Google search engine
InícioMercado de TrabalhoRH: 5 dicas para otimizar processos seletivos

RH: 5 dicas para otimizar processos seletivos

Deixar o candidato confortável durante o bate-papo e realizar buscas ativas estão entre as recomendações para otimizar processos seletivos do Empregos.com.br.

O processo de integração de tecnologias voltadas para o aprimoramento do setor Recursos Humanos vem sendo discutido com afinco. Entretanto, os últimos meses foram responsáveis por uma mudança rápida no segmento, que apesar de apresentar conceitos antigos, tem técnicas que estão se diversificando muito com o passar do tempo. De acordo com a pesquisa Transformação na Gestão de Pessoas, mais de 70% das empresas apresentaram, no mínimo, uma prática que visava a modernização do setor de RH entre abril de 2020 e maio de 2021.

Para Leonardo Casartelli, Diretor de Marketing do site Empregos.com.br, um dos maiores portais de vagas no Brasil, apesar de um bom processo de recrutamento e seleção ter a sua essência, a tecnologia traz novos pontos que os profissionais precisam se atentar, em especial para aqueles que pretendem continuar com seleções online após a pandemia. Uma pesquisa realizada pela Software Advice, apontou que quase 50% das companhias ainda querem contratar profissionais para trabalhar remotamente após a normalização do mercado de trabalho.

“A tecnologia chega como um recurso para deixar mais estratégico o trabalho do RH. Vale dizer que um processo seletivo bem feito é a chave para reduzir o turnover das empresas. Quanto mais criterioso for o recrutamento, mais chances a organização tem de contratar funcionários realmente qualificados para a função e que planejam crescer dentro da empresa”, explica. O executivo ressalta que o recrutador precisa entender o que a organização busca e precisa, tanto em questões técnicas, quanto comportamentais. Desta forma, será possível simplificar e otimizar ao máximo o método como um todo. Pensando nisso, Leonardo separou cinco dicas para otimizar os processos seletivos:

Otimizar processos seletivos: 1. Tenha todos os detalhes da vaga em mãos (e entenda a necessidade do cargo)

Antes de qualquer coisa é essencial que o recrutador tenha todas as informações do cargo em mãos, como por exemplo: experiência esperada, atividades que serão realizadas no dia a dia, salários, benefícios, carga de trabalho, senioridade e necessidade de idioma ou conhecimentos específicos. Essas informações serão cruciais durante a busca pelos candidatos. Ainda dentro desse contexto, também é importante entender a necessidade do cargo, qual é o perfil esperado e quais competências comportamentais esse profissional precisa ter. Para isso, a comunicação entre o setor de recursos humanos e os gestores da vaga deve estar alinhada.

Otimizar processos seletivos: 2. Realize buscas ativas e utilize filtros inteligentes

Além dos currículos tradicionais, que estão caindo em desuso nos dias de hoje, existem sites de recrutamento online que oferecem banco de currículos. Essa estratégia pode ser interessante, principalmente, para cargos mais estratégicos ou com necessidades específicas. Dentro dessas plataformas também é possível criar filtros inteligentes para simplificar e otimizar os processos. Com isso, o recrutador poderá selecionar os candidatos pelo nível de senioridade, data de atualização do currículo, relevância de localidade e outros aspectos que garantam o match com o profissional.

Otimizar processos seletivos: 3. Incorpore tecnologia ao processo de recrutamento

Agregar tecnologia ao processo seletivo é a principal maneira de otimizar as atividades do setor de recursos humanos. Ferramentas com inteligência artificial facilitam desde a divulgação das vagas, triagem dos currículos e fluxo de aprovação dos candidatos, até a comunicação com os selecionados, testes e avaliações, entrevistas online e feedbacks automatizados. Isso proporciona mais agilidade para os recrutadores e torna a função mais estratégica dentro da empresa. “Na Empregos.com.br, por exemplo, utilizamos inteligência artificial para otimizar os resultados de busca e sugerir os candidatos mais aderentes e com maior propensão de se interessar pelas oportunidades”, pontua Leonardo.

Otimizar processos seletivos: 4. Faça o candidato se sentir confortável

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, colocar o candidato sob pressão extrema não é nada estratégico durante uma entrevista de emprego. Ao sofrer uma intimidação desnecessária, alguns profissionais podem se questionar por qual razão iriam querer trabalhar nessa empresa. Inclusive, até mesmo o melhor dos candidatos pode ter dificuldade em se destacar nessas condições. Por isso, faça com que o profissional se sinta confortável durante a entrevista, e isso aumentará as chances dele mostrar suas competências com mais precisão. Quanto mais relaxado o candidato estiver, maior será a probabilidade de você realmente conhecê-lo verdadeiramente.

Otimizar processos seletivos: 5. Faça avaliações de perfil e fit cultural

Uma das últimas etapas de uma seleção pode ser um teste de perfil e fit cultural, para que o recrutador consiga avaliar a aderência daquele candidato com o DNA da empresa. Isso vai mitigar problemas futuros com o processo de integração, que é o primeiro passo após a contratação. De acordo com uma estimativa da OC Tanner, aproximadamente 70% dos funcionários permanecerão na empresa por mais de três anos se tiverem uma integração otimizada. “Quando acontece uma situação de um novo colaborador perceber que não tem fit com a companhia durante a integração, fica evidenciado um erro no processo seletivo. Ou seja, apesar de tecnicamente um candidato parecer ser ideal para uma posição, é importante que ele passe por esse teste de perfil”, finaliza Casartelli.

Otimizar processos seletivos: Sobre a Empregos.com.br

O site Empregos.com.br é um dos maiores portais de vagas de empregos do Brasil. No ar desde 1998, une recrutadores e candidatos em busca de oportunidades em todo o país. Mais de 180 mil empresas utilizam os serviços de seleção do portal, e anunciam milhares de vagas diariamente, além disso, o site conta com um banco de currículos com mais de 18 milhões de pessoas cadastradas e ativas em todos os níveis profissionais.

Leia também – Qual o significado da vitória?

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras