmios como Caboré 2017 e CMO 2019, respectivamente.

Atualmente, como Chief Marketing Officer, embasa seu trabalho em 3 pilares: Marketing – pelo foco no consumidor, Growth – pelo foco em crescimento de negócio e Marketing Digital e Growth Hacking – como facilitadora de trabalhos.

Foi criador e professor do primeiro curso de pós-graduação em Marketing Digital do Brasil, além de professor de MBAs e Pós-Graduações por mais de 10 anos em instituições como ESPM, FGV Business School e FIAP.

Também é palestrante em eventos relacionados à Nova Economia, Transformação Digital, Marketing Digital e Growth Hacking em locais como ESPM, Endeavor, CUBO Itaú, SEBRAE, Digitalks, Casa Digital, ProXXima, Social Media Week, In Companies entre outros.

Leia também – Janeiro Branco: 5 Livros sobre saúde mental.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras