Promoção no trabalho: 5 dicas para você se preparar

Quando uma pessoa se encontra em uma posição profissional que almejava alcançar, sua próxima meta é o crescimento. Seja ele dentro da área ou dentro da empresa, o objetivo é conquistar cargos mais altos. A tão sonhada promoção no trabalho depende de inúmeros fatores e é essencial que o colaborador esteja preparado. Para te ajudar a ser promovido, trouxemos algumas dicas para que você para este momento. 

Cumpra bem o seu papel e vá além da função

Para pedir uma promoção no trabalho, o primeiro passo é que o profissional cumpra bem o seu papel na corporação. Atingir os objetivos e metas do cargo atual que exerce é uma das obrigações para receber uma promoção. Ao desempenhar bem, o colaborador conquista seu espaço e mostra para a liderança que está preparado para encarar desafios e receber novas atribuições. Você precisa viver a instituição, conhecer seus processos, seu posicionamento e realmente vestir a camisa. Isso não significa que você precisa fazer hora extra todos dias, mas a gestão deve saber que pode contar com você nos momentos mais difíceis. 

Seja proativo e empático

Para crescer em uma empresa é necessário que a gestão tenha uma justificativa para oferecer um cargo novo a você. Por isso, é essencial se destacar e ter um perfil proativo. Você deve sugerir ideias e ações para evitar ou resolver problemas antes que eles aconteçam. Pessoas com esse perfil costumam tomar a iniciativa na rotina de atividades e também praticam a empatia com os colegas. Você pode ajudar a solucionar situações e problemas mesmo que elas não sejam da sua responsabilidade. Seja um exemplo de inspiração para seus colegas e para a liderança da empresa e logo você conquistará sua promoção no cargo.

Tenha objetivos bem definidos

Antes de ser promovido no trabalho, você deve saber aonde quer chegar. Imagine o cargo e as atividades que gostaria de executar e trace um plano. Se você é CLT dentro de uma empresa, alinhe com o seu gestor qual o caminho que deve percorrer até alcançar esse lugar. Aqui a meta é ir atrás dos objetivos! De acordo com uma entrevista publicada no portal UOL, é preciso que os seus propósitos estejam bem definidos. “O fundamental é o autoconhecimento. É preciso ter clareza dos seus objetivos, conhecer suas competências, no que você é bom e no que não é. Fazer sua lista de prioridades e focar na busca dentro desse perfil.”, afirmou Claudia Gomes, diretora-executiva da Dromos Consult.

Busque aperfeiçoamento antes da promoção no trabalho

Nenhuma promoção no trabalho vai vir se você não tiver a capacitação necessária para assumir essa posição. É essencial buscar aperfeiçoamento na área de interesse com cursos livres, treinamentos, leituras e cursos superiores como pós-graduação e MBA. Outra opção para se manter atualizado no mercado é apostar no ensino a distância ou em treinamentos online. Além de serem mais acessíveis, você pode fazer nos dias e horários que quiser.

Converse com seu gestor e deixe claro seus objetivos

Não tenha medo de conversar com o seu gestor e pedir ajuda. Ele pode ser o apoio fundamental que você precisa para alcançar a tão sonhada evolução na carreira. Peça dicas, orientações, desafios e criem um caminho saudável para que você possa percorrer e chegar na posição que almeja. Por já ocupar uma posição de liderança, o seu chefe pode ajudar a encontrar os seus pontos fortes e também contribuir com a melhoria dos fracos, tornando você um profissional completo. Ainda, ele pode de avaliar as necessidades da empresa e encontrar um cargo bom para você.

Agora que você já sabe o que fazer para ser promovido no emprego, é hora de se empenhar ainda mais e manter o LinkedIn atualizado! Boa sorte!