Projetos novos publicados passaram de 1,6 milhões e, só neste ano, mais de um milhão de novos usuários se inscreveram no site para ter acesso a esses trabalhos.
Muitos paradigmas foram quebrados durante a pandemia, principalmente os relacionados ao bom desempenho dos profissionais no trabalho remoto e à praticidade e importância do freelance.
Com isso, a Workana , maior plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, que foi fundada em 2012 e é referência em trabalho à distância, viu o número de oportunidades disponibilizadas no site crescer 33,87% em relação ao ano passado.
Só neste ano, foram postados mais de 1,6 milhões novos projetos, além do número de clientes que contratam por meio da plataforma ter crescido 25%.
Oportunidades na crise: Relatório anual
De acordo com o mais novo relatório anual da Workana, das empresas que precisaram desenvolver soluções para gerar ou ampliar as vendas online, que foram 67,8%, a maioria delas, 58,6%, o fizeram contratando freelancers.
“As empresas compreenderam as inúmeras vantagens de se contratar freelancers para projetos específicos, como a digitalização, por exemplo, e perceberam também que podem ter acesso a profissionais super qualificados, que atendam às suas necessidades, independente de onde eles estiverem”, afirma Daniel Schwebel, country manager da Workana no Brasil.
Oportunidades na crise: As categorias mais contratadas no Brasil em 2020
TI & Programação 15,61%
Tradução & Conteúdos 37,74%
Design & Multimídia 34,61%
Marketing & Vendas 6,76%
Suporte Administrativo 2,04%
Engenharia & Manufatura 1,27%
Finanças & Administração 1,22%
Legal 0,75%
E se aumenta o número de oportunidades oferecidas, cresce o número de profissionais em busca de freelas. Tanto que a Workana viu a quantidade de cadastros na plataforma saltar de 2,8 milhões em 2019, para 3,8 milhões em 2020. Só no Brasil, há mais de 1,6 milhões de usuários, o que significa que houve um aumento de 28,88% em relação ao ano passado.
Oportunidades na crise: Novos freelancers
Entre as áreas com mais registros de novos freelancers estão TI e Programação, Tradução e Conteúdos, Design e Multimídia, e Marketing e Vendas, como podemos ver no gráfico abaixo.
TI & Programação 37,46%
Tradução & Conteúdos 25,52%
Design & Multimídia 21,63%
Marketing & Vendas 24,57%
Suporte Administrativo 2,48%
Engenharia & Manufatura -8,58%
Finanças & Administração 12,52%
Legal 12,96%
Para Daniel Schwebel, country manager da Workana, esses números revelam que o mercado freelance evoluiu pelo menos cinco anos no período de quarentena, e que os profissionais têm identificado os pontos positivos de se trabalhar de onde quiserem, prezando por mais bem-estar, além de terem a chance de trabalhar para empresas grandes, de outros países, ou para aquela empresa que sempre sonharam, mas que, pela distância, não tinham acesso.
“Antes o trabalho remoto era uma possibilidade, mas estava fora da nossa realidade devido a padrões com os quais havíamos nos acostumado. Hoje, ele já se tornou para muitos também um estilo de vida.
Oportunidades na crise: Alguns benefícios do trabalho remoto
Isso porque, ele traz flexibilidade de horários, a possibilidade de passar mais tempo com a família, de gerir o próprio tempo, e permite que o profissional escolha em que projetos pretende atuar – quais são mais vantajosos, em quais empresas etc”, afirma Schwebel, que conclui: “os freelancers estão sendo reconhecidos como os profissionais qualificados que são, com características bastante específicas, que só têm a agregar às organizações, e que a tendência é que as habilidades que eles possuem sejam as mais requisitadas pelo mercado daqui pra frente.”
A Workana atua em toda a América Latina e no Sudeste Asiático, mas como a plataforma é aberta e acessível a todos, conta com usuários no mundo inteiro – com destaque para a Espanha, que do ano passado pra cá registrou aumento de 30,75% no número de cadastrados, e Portugal, que teve crescimento de 52,71%.
Nela, é possível contratar e oferecer serviços nas áreas de E-commerce, Marketing Digital e Vendas, TI e Programação, Tradução e Conteúdo, Design e Multimídia, Suporte Administrativo, Jurídico, Finanças e Administração e Engenharia e Manufatura.
Oportunidades na crise: Sobre a Workana
Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados.
Com oito anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de mais de 1,6 milhão de projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 3,8 milhões de freelancers cadastrados.
Leia também – 3 dicas para ser produtivo em meio à crise.