Relação entre liderança e diversidade – Saiba mais

Liderança e diversidade

Relação entre liderança e diversidade, esse é o tema do artigo de hoje escrito por Cris Kerr.

A diversidade é essencial para criar um ambiente corporativo dinâmico e inovador, que contribui para o bom desempenho financeiro da empresa.

Afinal, são os perfis diferenciados que trazem um mix de bagagem cultural, profissional e pessoal, colaborando para soluções inovadoras, pois as pessoas aprendem umas com as outras, somando as habilidades e experiências.

Contudo, apenas diversificar não traz resultados, a inclusão também é fundamental nesse caminho. Como diz a VP de Inclusão Estratégica da Netflix, Vernã Myres, “diversidade é convidar para a festa, inclusão é chamar para dançar”.

Liderança e diversidade: Inclusão das pessoas

E, para que as pessoas se sintam incluídas, elas precisam ter uma liderança que as representem.

Isso porque cabe a liderança criar esse ambiente, seja pelo seu exemplo ou até mediando os conflitos que possam surgir, ajudando o time a reconhecer as vantagens das experiências diferentes que cada pessoa traz e estimulando a troca de ideias.

Para que a “dança” funcione, todas as pessoas precisam respeitar a maneira que a outra pensa e sente.

Liderança e diversidade: Empresa com diversidade

Uma empresa realmente diversa e inclusiva tem uma liderança engajada e alinhada com as políticas e planejamento estratégico de diversidade e inclusão.

São estas pessoas as responsáveis por, não só disseminarem essa cultura internamente, como também por adotar novas medidas e cobrar mudanças.

E é importante que a alta liderança esteja sempre atenta para qualquer desvio de atitude que não converse com os princípios da companhia.

As empresas que oferecem programas consolidados de Diversidade e Inclusão garantem alta satisfação no trabalho, alta inovação e criatividade, alta colaboração e engajamento, e baixo turn over.

Liderança e diversidade: O que conta a pesquisa

Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey com 366 corporações de diversos segmentos no Canadá, América Latina, Reino Unido e Estados Unidos, empresas que incentivam a diversidade de gênero e raça tem retorno financeiro 35% acima da média de sua indústria/segmento.

Outro ganho importante para a empresa é que ela se fortalece e se posiciona contra a discriminação, conquistando o respeito da sociedade, dos seus fornecedores e clientes, principalmente nos dias atuais, em que essas bandeiras são cada vez mais cobradas por parte dos consumidores.

Isso também se torna um importante employer branding para os processos de recrutamento, pois aumenta a quantidade de talentos que almejam trabalhar na sua corporação.

Todas as empresas devem e podem começar hoje a construir um amanhã mais plural. Implementando programas de diversidade e inclusão, treinando a liderança e demais colaboradores e transformando os processos de seleção, é possível caminharmos para uma sociedade mais justa e sustentável no futuro.

Liderança e diversidade: Sobre Cris Kerr

*Cris Kerr é CEO da CKZ Diversidade, consultoria especializada com 13 anos de atuação em Inclusão & Diversidade, professora da Fundação Dom Cabral, Mestra em Sustentabilidade pela FGV e idealizadora do 10º Super Fórum Diversidade & Inclusão, evento que apoia as corporações a construírem ambientes mais diversos e inclusivos, tornando-as mais inovadoras e sustentáveis.

Leia também – Grupo Movile abre inscrições para programa de liderança exclusivo para pessoas negras.

O PraCarreiras e a planilha de vagas

Você sabia que o Pracarreiras tem uma planilha de vagas de emprego de todo o Brasil? Todos os dias, atualizamos essa planilha com novas oportunidades de emprego recebidas diretamente dos recrutadores ou de grupos de vagas de emprego, são vagas exclusivas enviadas. Para acompanhar essa planilha de vagas, basta clicar aqui.

Lá você também consegue acompanhar notícias como essa de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade e o principal como se inscrever nas vagas exclusivas.

1 COMENTÁRIO

  1. […] Janda é conselheira da Women in Leadership in Latin America (WILL), ONG voltada para o empoderamento feminino nas organizações e voluntária no Grupo Mulheres do Brasil e Embaixadora do Mulheres do Varejo. Atua também como diretora financeira da Aristocrata Clube. Em 2019, palestrou na TEDxSão Paulo. Em breve lançará o livro “Mulheres nas Finanças”, pela editora Leader, onde contará sua trajetória e experiências. Leia também – Relação entre liderança e diversidade. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui