Google search engine
InícioMercado de TrabalhoQual faculdade fazer? 7 dicas para tomar a melhor decisão!

Qual faculdade fazer? 7 dicas para tomar a melhor decisão!

Algumas decisões da nossa vida precisam ser tomadas com muito cuidado, ainda mais quando estamos falando do nosso futuro profissional!

Escolhas que envolvem curso e faculdade são muito difíceis de serem tomadas, principalmente quando há pressão da família, dos amigos e do próprio mercado de trabalho.

Atualmente, no Brasil existem mais de 2 mil Instituições de Ensino Superior (IES) , então já dá pra perceber a quantidade de possibilidades para escolher qual faculdade fazer , não é mesmo?

Se você também está enfrentando essa dúvida sobre qual faculdade deve fazer, continue a leitura e veja dicas valiosas para ajudar você a tomar a melhor decisão . Vamos lá?

Qual faculdade fazer: Defina seu curso

Antes de qualquer coisa, é muito importante já ter em mente qual curso você deseja fazer para que no momento de escolher a faculdade o processo seja mais simples e as pesquisas muito mais direcionadas porque você já tem informações relevantes definidas .

Se ainda existe dúvidas sobre qual curso fazer, uma boa dica é contar com a ajuda de um teste vocacional ou até mesmo conversar com pessoas da área, para que você faça essa escolha de forma mais assertiva e, assim, evite futuros arrependimentos.

Qual faculdade fazer: Faça uma pesquisa de melhores faculdades

Depois de decidir o seu curso, é hora de começar a pesquisar as faculdades que são reconhecidas para a área que você vai seguir.

Existem alguns fatores muito importantes que você deve levar em consideração no momento de pesquisar sobre a faculdade ideal , sendo alguns deles:

• A faculdade oferece o curso que você escolheu cursar?

• Fica localizada próximo da sua casa?

• Qual é a avaliação dela pelo Ministério da Educação (MEC)?

• Em caso de faculdade particular, ela está dentro do seu orçamento?

• Quais são as possibilidades para ingressar nessa faculdade? Devo prestar o Enem ou o próprio vestibular da faculdade?

• Como devo me preparar para entrar nessa faculdade?

Essas são algumas das perguntas que devem ser respondidas durante o processo de pesquisa das melhores faculdades para ingressar . Procure respondê-las, assim a decisão ficará bem mais fácil!

Qual faculdade fazer: Pesquise as tendências do mercado

Digamos que você decidiu cursar Administração de Empresas , sendo assim, faça uma pesquisa de como está o mercado de trabalho para os profissionais da área, quais são as principais funções exercidas pelo administrador e quais são as faculdades mais reconhecidas pelo mercado para essa área de atuação.

Esse exercício é válido para qualquer curso, seja da área de exatas, humanas ou biológicas, e é algo muito importante de levar em conta durante sua busca pela resposta de qual faculdade fazer.

Qual faculdade fazer: Escolha o tipo de formação

Falando um pouco mais sobre a escolha do curso, é importante avaliar os diferentes tipos de formação e avaliar se a faculdade oferece a opção escolhida.

Veja abaixo os três tipos de formação :

• Bacharelado : é a modalidade de ensino mais generalista que forma profissionais capazes de atuar em diversas áreas do mercado. Exemplos: Medicina, Engenharia, Psicologia, entre outras.

• Licenciatura : são cursos com a finalidade de formar professores e gestores para o nível fundamental e médio. Exemplos: Matemática, Física, História etc.

• Tecnólogo : cursos dessa modalidade têm duração menor e formam profissionais técnicos em uma área específica, como é o caso do curso em Recursos Humanos, Gestão Financeira, Marketing, entre outros.

Qual faculdade fazer: Defina a modalidade de ensino

Se a sua vida é muito corrida ou a sua casa fica longe da faculdade, talvez a modalidade de ensino a distância (EAD) seja a ideal para você. Em contrapartida, se você encontrar dificuldades de aprender a distância e preferir estar presente fisicamente nas aulas, com certeza o modelo presencial é o mais indicado.

Existem, também, faculdades que oferecem o ensino híbrido ou semipresencial , em que ocorre uma mescla durante a graduação entre aulas presenciais e a distância.

É muito importante decidir qual modalidade se encaixa nas suas possibilidades e descobrir quais são as faculdades que oferecem esse modelo.

Qual faculdade fazer: Visite as instituições

Uma outra dica de como saber qual faculdade fazer é realizar uma visita às instituições selecionadas e que estejam de acordo com os seus critérios. Dessa forma, é possível tirar todas as dúvidas com alguém que trabalha na faculdade, além de ver de perto as instalações, salas de aula, laboratórios, entre outros.

Qual faculdade fazer: Converse com alunos ou ex-alunos

Uma boa forma de ficar ainda mais por dentro do curso e faculdade escolhidos é conversar com alunos ou ex-alunos, assim você terá uma visão na prática de como são as aulas, a rotina e a qualidade do ensino na percepção desses estudantes.

Além de saber sobre as aulas, confira também quais são as oportunidades de estágio para o curso selecionado e também se a faculdade é reconhecida no mercado.

Agora que você já tem diversas dicas em mãos sobre como descobrir qual faculdade fazer, é hora de ver mais dicas para o momento da escolha profissional.

Leia a matéria completa – Mais chances de emprego: fazer faculdade reduz 50% risco de desemprego, segundo pesquisa.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras