Bons salários e vagas sobrando: Saiba como fazer a transição para a área de TI

Transição para a área de TI

Cursos caros, falta de experiência, currículos incompletos e falta de networking são algumas barreiras que podem ser dribladas, veja como fazer a transição para a área de TI.

Enquanto o desemprego cresce no Brasil, a área de tecnologia sofre com o déficit de profissionais qualificados. Salários competitivos e aumento da demanda estão atraindo interesse não só de quem está desempregado, mas também de quem pensa em mudar de carreira para uma mais promissora, que até 2024 deve alcançar um déficit de 300 mil profissionais, segundo um levantamento feito pelo BrazilLAB em parceria com a Fundação BRAVA e o Centre for Public Impact (CPI). Confira algumas dicas para fazer a transição de carreira.

Transição para a área de TI: Aprenda a programar

Aprender uma nova profissão exige tempo e investimento, em tecnologia não é diferente. O diferencial dessa área é que devido ao déficit de profissionais no mercado e a necessidade de inclusão, escolas de tecnologia oferecem alguns cursos na modalidade Sucesso Compartilhado, no qual o aluno só paga quando se formar.

Na Cubos Academy, escola de tecnologia com aulas do iniciante ao avançado, o aluno se inscreve, participa da seleção e só começa a pagar quando estiver formado e ganhando no mínimo R$ 2.000,00 mensais. A escola tem vagas abertas para essa modalidade até o próximo dia 17.

Transição para a área de TI: Monte um bom currículo

Para que o profissional de Recursos Humanos entenda seu momento profissional, é indispensável que você deixe claro que está em transição de carreira.

Mesmo que ainda não tenha experiência na área, adicione as experiências que mais podem agregar valor e contribuir para o novo cargo, fazendo link entre as carreiras. Surpreenda o recrutador ao mostrar que entende o perfil da vaga, saiba o que a empresa está buscando e como suas soft skills podem colaborar para a função.

Transição para a área de TI: Adquira experiência

Experiência é crucial quando se busca uma oportunidade profissional, mas ela pode ser desenvolvida de várias formas, não necessariamente em um emprego formal. Após a conclusão do curso, a Cubos Academy oferece a oportunidade do estudante se tornar residente, trabalhando em projetos reais e vivenciando o dia-a-dia de uma empresa, enquanto constrói um portfólio e é remunerado por isso.

Empresas juniores são outra opção. Mas caso não tenha nenhuma dessas opções, explore o Gifthub, teste, experimente e mostre a qualidade do seu código. Isso te dará experiência técnica e ajudará na construção de um portfólio. Participe de bootcamps, imersões e maratonas de programação promovidas por empresas.

Neles, além de muita formação técnica, você pode conhecer pessoas da área e empresa em que deseja atuar. Por último, leia códigos dos outros. Você aprenderá padrões de projetos, bibliotecas e maneiras de programar.

Transição para a área de TI: Construa um networking

Ao sair de uma área para iniciar em outra, é provável que você só tenha contatos da sua antiga profissão. Adicione pessoas da área de programação e participe de eventos online. Muitos profissionais compartilham diariamente o conhecimento da área, o que ajuda muito e esclarece dúvidas.

Fique à vontade para adicionar recrutadores no LinkedIn, eles estão acostumados a receber convites. Mas antes atualize sua biografia, histórico, competências, certificações e artigos.

Leia também – Especialistas e profissionais dão dicas para transição de carreira.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui