InfoJobs dá dicas para conduzir entrevistas de emprego online

Entrevistas de emprego online

InfoJobs lista melhores práticas na adaptação para o recrutamento online como investimento em tecnologia e o que avaliar no candidato.

Muito se fala sobre como os candidatos devem se preparar para as entrevistas de emprego online mas, e os recrutadores das empresas, como eles devem se planejar?

Como adaptar esta análise que antes era cara a cara para uma tela do computador? A preparação envolve desde o ambiente da entrevista, até a pontualidade e apresentação pessoal dos interessados pela vaga.

Se nos últimos anos agregar tecnologia ao RH era considerada uma tendência, agora tornou-se uma necessidade. Com a pandemia, as empresas tiveram que adaptar seus processos seletivos, aderindo de vez às ferramentas digitais.

O InfoJobs, empresa de tecnologia eleita o melhor site de recrutamento do Brasil, selecionou cinco dicas valiosas para o recrutador conduzir entrevistas de emprego e fazer análise de candidatos em uma vídeo entrevista.

De acordo com Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, o recrutador de hoje precisa, em primeiro lugar, dominar a tecnologia usadas nas entrevistas. “Para o profissional de RH estar confiante, ele precisa se aproximar da tecnologia, estar sempre ligado nas novidades e aproveitar para desenvolver novas habilidades para esse modelo de recrutamento.

Com isso, ele terá sempre boas experiências, Confira abaixo todas as dicas dadas por Prado

Entrevistas de emprego online:  Dica 1 – Escolha e prepare com antecedência o local da entrevista

Isso inclui achar o melhor lugar para deixar o computador, checar a câmera, o enquadramento, a luz, o microfone e principalmente a conexão. Ao agendar a entrevista, também oriente os candidatos sobre a importância desses itens.

Entrevistas de emprego online: Dica 2 – Pontualidade

Esse é primeiro ponto a ser observado pelo recrutador. Leve em consideração que o candidato terá que testar todos os pontos acima do item 1 e estar preparado minutos antes, para a conversa. O atraso não é um bom sinal.

Entrevistas de emprego online: Dica 3 – Apresentação pessoal

Mesmo a distância é possível observar a postura do candidato: roupa, cabelo, tom de voz e gestos. Não é porque o entrevistado está em casa que ele deve relaxar quanto à apresentação Fique atento a isso. Analise ainda se o candidato tem clareza e objetividade na comunicação.

Entrevistas de emprego online: Dica 4 – Roteiro de perguntas

A entrevista online corre risco de ser muito informal e caminhar para uma conversa pessoal. É importante ter informações pessoais, mas o foco precisa manter-se no profissional. Por isso, mantenha o roteiro de pelo menos dez perguntas a serem seguidas.

Entrevistas de emprego online: Dica 5 – Invista em tecnologia para obter o melhor resultado

Uma das vantagens de contar com seu próprio sistema para recrutamento e seleção, como o PandaPé, é a possibilidade de acessar o conteúdo da vídeo entrevista a qualquer momento.

O recrutador tem a chance de analisar cada detalhe para uma comunicação assertiva, já que ela fica registrada no sistema. Além disso, também é possível aplicar testes e avaliações personalizadas antes de chegar a vídeo entrevista.

Entrevistas de emprego online: Sobre o InfoJobs

Com mais de 19 milhões de visitas ao mês e 38 milhões de cadastros, o InfoJobs é uma plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos que há 16 anos oferece ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis.

Entrevistas de emprego online: Mais algumas dicas

Atualmente, quem busca por trabalho deve também pensar em como se portar diante do novo método de recrutamento adotado por muitas corporações durante a pandemia do novo coronavírus: entrevista online.

Os candidatos precisam se preparar para impressionar e convencer os profissionais de RH mesmo à distância. Por isso, Rogério Bragherolli, especialista e referência em empregabilidade no Brasil, listou cinco dicas fundamentais para se sair bem durante o processo seletivo virtual.

Saiba mais dicas de entrevistas de emprego online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui