Dicas indispensáveis para melhorar as videoconferências no home office

Videoconferências no home office

Durante muito tempo, havia cinco itens básicos para montar um escritório em casa: um computador, uma mesa, uma cadeira, um telefone e talvez uma impressora ou scanner.

Agora que o home office está associado a videoconferências, um escritório doméstico requer algumas ferramentas adicionais para que você possa se destacar e construir uma marca pessoal. Ele deve funcionar como um estúdio, garantindo reuniões organizadas que transmitam sua mensagem com clareza e competência.
Confira algumas dicas essenciais para a melhora da sua imagem e comunicação no home-office.

Videoconferências no home office: Invista no seu equipamento

A maior parte da comunicação agora é feita através de vídeo. É essencial uma câmera que possa capturar uma imagem clara e nítida de você. Algumas pessoas também utilizam telas verdes portáteis que se dobram ou que se prendem às costas da cadeira, assim você pode personalizar o seu plano de fundo e não se preocupar com a desordem do ambiente.

O microfone também é importante. A maioria dos notebooks apresenta um grande problema – o microfone não faz distinção entre a sua voz e os outros sons em seu escritório. Isso limita sua capacidade de transmitir uma mensagem clara, nítida e confiante. Um pequeno investimento em fones de ouvido ou outro microfone direcional garantirá que as pessoas o ouçam sem distrações.

Videoconferências no home office: Trabalhe o seu ambiente

Você tem sorte se a mesa do seu escritório fica em frente a uma janela. Essa luz vinda diretamente para você o ajudará a ter uma aparência melhor no vídeo. No entanto, isso não vai o ajudar em dias nublados ou em reuniões noturnas.
A menos que você more em um lugar muito ensolarado, você deve investir em iluminação de alta qualidade. Ignore as ring lights e vá direto para as luzes do painel de LED. Dessa forma, você não terá nenhum objeto brilhante refletido em seus óculos e saberá que está sendo visto sob uma luz mais positiva.

Videoconferências no home office: Cuide da sua privacidade

As interrupções nas chamadas eram engraçadas nos primeiros dias de home office (todo mundo viu o vídeo da criança que interrompeu a aparição do pai ao vivo na TV). Mas em 2021, o período de experiência acabou.
Agora é importante que você se mostre um profissional responsável e se atente para isso, principalmente se não mora sozinho. Para isso, tudo o que você precisa é de um pouco de planejamento, ou até um sinal que diga “não perturbe”.
Quando você está se reunindo com sua equipe, talvez as interrupções sejam uma diversão bem-vinda e contribuam para uma atmosfera divertida e informal. Mas quando você está se encontrando com um cliente ou fazendo uma proposta para seu chefe, um aviso irá garantir que você possa manter o foco em seu objetivo.

Videoconferências no home office: Sobre Uranio Bonoldi

Uranio Bonoldi é consultor em planejamento estratégico e governança corporativa, professor do Executive MBA da Fundação Dom Cabral, onde leciona sobre “Poder e Tomada de Decisão”, escritor e palestrante. Trabalhou por mais de 30 anos em cargos de alta gestão, dentre os quais, CEO da Fundação Butantan. Para mais informações, visite: www.influenciaepoder.com.br.

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui