Se conhecer é o melhor caminho para saber o momento de desistir de projetos, fazer novas escolhas e mudar o rumo da vida.
As discussões sobre saúde mental têm se tornado cada vez mais frequente em todo o mundo, principalmente após o início da pandemia. Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) mostram que no Brasil a busca por consultas com psicólogos ou psiquiatras aumentou 25% nos últimos 12 meses.
E nas últimas semanas o debate sobra saúde mental ganhou novos contornos quando a ginasta Simone Biles desistiu de disputar a final das Olimpíadas alegando problemas emocionais.
Importância do autoconhecimento: O que conta a psicóloga
A psicóloga Renata Alvarenga, coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras, afirma que a vida nos impõe limites internos e externos e que o autoconhecimento é fundamental para saber a hora de desistir de um projeto.
“A liberdade tem limites e responsabilidades. Conhecer os próprios limites requer um olhar para dentro. O autoconhecimento nos permite entender o nosso modo de funcionamento e como repetimos um comportamento que às vezes nos machuca.
O caminho para conhecer os próprios limites é identificar quais são os padrões de comportamento repetitivos que geram mal-estar e angústia. Quando um projeto nos tira o sono, deixa ansioso, desmotivado e sem energia, são sinais de que a nossa vida está rejeitando o andamento do projeto”, explica Renata.
Para a docente, em uma sociedade que valoriza a performance, o corpo, a beleza, o não envelhecer e o lucro, priorizar a saúde mental é, em alguma medida, negar essas imposições sociais. “A nossa sociedade prioriza o sucesso, estarmos sempre conectados e eficientes.
Importância do autoconhecimento: As mudanças
É preciso quebrar alguns tatus, reavaliar a nossa rotina e repensar a nossa vida. Se comprometer com as nossas escolhas é um processo doloroso de se conhecer, é ir na contramão do que é imposto socialmente. Priorizar a saúde mental é fundamental, é uma atitude de amor-próprio e respeito”, diz.
A psicóloga explica que o corpo apresenta sinais para mostrar que chegou ao limite e é preciso estar atento a eles para evitar um colapso. “Esses sinais são observados nas mudanças comportamentais, na perda de interesse nas atividades prazerosas e em sintomas como insônia e irritabilidade. Quando a pessoa chega em seu limite ela diminui o rendimento e surge então uma exaustão emocional, sensação de esgotamento e de frustração.
A pessoa vai perdendo o prazer na execução do trabalho e vem uma sensação de que tudo é muito complicado, desgastante e que demanda uma energia muito maior do que a pessoa possui. O mais grave é que a pessoa começa a ficar endurecida emocionalmente, que é não se importar com o que o outro está sentindo porque ela está completamente exausta”.
Importância do autoconhecimento: Evitando o cenário
Para evitar esse cenário de esgotamento mental, a profissional da psicologia elenca alguns hábitos que são importantes para cuidar da saúde mental. “O ideal é se conhecer, o autoconhecimento continua sendo fundamental para impor limites. Identificar pequenos prazeres como escutar uma música, orar, meditar. A arte em si tem o poder de nos tirar da rotina. Uma boa companhia, uma conversa libertadora são hábitos importantes.
É preciso perceber que a agitação externa também gera uma agitação interna, por isso desacelerar é fundamental. Perceber quem é você para não se perder nas demandas infinitas dos outros e impor limites quando perceber excessos.
Além de adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, dedicar tempo para as coisas que te dão prazer. A busca de uma vida com ponderação é fundamental, seja no trabalho ou no lazer”.
Na visão da psicóloga, a melhor maneira de encarar os desafios da vida e as descobertas é compreender quem é você nas suas decisões pessoais. “O autoconhecimento é um processo doloroso de reconhecer suas limitações e descobrir suas potencialidades.
E nos ajudar a equilibrar nossa saúde mental e enfrentar as diversas situações da vida seja no luto, nas relações amorosas, no trabalho, em situações que perdemos o controle ou em qualquer circunstância que nos afete. Autoconhecimento é a chave mestre para uma boa saúde mental”, conclui Renata.
Importância do autoconhecimento: Clínicas-escolas
A Faculdade Pitágoras oferece atendimento psicológico à população em suas clínicas-escola. Os serviços são ofertados de forma gratuita ou com preços acessíveis. Nas clínicas, os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática a carreira escolhida, além de cumprir um papel de compromisso social oferecendo atendimento à comunidade local.
As clínicas-escola de psicologia da Pitágoras estão presentes nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Betim, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Poços de Caldas e Uberlândia. No segundo semestre deste ano está prevista a inauguração de mais uma clínica na capital mineira.
Os atendimentos devem ser agendados e os interessados devem entrar em contato pelo telefone da Unidade mais próxima de sua casa. Os contatos de cada Unidade da Faculdade Pitágoras em Minas Gerais podem ser consultados em https://www.pitagoras.com.br.
Importância do autoconhecimento: Sobre a Faculdade Pitágoras
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.
Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton.Para mais informações, acesse: https://www.faculdadepitagoras.com.br e https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/.
Importância do autoconhecimento: Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho.
Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 920 mil estudantes do ensino superior em todo o País.
Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil.
A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.544 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: https://www.kroton.com.br.
Leia também – Como promover um ambiente de trabalho respeitoso e saudável.
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.
Matérias Relacionadas:
Soft Skills podem ser estimuladas ainda na infância
Em tempos de home office: Saiba como liderar e influenciar sua equipe profissional
O segredo da gestão atual é planejar e agir em ciclos curtos
Especialista dá 3 dicas essenciais para exercer a arte de negociar no trabalho
Como dormir bem em tempos de pandemia
Como lidar com as frustrações?
Percepção da própria aparência pode ser afetada pelo uso de filtros em redes sociais
4 dicas de como se desligar do trabalho durante as férias de fim de ano