No ambiente de trabalho, pesquisa aponta que os brasileiros são os mais engajados da América Latina

No ambiente de trabalho

Segundo o estudo, 18% dos trabalhadores no Brasil apresentam uma atitude positiva e dedicada em relação ao trabalho e ao empregador.

Um levantamento realizado pela ADP Research Institute, no fim de 2020, em 25 países em todo o mundo, mostrou que os trabalhadores brasileiros são os que apresentam maior engajamento no local de trabalho, considerando a região da América Latina.

Segundo os dados da pesquisa, 18% dos colaboradores do Brasil estão totalmente engajados no ambiente laboral, contra 16% dos mexicanos e 15% dos argentinos.

No ambiente de trabalho: O que o estudo revelou

O estudo, que entrevistou cerca de 27 mil colaboradores, define o engajamento como uma atitude positiva e dedicada em relação ao trabalho e ao empregador.

Segundo Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP na América Latina, nos últimos anos, as empresas têm adotado medidas para tornar a gestão de pessoas mais humanizada e próxima dos colaboradores, e isso, sem dúvida, ajuda a tornar os funcionários mais engajados no trabalho.

“O estudo mostrou que os trabalhadores que confiam no seu líder têm 12 vezes mais chance de ser engajado. Por isso, empresas que criam formas de desburocratizar processos e focar as ações do RH nas pessoas terão funcionários mais comprometidos”, explica.

A pesquisa, realizada pela ADP, ouviu os entrevistados, também, quanto à resiliência, que é definida como a capacidade de resistir a condições desafiadoras no local e durante o trabalho. Neste quesito, entre os países analisados na América Latina, o percentual do Brasil ficou em 16%, atrás apenas dos mexicanos, que alcançaram 17%.

No ambiente de trabalho: Experiência pessoal com o COVID-19

O levantamento mapeou, ainda, o impacto do novo coronavírus nos trabalhadores, e apontou que o fato de um país ter experimentado um alto ou baixo impacto da pandemia não teve efeito estatisticamente significativo no índice de engajamento ou de resiliência no ambiente de trabalho.

Entre os trabalhadores que afirmaram ter algum contato com a COVID-19 (ter sido infectado ou o  vírus atingir algum familiar, conhecido e colega), o Brasil é o local onde o percentual foi mais elevado, com 56%. No México este número ficou em 44% e na Argentina, 21%.

No ambiente de trabalho: Sobre a ADP (NASDAQ-ADP)

A companhia oferece produtos de ponta, serviços de alta qualidade e experiências excepcionais para que as pessoas alcancem o máximo potencial no trabalho.

Os serviços e produtos da empresa para RH, Talento, Benefícios, Folha de Pagamento e Compliance são baseados em dados, mas desenhados para pessoas. Saiba mais em: https://www.adp.com.br.

Por outro lado temos um aspecto um pouco preocupante é o que conta a pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral sobre como o home office elevou produtividade, mas reduziu bem-estar.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras é atualizado diariamente

Você sabia que no Pracarreiras você consegue acompanhar notícias como as de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade.

Para acompanhar, basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui