A eficiência por trás dos dados

Capacidade analítica

A eficiência por trás dos dados, esse é o tema do artigo de hoje escrito por Daniel Delgado.

A capacidade analítica é cada vez mais valorizada pelas empresas e você pode ser esse profissional.

Este último ano nos trouxe muitos desafios e aprendizados. Produtividade, eficiência, home office, conciliar a vida profissional e pessoal, trabalhar com o que gosta, são temas que ganharam força e passaram a dominar as discussões corporativas.

Um profissional eficiente utiliza seu tempo com inteligência, analisa as informações, sabe interpretar dados e contribui para o desenvolvimento da empresa. Estes colaboradores são cada vez mais procurados pelo mercado.

Capacidade analítica: O que o estudo mostra

De acordo com o estudo O futuro do trabalho pós-covid 19 , feito pela McKinsey & Company, a pandemia acelerou tendências e até 25% dos trabalhadores podem ter que mudar de ocupação. Entre os que terão maior demanda de trabalho até 2030 estão os profissionais de tecnologia, ciência, engenharia e matemática.

Ou seja, ser a inteligência por trás dos dados é uma característica cada vez mais necessária. Os profissionais que sabem qual a melhor forma de utilizar seu tempo e como apresentar relatórios evidenciando o que realmente importa saem na frente e conseguem se destacar no mercado.

Capacidade analítica: O melhor das ferramentas

Saber aproveitar o melhor das ferramentas disponíveis, exercitando a capacidade analítica poupa tempo e otimiza os resultados.

Com o Excel, por exemplo, é possível automatizar processos utilizando a inteligência artificial da ferramenta a seu favor. Com conhecimento e técnica é possível criar atalhos que fazem em segundos o que levariam horas se feito manualmente.

Engana-se quem ainda acredita que ter um conhecimento avançado em Excel depende apenas de decorar o maior número de fórmulas. Relatórios inteligentes podem ser gerados de forma automática, sem precisar utilizar nenhuma delas.

Preenchimento relâmpago, tabela dinâmica, Power Pivot, gráficos dinâmicos, Power Query e até Power BI são algumas das opções que deixam qualquer profissional mais eficiente.

Capacidade analítica: Aliando o conhecimento

Aliando o conhecimento a uma estrutura de trabalho bem planejada, com metas definidas e gerenciamento do tempo (evitar acessar e-mails e redes sociais com frequência, mas fazer pausas estratégicas, por exemplo) são grandes as chances de sucesso.

As entregas serão diferenciadas chamando a atenção dos gestores e contribuindo para promoções e novas propostas.

E como você está neste processo? Qual a nota que você se autoavalia sobre a competência de Analytics? Você já sabe transformar aquele amontado de dados em informações relevantes para a tomada de decisão?

Como você ajuda o seu departamento? Quanto tempo você demora? Faça uma reflexão sobre seu desempenho, pois tudo isso será levado em consideração na sua próxima entrevista ou, até mesmo, na próxima avaliação de desempenho. Vamos estudar?

Capacidade analítica: Sobre Daniel Delgado

Daniel Delgado é CEO da Doutores do Excel. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui conhecimentos avançados em Excel, PowerQuery, Power Pivot e Power BI. É responsável pelo desenvolvimento e coordenação de mais de 60 projetos em Excel.

Também é autor dos cursos “Excel para o mercado de trabalho do Básico ao Avançado”​ e “Excel para Especialistas”. Além disso, é professor de Excel em empresas de Médio e Grande Porte.

Leia também – É papel da empresa se adequar às evoluções do perfil do consumidor atual.

O PraCarreiras e a planilha de vagas atualizada diariamente

Você sabia que o Pracarreiras tem uma planilha de vagas de emprego de todo o Brasil? Todos os dias, atualizamos essa planilha com novas oportunidades de emprego recebidas diretamente dos recrutadores ou de grupos de vagas de emprego e recrutadores. Para acompanhar essa planilha de vagas, basta clicar aqui.

Lá você também consegue acompanhar notícias como essa de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui