Ser trainee é um sonho para muitos profissionais. Isso porque a oportunidade de ser trainee permite um alto crescimento na carreira com os famosos job rotations (prática em que o trainee passa por diversas áreas para conhecer o funcionamento da empresa como um todo). Além disso, ao passar em uma das vagas de trainee você recebe o acompanhamento de gestores experientes, que passam seus conhecimentos e são essenciais para o desenvolvimento profissional dos trainees.

Os grandes programas de trainee permitem uma promoção de cargo após seis ou doze meses. Posteriormente, os trainees costumam assumir cargos de liderança nas empresas.

O treinamento, portanto, é puxado. Prepare-se para fazer imersões em diversas áreas, leituras específicas, projetos e apresentações de resultado para diretorias.

Os trainees costumam ter bastante visibilidade dentro das empresas. Isso porque eles chegam com a missão de aprender e apresentar melhorias inovadoras. Existe, com isso, muita expectativa em cima dos trainees.

Como conseguir minha vaga?

Conseguir uma vaga de trainee não é fácil. Alguns programas de trainee contam com mais de 400 candidatos por vaga. No total, somam-se cerca de 15 ou 20 mil candidatos na busca pelo tão sonhado cargo de trainee.

Mas, você não deve se desanimar! Para conquistar uma vaga de trainee, você precisa, acima de tudo, se preparar.

Os candidatos que passam nas temidas dinâmicas de grupo, por exemplo, são aqueles que ensaiaram antes, estudaram, enfim, foram preparados. Não adianta acreditar que você precisa apenas ser você mesmo em um processo de trainee. Esse é o maior erro dos candidatos!

Para ser um dos 30 ou 15 selecionados, você precisa ser como um jogador e se preparar para entrar em campo.

Portanto, não deixe de conferir aqui no PraCarreiras nosso conteúdo específico sobre trainee. Já publicamos uma matéria sobre a dinâmica de grupo, mas iremos publicar outras específicas sobre cada etapa.

Vagas de Trainee em aberto

Enquanto você se prepara, não perca tempo e se cadastre nos programas de trainee que você tiver mais afinidade:

  • Serasa Experian: inglês avançado ou fluente e ter se formado em no máximo 2 anos. Inscrições acabam hoje e devem ser feitas aqui.
  • Faber-Castell: inglês avançado e formação entre dezembro de 2016 e julho de 2019 nas áreas: Administração, Economia, Relações Internacionais, Relações Públicas, Marketing, Publicidade & Propaganda, Engenharias, Psicologia e Gestão de Recursos Humanos. Inscrições aqui.
  • WalMart: uma das maiores varejistas brasileiras buscam profissionais formados entre dezembro de 2015 – 2018 nas áreas: Administração de Empresas; Ciências Contábeis; Marketing; Relações Internacionais; Comércio Exterior ; Ciências Econômicas; Estatística; Engenharias. Inscrições aqui.
  • Tetra Park: que tal ser trainee em uma empresa líder mundial em seu segmento? Então, inscreva-se aqui.
  • Deloitte: se você se vê trabalhando em uma auditoria ou afins, então participe desse programa de trainee. Se inscreva aqui.
  • Ensina Brasil: uma startup sem fins lucrativos. Veja os pré-requisitos e se inscreva aqui.