Google search engine
InícioNotíciasSaúde mental no mundo corporativo: um olhar de empatia e acolhimento

Saúde mental no mundo corporativo: um olhar de empatia e acolhimento

Saúde mental no mundo corporativo: um olhar de empatia e acolhimento, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Fabiana Nomura e Enaide Cristina Ribeiro Miranda.

De acordo com a Fundação Dom Cabral, a pandemia afetou mentalmente 74% dos profissionais brasileiros.

Enquanto a pesquisa realizada pela Rede Brasil do Pacto Global da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que apenas 18% das empresas do País endereçaram o tema da saúde mental. Ou seja, existe um déficit na atenção voltada ao trabalhador, principalmente quando se diz respeito ao bem-estar da mente.

Saúde mental no mundo corporativo: Bem-estar

Home office, dificuldade em controlar horários do trabalho, atenção dividida com a casa e filhos, Whatsapp chamando toda hora, extensa jornada de reuniões on-line, crise econômica e tantos outros problemas atingiram milhares de pessoas ao redor do mundo de uma só vez. A produtividade foi abalada e as pressões aumentaram.

Se já era difícil falar de saúde mental na vida privada, tratar do assunto no ambiente corporativo é praticamente um tabu, mesmo que seja algo que possa acontecer a qualquer momento e com qualquer posição dentro da empresa.

Para identificar uma possível dificuldade que o colaborador esteja passando é necessário que os gestores estejam próximos de suas equipes para enxergar quando um colaborador não estiver bem.

Saúde mental no mundo corporativo: Os sinais

Os sinais aparecem nas entregas, no comportamento e engajamento, que muitas vezes estão acompanhados de alterações de humor, irritabilidade, insônia e falta de motivação perante a vida. Se o gestor consegue fazer esse acompanhamento de perto, ele conseguirá identificar logo no início algum problema em sua equipe. Além disso, com um relacionamento mais próximo e humano, o colaborador se sente confortável em se autoanalisar e tem abertura para pedir ajuda.

De uma maneira em geral, as empresas não estavam acostumadas a fazer uma associação de saúde mental a aspectos como produtividade, lucro, crescimento, engajamento e vários outros que promovem o sucesso ou não de uma organização.

Saúde mental no mundo corporativo: O estudo

De acordo com estudo da Kenoby, 60% das companhias pretendem contratar uma pessoa ou criar um departamento para cuidar do bem-estar mental. É importante ressaltar que uma saúde mental comprometida afeta os relacionamentos, a qualidade de vida, as atividades diárias e até a saúde física. Consequentemente, afeta a capacidade laborativa da pessoa, que vai interferir na produção da organização. Trata-se de um efeito dominó.

O primeiro passo para uma empresa tratar melhor seus colaboradores é se conscientizar sobre todos os aspectos que envolvem a saúde mental. Em seguida, promover um ambiente psicologicamente seguro para que o profissional se sinta totalmente confortável para falar sobre o assunto e para pedir ajuda quando necessário.

Saúde mental no mundo corporativo: No dia a dia

Já no dia a dia, ações como reuniões de 50 minutos que permitam uma pausa para o próximo compromisso, palestras sobre saúde mental, sexta-feira à tarde sem reuniões para o colaborador colocar o trabalho em dia e incentivo a atividade física são algumas das atitudes que ajudam a melhorar a qualidade de vida do colaborador. Lembrando que, um ambiente seguro não se constrói da noite para o dia, mas com ações práticas, contínuas e eficazes, sempre considerando as individualidades de cada pessoa.

Falar e se informar sobre saúde mental é importante em todos os momentos da vida, principalmente em ocasiões difíceis, como a da pandemia. Nessas descobertas, a empresa e o colaborador devem caminhar juntos, com acolhimento, empatia e ética.

Saúde mental no mundo corporativo: Sobre Fabiana e Enaide

Fabiana Nomura, coordenadora de folha e remuneração e Enaide Cristina Ribeiro Miranda, analista, ambas atuam na Engineering, companhia e consultoria global de Tecnologia da Informação especializada em Transformação Digital.

Saúde mental no mundo corporativo: Sobre a Engineering

Companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital com mais de 40 anos de atuação. Com presença na Europa, América do Norte e América Latina, contribui para a modernização do mundo, combinando tecnologias de última geração, infraestruturas tecnológicas organizadas em um único multicloud para ampliar e interpretar novos modelos de negócios.
Os projetos desenvolvidos pela empresa transformam-se numa melhor relação entre custo, agilidade e inovação para os clientes. Com mais de 11 mil profissionais e projetos em mais de mil clientes de grande porte nos mais diversos segmentos de mercados, a experiência do Grupo aprimora-se ainda mais pelo investimento contínuo em Pesquisa e Desenvolvimento, contando com mais de 250 pesquisadores, além de parcerias com os principais centros de pesquisa e universidades do mundo.

– Facebook
– Twitter
– Instagram
– Linkedin
– YouTube
– Telegram.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras