Início Mercado de Trabalho Profissionais de TI demandam flexibilidade no retorno ao trabalho presencial

Profissionais de TI demandam flexibilidade no retorno ao trabalho presencial

retorno ao trabalho presencial
Young people with face masks back at work in office after coronavirus quarantine and lockdown.

A adoção do modelo de trabalho híbrido vem sendo uma estratégia utilizada pelas empresas para reter talentos que se acostumaram com as vantagens do home office durante o isolamento social.

O trabalho como nós conhecemos está passando por transformações. Se o home office foi a realidade de muitas categorias profissionais nos últimos meses, devido ao isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, o retorno gradual às atividades presenciais tem sido flexibilizado.

Isso acontece porque, para além das preocupações sanitárias, muitos trabalhadores demandam continuar com alguns dos benefícios experimentados pelo trabalho remoto. Os profissionais de TI ganham destaque aqui por dependerem somente de acesso à tecnologia para executarem suas funções.

Com o início do processo do controle da pandemia através do avanço da vacinação em massa, muitas empresas já vêm se preparando para o retorno aos escritórios.

Retorno ao trabalho presencial: Levantamento da consultoria

De acordo com um levantamento da consultoria KPMG, 66,2% dos gestores de grandes empresas brasileiras afirmam que ou já voltaram ou estão em vias de voltar ao trabalho presencial ainda este ano. 87% deles, no entanto, admitem que devem manter um regime híbrido de trabalho mesmo depois do fim da crise.

Isso acontece porque muitos profissionais resistem a abrir mão da liberdade e autonomia conquistadas durante o trabalho remoto. Trabalhando a partir de casa, há menos microgerenciamento, mais flexibilidade nos horários e menos transtornos envolvendo deslocamento.

Num momento em que as demandas das empresas de tecnologia cresceram, profissionais de TI passaram por um processo expressivo de valorização e mais poder de negociação com os seus empregadores.

Retorno ao trabalho presencial: O levantamento

Segundo um outro levantamento, desta vez realizado pela JLL, consultoria especializada em serviços imobiliários, com cerca de 2.000 profissionais, apenas 10% dos profissionais têm vontade de retornar ao escritório em tempo integral, enquanto 24% querem trabalhar apenas remotamente. 66% deles afirmam que um modelo híbrido seria uma alternativa ideal.

“Garantir que os profissionais não vão precisar abrir mão completamente dos benefícios do trabalho remoto é uma forma de mantê-los conosco por mais tempo e conquistar sua confiança e parceria”, explica o CTO da Haytek Lentes, e-commerce de lentes oftálmicas, Raphael Ferreira.

O diretor já assumiu suas atividades na empresa durante a epidemia de covid-19, em 2020, e desde aquele ano já percebia que havia mudanças expressivas em curso em relação ao modelo de trabalho.

Retorno ao trabalho presencial: Aumento na qualidade de vida

“A gente percebia desde sempre que, com o home office, havia um aumento na qualidade de vida das pessoas e, após um período intenso de adaptação, também da produtividade. Não podemos abandonar completamente esta forma de trabalhar conforme caminhamos para o retorno à normalidade.”

Raphael lembra que os profissionais de TI se tornaram valiosos e que a concorrência por eles está cada vez mais alta. Além da remuneração atrativa, muitas empresas internacionais, que oferecem salário em moedas mais valorizadas, têm conquistado esses talentos, fazendo frente ao mercado de tecnologia brasileiro. Oferecer a oportunidade de trabalhar alguns dias da semana em casa é um trunfo que as empresas nacionais têm para reter esses trabalhadores.

Retorno ao trabalho presencial: Volta aos escritórios

“Na volta ao escritório, estamos fazendo com que o trabalho presencial aconteça sempre de forma estratégica. As pessoas se reúnem na sede da empresa em equipes e somente nos dias em que estes encontros são necessários, para a elaboração de algum projeto ou alinhamento de alguma diretriz”, afirma Raphael.

“Não podemos simplesmente voltar a viver e trabalhar como antes. Passamos por mudanças muito profundas e é importante ter em mente que elas vão continuar conosco por muito tempo.”

Retorno ao trabalho presencial: Sobre a HTK Lentes Oftálmicas

Fundada em 2013, a Haytek atua no mercado de vendas B2B de lentes oftálmicas. O foco da empresa é a plataforma e-commerce, que atende todo o Brasil. Atualmente, a Haytek fornece para clientes em 1.200 municípios do país e recebe 2.000 pedidos por dia.

A companhia foi listada nas duas listas anuais FT Americas como uma das empresas que mais cresceu nas Américas, em 2020 e 2021.

Leia também – LGBTQIAP+ nas empresas: o dia depois do arco-íris nas redes sociais.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

Fale com o PraCarreiras