O Repertório como Diferencial na Comunicação 

Diferencial na Comunicação 

A boa comunicação, entre vários fatores, depende muito do repertório do profissional. Mas o que vem a ser repertório?

É todo conhecimento armazenado, que modifica e confirma a postura e a atitude de uma pessoa. Esse conhecimento é proveniente de suas experiências, ou seja, tudo aquilo que essa pessoa viu, e ainda vê; aprendeu, e ainda aprende; e conhece dentro do seu meio e da sua cultura. 

Diferencial na Comunicação: Constante construção 

O repertório está em constante construção e é como nossa impressão digital. Ele se baseia na capacidade de observação e retenção de cada pessoa.

Na infância e adolescência, os pais e a escola são responsáveis pelos estímulos que vão fazer com que esse repertório tenha uma base para criar um diferencial competitivo no futuro deste profissional. Na fase adulta, é o profissional que passa a ser o maior responsável nesse processo. 

O cuidado com o discurso é crucial no ambiente corporativo, seja para negociações, palestras, reuniões, apresentações para clientes, investidores, a direção da empresa etc.

A comunicação eficaz permite ao profissional se expressar de forma clara, segura, convincente e até envolvente e contagiante.

Diferencial na Comunicação: O repertório rico

O repertório rico dá jogo de cintura, agilidade e prontidão na reação ou resposta. Funciona como um grande arquivo, separado em pastas, as quais são, rapidamente, acionadas à medida que o profissional vai se deparando com as situações que se apresentam.

Quanto mais o profissional conhece, mais chance ele tem de fazer relações e sinapses inteligentes, devolvendo para seu interlocutor um conteúdo muito pertinente e relevante.

O problema é que presenciamos inúmeras pessoas que não se preocupam com a construção de um repertório consistente, elas até reconhecem a importância de ter uma comunicação diferenciada.

No entanto, dedicam muito pouco, ou quase nada do seu tempo, para incrementá-lo e, consequentemente, sua comunicação. Algumas fontes valiosas para desenvolver um ótimo repertório são os livros, revistas, jornais, filmes, peças de teatro, cursos, palestras, viagens, Internet, contato com pessoas diferentes em ambientes diferentes entre outras.

Diferencial na Comunicação: O distanciamento

Com o distanciamento, muitas pessoas estão se relacionando e aprendendo em Clubes de Leitura, Grupos de Debates de um livro específico e Rodas de Conversas sobre Filmes.

Quais dessas fontes fazem parte da sua rotina? Se você não está fazendo nada ou muito pouco por esta competência, aproveite para criar um plano de ação que tenha como meta uma melhor comunicação. Liste as ações que impactarão positivamente a sua expressão oral e escrita. As fontes que mencionei acima são ferramentas muito poderosas.

Porém, tenha em mente que um bom repertório não se constrói da noite para o dia, demanda tempo e dedicação, só que o retorno é garantido!

Diferencial na Comunicação: Sobre Lígia Velozo Crispino

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e Verbify. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Marketing pela FGV e ESPM, Gestão de Pessoas pelo Insper.

Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista do portal Exame.com. Mentora voluntária do Projeto Púlsar da Fundação Éveris. Organizadora do Sarau Conversar. 

Leia também – 6 dicas de como desenvolver a Comunicação assertiva.

O PraCarreiras e a planilha de vagas atualizada diariamente

Você sabia que o Pracarreiras tem uma planilha de vagas de emprego de todo o Brasil? Todos os dias, atualizamos essa planilha com novas oportunidades de emprego recebidas diretamente dos recrutadores ou de grupos de vagas de emprego e recrutadores. Para acompanhar essa planilha de vagas, basta clicar aqui.

Lá você também consegue acompanhar notícias como essa de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade.