7 passos para se tornar uma líder D.I.V.A

passos para se tornar uma líder
7 passos para se tornar uma líder D.I.V.A, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Gisele Miranda, Autora do recém-lançado livro “A Coragem de se apaixonar por você”, onde explica conceito de liderança feminina que tem como base qualidades como Determinação, Inspiração, Vulnerabilidade e Autenticidade.

Você se considera uma boa líder? De modo geral, costuma-se dizer que um bom líder é aquele que -independentemente do gênero- influencia positivamente sua equipe.

Despertando comportamentos que levam a bons resultados. Mas a chave da questão é: qual o caminho mais indicado para ser essa figura inspiradora para seu time?

A Mentora de Carreira & Liderança Gisele Miranda sabe a resposta: aplicar o conceito inédito da líder D.I.V.A, que foi criado por ela. “O método valoriza quatro qualidades que formam a sigla: Determinação, Inspiração, Vulnerabilidade e Autenticidade.

Criei o conceito visando auxiliar as mulheres a assumirem o protagonismo da sua vida pessoal e profissional, adotando um estilo de liderança alinhado à sua essência com foco em alta performance”, define a especialista, que também é palestrante e autora do recém-lançado livro “A Coragem de se apaixonar por você” (Editora Gente).

Na visão de Gisele, a mulher torna-se líder de verdade quando “toma as rédeas da própria vida, mostrando seus talentos e o seu jeito de fazer de forma empoderada, sem medo de mostrar o seu potencial”. “O conceito é muito amplo e encaixa-se a contextos diversos, seja para uma profissional à frente de um projeto importante, uma líder de família ou de uma comunidade”.

Abaixo, a autora e especialista elenca os sete “mandamentos” para a mulher ser uma líder D.I.V.A e ensina a colocá-los em prática no dia a dia:
Em “A coragem de se apaixonar por você”, a autora destaca que as mulheres precisam se conectar a sua verdadeira essência, reconhecendo-se como a mulher fantástica e superpoderosa que são
Crédito: Divulgação

Passos para se tornar uma líder: Determinada – Saiba o que quer e o que falta para chegar lá

Qual o seu plano? O que quer construir? Onde pretende chegar? Para Gisele, as mulheres precisam ter anotado todas essas perguntas para fazer uma consulta diária. Esses questionamentos se transformam numa motivação para alcançar os seus objetivos.

“Ser determinada é estar em ação, por isso, saia do campo das ideias, do teórico, e acredite que é possível conquistar tudo aquilo que deseja. Foque nos recursos que você tem em mãos e persiga os seus sonhos, independentemente dos desafios e obstáculos que estão ao seu redor. Ter objetivos e metas é fundamental para exercer o papel de liderança”, afirma.

Gisele orienta a mulher a visualizar constantemente a sua jornada de sucesso e registrar os resultados que conquistou, sem depender do reconhecimento do seu chefe ou da sua empresa. “Mensure a sua evolução. As mulheres devem saber reconhecer, medir e vender os seus resultados da melhor forma possível para evidenciar a sua jornada de sucesso”, ensina ela.

Passos para se tornar uma líder: Inspiradora – Seja um estímulo para outras mulheres

Leve para as mulheres ao seu redor uma visão positiva e otimista de que é possível ser bem-sucedida em sua jornada. Inspire as mulheres a chegarem em patamares diferentes. Em média, 60% dos estudantes universitários que concluem o ensino superior são mulheres, porém, elas ocupam apenas 3% dos cargos de liderança nas empresas, de acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, realizado pelo Instituto Semesp.

“As mulheres são a minoria na hora de pleitear cargos de liderança, pois não se sentem preparadas para tal. Porém, elas são, sim, capazes de trazer inúmeros benefícios para as organizações, como o aumento de potencial para a inovação, maior visão sistêmica para tomada de decisões, inteligência emocional para lidar com equipes e, inclusive, mais lucros”, analisa Gisele.

A autora ressalta ainda que é necessário criar uma comunidade em que as mulheres se incentivem em si, ajudando umas às outras a seguir e, acima de tudo, contagiem positivamente as demais para alcançarem seus objetivos.

Passos para se tornar uma líder: Vulnerável – Permita-se ouvir e aprender sempre

Por mais assustador que seja dividir as vulnerabilidades, ninguém gosta de pessoas que escondem os seus problemas. Deixar isso claro possibilita que a mulher ganhe simpatia das colegas de trabalho e também dos seus respectivos liderados.

Gisele sugere que a mulher precisa se permitir ser vulnerável. E, a partir daí, esteja disposta a aprender e a ouvir as pessoas diariamente. “Você não precisa saber todas as respostas e nem ter medo de errar. Aprenda a seguir, independentemente das suas dúvidas e anseios. Da mesma forma que você tem qualidades e diferenciais incríveis, há fragilidades, receios e crenças”, esclarece.

Para Gisele, as mulheres precisam ter plena consciência que podem errar. “Isso não a faz fracassar. Pelo contrário, demonstra que estão no caminho certo. Ser vulnerável é ser você mesma”, completa.

Passos para se tornar uma líder: Autêntica – Viva a sua melhor versão

A mulher pode (e deve) buscar modelos de inspiração e referência, mas não aspirar transformar-se em outra pessoa. Para Gisele, é preciso investir na autenticidade e permitir-se viver a sua melhor versão.

Assim, seus talentos se tornarão algo natural, que independe dos esforços e, assim, levarão ao melhor resultado. “Apesar da exigência para que as mulheres “deem conta de tudo”, grande parte dessa cobrança é também interna, porque elas se cobram o tempo todo, e são extremamente exigentes consigo mesmas”, diz.

Para a especialista, as mulheres precisam aprender a transformar seus pontos fortes na sua estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional, “Tenha uma vida mais leve. Ser feliz e realizada impulsiona ainda mais a conquista de ótimos resultados, que farão você crescer e avançar na sua carreira. Não busque quem você precisa ser, transborde em quem você já é.”

Passos para se tornar uma líder: Crie o seu método de liderança!

Por último, a autora sugere criar o seu jeito de liderar e aplicá-lo diariamente. Para ela, para ser uma líder eficiente e de sucesso, é fundamental que a mulher “invista no autoconhecimento e reconheça plenamente seu potencial”.

“Descubra o que funciona para você, e qual o seu jeito de liderar. Tenha a sua própria estratégia e anseie, 24 horas por dia, pelos resultados esperados. Essa é uma habilidade fundamental para ser uma líder D.I.V.A”, conclui.

Passos para se tornar uma líder: Sobre a Gisele Miranda

Gisele Miranda, destaca que é fundamental as mulheres investirem no autoconhecimento e reconhecerem plenamente seu potencial.
Mentora de Carreira & Liderança, autora e palestrante, Gisele Miranda atua há 25 anos auxiliando mulheres a despertarem 100% de seu potencial na carreira e na vida pessoal, tornando-se protagonistas de sua própria história.
Com formação em Psicologia Positiva, Neurolinguística e Neurociências, tem como principal missão fomentar e empoderar as lideranças femininas nas organizações, guiando mulheres e empresas rumo ao sucesso. É autora do recém-lançado livro “A Coragem de se apaixonar por você” (Editora Gente).
Confira a página do LinkedIn do PraCarreiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui